fev 202014
 
david bowie Kansai

David Bowie provando um dos figurinos do Alladin Sane Tour no estúdio de Kansai Yamamoto em Harajuku, Tóquio. Foto de Masayoshi Sukita (1973).

A primeira atividade social e cultural da Associação Brasileira de J-Fashion foi uma visita à exposição sobre a vida e a carreira de DAVID BOWIE no MIS – Museu da Imagem e Som, em São Paulo (fomos na segunda semana da mostra; na 3a feira a entrada é grátis e houve fila de 1h40 de espera, MAS VALE A PENA). Mais do que um cantor de sucesso, David Bowie é um artista multifacetado, cuja única constância é a busca por algo novo. E não importa se você é fã de Bowie ou não. O que torna essa exposição imperdível é o reconhecimento de que ele é um dos artistas mais influentes de nossa era. Particularmente para a moda alternativa japonesa, Bowie é um ícone.

Preocupado com cada detalhe de suas performances, Bowie fez da moda um de seus mais eficientes meios de expressão. Descobrir novos talentos sempre foi uma de suas qualidades, e assim ele se aliou a jovens estilistas e tornou-se porta-voz e porta-corpo de tendências que hoje encontramos facilmente pelas ruas de Tóquio. Assim, não é de se espantar ver na exposição figurinos marcantes e roupas que ele usou em diversas ocasiões assinadas por Kansai Yamamoto e Yohji Yamamoto (não são parentes). Mas acima de tudo o que está vivo no street fashion japonês é o espírito irreverente e irriquieto que ele despertou em Harajuku ainda no início da década de 70. Nessa exposição é fácil ver, por exemplo, como o Visual Kei recebe influência da maquiagem e da aparência andrógina de Bowie, ou o impacto que o filme “Labirinto” têm nos estilos Hime Gyaru e Ouji.

Em 2013 Bowie voltou a lançar um álbum após 10 anos sem gravar e surpreendeu: “The Next Day” foi o álbum mais vendido na Inglaterra no ano passado, ultrapassando artistas como Adele e Katy Perry. Ele pode estar com 67 anos, mas ainda consegue conquistar os velhos fãs e uma multidão de novos fãs. David Bowie permanece atual como sempre.

DAVID BOWIE, A EXPOSIÇÃO (até 20/abril/2014, no MIS-SP)

Mais informações em: http://www.mis-sp.org.br/icox/icox.php?mdl=mis&op=programacao_interna&id_event=1462

VIDEOCLIPS (posts oficiais da EMI Music)
DAVID BOWIE – UNDERGROUND

DAVID BOWIE – AS THE WORLD FALLS DOWN

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)