Yakubarai (cerimônia para afastar o sofrimento)

 

Yaku significa “calamidade” e doshi anos, ou seja “anos críticos”.

Costuma-se, segundo o budismo, comparar alguns períodos da vida com os nós de um bambu. Aquele nó duro e marcado é necessário para continuidade do bambu, assim como representa uma etapa da vida do ser humano. Chamados de yakudoshi, a idade em que se concentram os males, segundo yin/yang chinês, no homem é representado pela idade 25, 42, e 60 anos, e nas mulheres de 19 a 33 anos. É sobretudo a idade da maturidade e da transformação.

No budismo se realiza a cerimônia do yakubarai, para afastar o sofrimento. A cerimônia pode ser individual ou coletiva (junto com outras cerimônias no Kannon Hõyo), é realizada pela primeira vez no ano do aniversário anterior (24, 41 e 59 anos no caso dos homens e 18 e 32 no caso das mulheres), de preferência nos primeiros meses do ano, e depois no ano seguinte, como agradecimento pelo encerramento do período crítico.

Não há nenhuma regra estabelecida, mas é comum realizar a primeira cerimônia apenas com a presença de familiares mais próximos, e a segunda com familiares e amigos, seguida de uma festa.

De acordo com tal tradição, acredita-se ser de bom agouro que os homens de 25, 42 e 60 anos, e as mulheres de 19 e 33 anos, visitem os templos e realizem cerimônias para pedir proteção e comemorem o aniversário com uma festa especial. Não se sabe ao certo como tal tradição surgiu e embora muitos achem tal costume uma mera superstição, muitos outros continuam observando essa prática.
No Havaí e no Brasil alguns descendentes de japoneses mantêm o costume do YAKUDOSHI com uma pequena diferença: a cerimônia e a festa são realizadas pelos homens nos aniversários de 24 e de 41 anos, e pelas mulheres nos aniversários de 18 e de 32 anos. De acordo com depoimentos de imigrantes antigos, no xintoísmo anterior à Segunda Guerra Mundial os meses da gestação no ventre da mãe deviam ser contados no tempo de vida de uma pessoa, e não só o tempo a partir da data do nascimento. No caso dos homens que completam 60 anos, a cerimônia recebe o nome de Kanreki Iwai.

autora: Cristiane A. Sato

AO USAR INFORMAÇÕES DESTE SITE, NÃO DEIXE DE MENCIONAR A FONTE www.culturajaponesa.com.br
LEMBRE-SE: AS INFORMAÇÕES SÃO GRATUÍTAS, MAS ISTO NÃO LHE DÁ DIREITO DE SE APROPRIAR DELAS.
CITANDO A FONTE, VOCÊ ESTARÁ COLABORANDO PARA QUE MAIS E MELHORES INFORMAÇÕES SOBRE DIVERSOS ASSUNTOS SEJAM DISPONIBILIZADOS EM PORTUGUÊS.M DISPONIBILIZADOS EM PORTUGUÊS.