Soichiro Honda

 

Uma vida dedicada à velocidade

A carreira de Soichiro Honda na indústria automobilística começou aos 16 anos, numa oficina em Tóquio. Sua paixão por motores e novidades levou-o às corridas automobilísticas em 1930. Quando ele acabava de conquistar um novo recorde de velocidade, sua carreira foi interrompida por um violento acidente no All Japan Speed Rally (1936), mas seu espírito não se abalou.

Em 1937, Soichiro Honda fundou uma pequena fábrica de anéis de segmento. Nove anos depois, em 1946, ele usou o capital da venda da fábrica para fundar um instituto de desenvolvimento técnico, que se transformaria na Honda Motor Company.

A Honda começou produzindo motocicletas a partir de instalação de motores em bicicletas. Havia muitas outras fábricas competindo no mesmo segmento. Para superar seus concorrentes, Honda desenvolveu um motor mais potente e mais leve, dando o primeiro passo para alcançar a liderança na indústria de duas rodas.

Em 1954, Soichiro Honda anunciava uma meta que seus engenheiros consideraram absurda: vencer o principal campeonato de motociclismo do mundo, na Ilha de Man. Em sete anos, este sonho se tornava realidade.

Em 1956, Honda divulgou a filosofia que nortearia a companhia a partir de então: “mantendo uma visão internacional, dedicamo-nos a abastecer o mercado com produtos de alta eficiência a preços razoáveis, que satisfaçam os consumidores em qualquer parte do mundo”.

Quando desta declaração, que aconteceu décadas antes do termo “satisfação do consumidor” se transformar num clichê industrial, a Honda vendia seus produtos apenas no Japão. A companhia fez jus à filosofia transformando-se na maior vendedora de motocicletas em todo o mundo, em menos de oito anos.

Apesar da pressão exercida pelo governo e concorrentes quando a Honda entrou na indústria automobilística, em 1963, um ano depois do início da produção, Soichiro Honda surpreendia novamente seus engenheiros anunciando que participariam da Fórmula 1. trabalhando lado a lado com sua equipe, Honda venceu sua primeira corrida em apenas dois anos.

Os Primeiros Passos no Mercado Internacional

Apoiada na visão internacional de seu fundador, a Honda chegou ao mercado norte-americano em 1959, revolucionando a indústria local e levando a motocicleta a níveis de popularidade sem precedentes.

Em 1970, venderia seu primeiro carro: o N 600. Mas foi o desenvolvimento do motor CVCC e do automóvel Civic, no qual ele foi utilizado que levou a empresa a se consolidar definitivamente nos Estados Unidos. Ela seria a primeira montadora japonesa a se instalar no país, primeiro com a fábrica de motocicletas em Ohio e, em 1982, com carros.

Honda no Brasil

Em julho de 1974, Soichiro Honda visitou o Brasil, acompanhado por sua esposa, Sachi Honda, onde sua empresa iniciava a importação de motocicletas.

Honda conheceu algumas das principais cidades do Brasil, como São Paulo – onde estava instalada a empresa, no bairro da Pompéia, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu.

Soichiro Honda escreveu um livro chamado “Honda by Honda”, editado em vários idiomas, inclusive português. Nessa autobiografia, ele fala de sua paixão por motores, e de como construiu a Honda Motor Co..

Em reconhecimento ao seu espírito inovador, em 1989, Honda, que se afastou da direção em 1973, passou a integrar o Hall of Fame do setor automotivo, entidade sem fins lucrativos criada para honrar e preservar as realizações dos pioneiros do mundo automotivo. Ele é o único japonês a integrar o grupo, ao lado de nomes como Henry Ford, Walter Chrysler, Thomas Edison e outros. Soichiro Honda faleceu em 1991.