Consultores

 

Equipe de consultores do site Cultura Japonesa

Akira Saito – faixa Preta 5º Dan (IKGA – International Karate-do Goju-kai Association), filiado à JKF(Japan Karate-do Federation), CBK(Confederação Brasileira de Karate) e FPK(Federação Paulista de Karate). 6º Dan de Kenshibudo estilo Shoko-ryu. Pratica kendo, iaido, bojutsu e shodo.
Representante oficial da Associação Shizuoka Goju-Kan(criada pelo mestre Konomoto Takashi) no Brasil(matriz na província de Shizuoka, cidade de Sagara), e é técnico da seleção brasileira.

Atushi Yamauchi – Engenheiro, tradutor público juramentado, foi presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa.

Cristiane A. Sato – Formada em Direito pela Universidade de São Paulo, publica artigos sobre cultura popular e história japonesa em jornais e revistas desde 1993. Autora do livro “Japop – O Poder da Cultura Pop Japonesa” (2007), atualmente prepara um livro sobre moda japonesa. Ministrou palestras em eventos no Centro Cultural Itaú, Sesi, Sesc, USP, Fundação Japão, Embaixada e Consulado Geral do Japão, entre outros. Presidente da Abrademi – Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações.

Francisco Handa – doutor em história pela UNESP, desenvolve pesquisa sobre cultura tradicional japonesa. É monge da escola Soto Zenshu.

Francisco Noriyuki Sato – Formado em Jornalismo e em Publicidade pela Universidade de São Paulo, foi assessor de relações públicas da Jetro, órgão do governo japonês na área de comércio exterior e foi assessor de comunicação da Cooperativa Agrícola de Cotia. Diretor da ACAL – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade, que promove festivais de rua, como o Tanabata Matsuri. Autor do álbum “A Filosofia do Samurai na Administração Japonesa”, e dos livros “História do Japão em Mangá” e “Banzai – A História da Imigração Japonesa”.

Lumi Toyoda – Economista, Consultora de empresas, é especializada em curso, treinamento, conferência e palestra sobre cultura e etiqueta social japonesa, sobre negócios com o Japão, e sobre educação comportamental. Atende a entidades e empresas como Citibank, General Motors, Tintas Renner, Nec, FujiFilm, BASF, Petroplus STP, Rotary Clubs, Senac, Sesc, Senai, Sesi, Alliance Française, Universidade Mackenzie, Hotel Renaissance, Hotel Blue Tree, Restaurante Shintori, etc.

Nampo Kurachi – Mestre em Shodô. No passado dirigiu a banda Aozora, que se apresentava em eventos culturais e sociais em São Paulo.

Naomi Uezu – Formada em Artes Plásticas, estudou no Japão e aperfeiçoou a técnica de Kirigami. Trabalha em estúdio próprio e ministra o curso de Kirigami da Aliança Cultural Brasil Japão.

Sônia Maria Bibe Luyten – Mestre e Doutora pela Escola e Comunicações e Artes da USP. Foi professora da disciplina História em Quadrinhos da ECA/USP de 1972 a 1984. foi professora convidada de estudos estrangeiros das universidades de Osaka e Tokyo, Universidade Real de Utrech (Holanda) e Universidade de Poitiers (França). É autora dos livros “O que é História em Quadrinhos”, “História em Quadrinhos – leitura crítica”, e “Mangá – O poder dos quadrinhos Japoneses”. Ganhadora de vários prêmios como Romano Calise, em Lucca, Itália, HQ Mix e Mangácon. Atualmente faz parte do corpo docente da Universidade Católica de Santos.

Toshio Watanabe – Diretor do Nippon Country Club, diretor da UPK – União Paulista de Karaokê e vice-presidente da UNICIN – União Internacional de Clubes e Instituições Nikkeis.