mar 202014
 

O uniforme escolar feminino japonês, conhecido como sailor fuku, foi derivado do uniforme da escola naval européia e está em uso desde o final do século 19. Os trabalhadores também usam seus uniformes e todos se sentem pertencer a um determinado grupo. O programa Begin Japanology produziu um belo documentário sobre o uso de uniformes no Japão. Esse programa pode ser visto semanalmente na TV NHK do mundo inteiro, mas no Brasil só passa de vez em quando.

Para quem lembra de 'Sound of Music' com a Julie Andrews. há a famosa cena com os uniformes das crianças

Para quem lembra de ‘Sound of Music’ com a Julie Andrews, há a famosa cena com os uniformes das crianças

Share Button

  2 Responses to “Uniformes no Japão: Mais do que uma vestimenta prática”

  1. Tai uma coisa que gostaria de perguntar por que a NHK não passa toda grade aqui no Brasil, somos a maior colonia, isto seria preconceito?ou desrespeito? a TV francesa legenda a NHK não. mesmo assim gosto de assistir.

    • A NHK World é uma emissora voltada para atender ao público externo, por isso, sua programação é toda em inglês. No caso específico do Brasil (ninguém me disse isso, mas), creio que a direção da NHK acredita que a programação só é vista por imigrantes japoneses, ou seja, que têm pleno domínio do idioma. Assim, quando exibem esses documentários em inglês, eles acham que precisam legendar em japonês, e esse trabalho é oneroso e demorado. Daí fazem um mix de programas transmitidos em japonês (como sumô e novelas) com alguns legendados em japonês. Seria bom que o público se manifestasse quanto a isso, para que a emissora soubesse que há um grande público que não domina o idioma japonês, mas querem saber sobre o Japão.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)