Palestras e cursos

 

O site Cultura Japonesa oferece cursos de curta duração, palestras e workshops sobre diversos temas para escolas e empresas. Para maiores informações, envie-nos uma mensagem por e-mail que responderemos em seguida.

Cursos

“Introdução à História do Japão” (cultural)

Uma cultura é fundamentalmente o resultado da evolução histórica de um povo. Este curso, dividido em em 4 módulos, resume dois mil anos de acontecimentos e explica fatores que resultaram na moderna civilização japonesa. É básico para a compreensão da identidade e da cultura do país.

Palestras

“A Filosofia do Samurai na Administração” (gerencial empresarial / cultural)

Em tempos de crise e condições desfavoráveis, a falência e dissolução do feudo Matsushiro parecia inevitável. Mas um samurai promoveu uma revolução, reestruturou o feudo e trouxe prosperidade para uma região empobrecida. Estudo de um caso real relatado no livro “Higurashi Suzuri”, leitura obrigatória do empresariado no Japão, é uma palestra para inspirar e motivar novas lideranças com antiga sabedoria.

“Descubra e Potencialize seu Ki” (gerencial empresarial / esportivo)

Existe em cada pessoa uma força interior que permanece latente a maior parte da vida, mas quando ativada transforma o indivíduo e influencia todos a seu redor. Praticantes de artes marciais a chamam de ki e demonstram a sua existência. Palestra motivacional com impacto físico.

oficina kiai“Kiai: a Terapia do Grito” (esportivo / auto-ajuda)

Uma coisa é um grito descontrolado, desesperado. Outra é o kiai. Em esportes e artes marciais, os japoneses usam o grito controlado como forma de comunicação e de concentração. O uso correto do grito leva ao auto-controle, “desestressa”, faz uma pessoa tímida ter desembaraço em público, alimenta o espírito de equipe e inspira liderança. Exercícios para respirar corretamente, postura e concentração fazem parte dessa oficina motivacional barulhenta. Indicado para grupos de crianças e adolescentes.

“Zazen, o Caminho do Vazio” (cultural / auto-ajuda)

O Zazen, ou “zen sentado”, é uma prática criada por monges budistas que leva o corpo ao total relaxamento na posição sentada. É uma não-meditação em grupo feita para esvaziar a mente e clarear o espírito, objetivando equilíbrio e iluminação. Palestra introdutória com uma sessão prática de zazen. Crianças acima de 5 anos e idosos podem participar.

“Gueixa, a Musa do Mundo Flutuante” (cultural)

Desde que o ocidente redescobriu o Japão a partir da metade do século XIX, a figura e o papel da gueixa vem sendo entre estrangeiros um tema de difícil ou de equivocada compreensão. O que são as gueixas, como elas surgiram, como elas trabalham, como vivem, o que representam e como são vistas na sociedade japonesa são alguns dos tópicos abordados numa palestra que expõe diferenças de conceitos sobre sexualidade entre ocidente e oriente.

“Princípios Básicos do Xintoísmo” (cultural)

Shinto, o “caminho dos deuses”, é a religião nativa do Japão. De acordo dados oficiais, possui cerca de 2,5 milhões de adeptos, mas por estar intrínsecamente ligada à cultura popular do país, seus principais ritos e crenças são praticados por todos os japoneses. O que é o xintoísmo, e como ele é parte do folclore e da identidade japonesa, é o assunto desta palestra.

“Princípios Básicos do Budismo” (cultural)

Religião originária da Índia, o budismo baseia-se nos ensinamentos de Sidarta Gautama, sábio que viveu no séc. VI a.C. e que foi chamado de Buda, “o iluminado”. Ao ser introduzido no Japão no séc. VI d.C., o budismo rapidamente tornou-se a religião da aristocracia e desde então influencia a arte, a literatura e o comportamento no Japão. Palestra sobre o que é o budismo, como ele influenciou a cultura japonesa, e como foi influenciado por essa mesma cultura.

Workshops

“Origami” (níveis básico e intermediário)oficina origami

Mais do que um passatempo, o origami (técnicas de dobraduras em papel) também pode ser aplicado como terapia ocupacional ou ser usado de forma sofisticada, no artesanato de bijuterias e peças decorativas. Recomendado para todas as idades.

“Kirigami” (níveis básico e intermediário)

Técnica de produção de cartões e convites altamente personalizados, com efeito tridimensional criado a partir de cortes e dobraduras no papel. Requer manuseio de estiletes e cortadores de precisão. Recomendado para maiores de 14 anos.

“Shodo, a Arte da Caligrafia Japonesa” (nível básico)

Uma introdução à arte da bela-escrita tradicional japonesa, com uso de tinta aguada e pincel. Crianças acima de 10 anos podem participar.

“Kanji com Shodo” (nível iniciante)oficina kanji

Os kanjis são representações de elementos da natureza em formas de ideogramas, que formam o idioma japonês. Nesse oficina prática, os participantes entenderão o significado de alguns kanjis e aprenderão sobre a lógica de sua construção. Além disso, treinarão a escrita Shodo (a pincel) e conseguirão ver que a maneira de escrever muda totalmente o resultado.

“Mangá” (níveis básico e intermediário)

Extremamente popular entre jovens no mundo inteiro, o estilo de desenho dos quadrinhos japoneses, de personagens de olhos grandes e cabelos pontudos, é ensinado em dois níveis de complexidade em diferentes workshops. Adequado para crianças a partir de 10 anos.

“Haiku, a Poesia Curtíssima Japonesa” (nível básico)

O haiku ou haikai, a poesia curta de 17 sílabas e 3 versos japonesa está de tal maneira integrada aos modos dos japoneses que, nas palavras do poeta Goehei Kogure, “é mais que uma arte; é quase uma necessidade espiritual”. Praticado na vida cotidiana como uma forma de meditação, de contemplação das coisas da vida e da natureza, o haiku internacionalizou-se e tem praticantes em diversos idiomas. Workshop em japonês e/ou português. Recomendado para maiores de 14 anos.

“Sushi” (níveis básico e intermediário)

Baseado em ingredientes frescos, o sushi é sinônimo dos pratos mais requintados da culinária japonesa. Seja fazendo ou comendo o sushi, é preciso conhecer alguns segredos para se distinguir e apreciar um sushi de qualidade. Organizado por renomados sushichefs de São Paulo, este é um workshop com níveis diferenciados de complexidade. Donas de casa, gourmets, sushimen iniciantes e profissionais podem participar.

“Obentô” Culinária Japonesaoficina obento

Bentô é uma refeição completa acondicionada numa caixa para ser facilmente transportada. Nas estações de trem, passageiros compram os bentôs para apreciar durante a viagem. Cada estação de trem oferece um bentô típico como os ingredientes da época e da região, nenhum é igual ao outro. Quando preparados em casa pelas mães para seus filhos levarem para a escola, elas tomam o cuidado de escupirem rostos de animais e personagens de mangá, para que eles sintam alegria ao abrirem a caixa de bentô. Na oficina, os participantes aprenderão como cada ingrediente foi escolhido, preparado, cortado e disposto para ser uma refeição completa. Além disso, será ensinada a técnica de preparo do arroz “gohan”, tempero à base de vinagre, cozimento dos legumes e decorações, etc.

oficina taiko“Taiko” (nível básico)

Mais do que performance musical, a percussão tradicional japonesa é praticada como uma atividade sagrada, em honra aos deuses, por isso exige aptidão musical, força, postura e disciplina. Mas há também o lado divertido de se tocar e dançar com tambores. Esta é uma experiência única, que este workshop pode proporcionar. Crianças a partir de 5 anos podem participar.