jul 112017
 

Promovido pela Abrademi e a Associação Cultural Mie Kenjin, com o apoio da Japan Foundation, o Curso de História do Japão vem alcançando muito sucesso em São Paulo. Realizada uma vez por mês, a aula do dia 25 de junho de 2017 reuniu, como sempre, mais de 200 participantes.

Nessa, que foi a quarta aula do curso, os temas foram os Períodos Kamakura e Muromachi, quando o Japão foi governado por samurais.
 
Foi exibido um vídeo de 10 minutos da aula enviada pelo professor Hiroshi Yamamoto da Universidade de Kanazawa, onde ele fala especificamente sobre samurais. Como é uma aula para alunos estrangeiros, ele falou em inglês e foi legendado em português especialmente para esta exibição.
 
No coffee break, foi mostrado um vídeo turístico da província de Mie em português, produzido pela NPO Aidensha, ligada ao governo de Mie. Foi vendido o cookie de chá de Ise da Associação Cultural Mie, foram distribuídos folhetos da Universidade de Tsukuba e foram sorteados 10 livros ilustrados sobre Ninomiya Kinjiro em japonês. No dia, foram recolhidos alimentos não perecíveis para a Casa da Esperança – Kibô-no-Iê, no total de 77 kg, que foram entregues no mesmo dia.
 

Quando os voluntários estavam acabando de retirar as cadeiras para limpar o salão, a cantora japonesa de ópera, Mieko Tsuruzawa, apareceu de surpresa e cantou três músicas (incluindo os hinos nacionais do Japão e do Brasil). Foi uma grata surpresa, que encantou os sortudos voluntários, que ainda concorreram ao sorteio de belas orquídeas oferecidas pelo Orquidário Sorocamirim. Enfim, foi um dia de imersão em cultura japonesa. A próxima aula será no dia 13/8 – Curso de História do Japão – abordando o Período Edo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)