fev 012013
 

Antes de viajar para o Japão, é bom verificar o que você pode levar para lá, já que cada país adota um procedimento diferente. Como em todos os aeroportos e portos internacionais, você deverá preencher um formulário de declaração sobre seus pertences. Esse formulário você recebe no avião, no navio ou na própria alfândega japonesa. Se preencher todos os itens declarando que não está levando nada proibido ou restrito, o funcionário da alfândega irá confirmar esses dados com você e será liberado. Saiba que qualquer objeto que supere os 300 mil ienes (aprox. 3.800 dólares) deve ser declarado e será taxado como importação.

Roupas pessoais e equipamentos (máquina fotográfica, notebook, etc.) que serão usados durante sua permanência no Japão estão isentos de imposto, mas a quantidade tem que ser compatível com o tempo de sua permanência.

O que é totalmente proibido:

  • 1 – Drogas
  • 2 – Armas de fogo, munições e peças de armas
  • 3 – Explosivos
  • 4 – Materiais para armas químicas (spray com gás é proibido)
  • 5 – Imitação de moedas e notas, e títulos bancários, de seguros e cartões de crédito falsificados.
  • 6 – Livros, desenhos, telas e fotos que atentem a segurança ou a moral (obscena ou imoral)
  • 7 – Pornografia infantil
  • 8 – Artigos que infringem a propriedade intelectual (CDs e DVDs piratas)
  • 9 – Plantas e animais. Por temerem a transmissão de doenças, plantas e animais precisam obter uma autorização específica. Por isso, não leve sementes para o Japão.

Produtos com restrições na quantidade. Cada passageiro pode levar o máximo de:

3 garrafas de bebida de 760 ml, 100 charutos, 400 cigarros (20 maços de 20), 500 g de fumo e 2 frascos de perfume. Obs. A soma de todos os tipos de tabaco não pode passar de 500 g, e para os residentes japoneses que estão retornando de viagem, o limite de tabaco é a metade do estrangeiro. Não há restrições claras quanto às roupas e objetos de vestuário, mas deve-se considerar uma quantidade apropriada para a sua viagem, evitando levar vários objetos idênticos, o que pode caracterizar comércio.

A Nippon Express, a maior transportadora japonesa, orienta seus clientes para retornarem ao Japão evitando trazer mais de 10 kg de café, 1 kg de cogumelo do sol Agaricus e 24 vidrinhos de própolis.

Os excessos na bagagem são taxados da seguinte maneira: Whisky e brandy = 375 ienes por garrafa de 750 ml, rum, gin, tafia, vodka, etc. = 300 ienes por garrafa de 750 ml, licor e cordial = 225 ienes, cerveja = 150 ienes, e cigarros = 11 mil ienes por 1.000 cigarros.

Publicamos aqui uma interpretação resumida. As informações devem ser conferidas com o agente de viagens e no site em inglês: http://www.customs.go.jp/english/summary/passenger.htm

Share Button

  115 Responses to “O que é permitido levar numa viagem para o Japão?”

  1. Ola, gostaria de saber se em uma viagem do brasil para o japão eu poderia levar “terra” (isso mesmo terra). Estou pensando em morar e soube que a terra de la é ruin para plantio. Poderia tirar minha duvida?

    • Olá, não consta que seja proibido levar terra em sua viagem, mas fica muito caro levar em grande quantidade. A terra lá não é ruim, pelo contrário, tem boa produtividade. Claro, isso depende da região e onde o solo está desgastado ou não. Em todo o caso, é melhor consultar o consulado ou a embaixada, pois o ministério da agricultura pode ter alguma objeção. É que eles tomam muito cuidado com a transmissão de doenças, por exemplo, proibindo a entrada de sementes.

  2. Gostaria de levar um pacotes de castanhas na bagagem sera que posso?

  3. Posso levar sementes de chia e linhaça?

  4. Boa tarde! Salame e mortadela, pode levar na bagagem??

  5. Ola gostaria de saber se posso levar produtos de progressiva pro japao?

  6. Embutidos tipo salame, linguiça calabresa pode levar na bagagem despachada?

  7. Salame queijo e mortadela pode levar na mala?

  8. Posso levar salame bacon e mortadela, pode levar óleo de cozinha na bagagem ? Que alimentos não perecível é permitido levar ?

    • Salame, bacon e mortadela não pode levar. Óleo de cozinha tem no Japão e não vale a pena levar.Chocolate e bombons ok, panetone ok e pão de queijo em pó, ok.

  9. Posso levar massa de milho e de arroz e cuzcuzeiro ?

  10. Posso levar e usar um DRONE para fotos e vídeos?

    • Poder pode, mas no Japão o uso do drone ficou bastante limitado sendo seu uso proibido em vários locais. Leve NF de compra para não ter problema no retorno no Brasil.

  11. Olá, posso levar frutas (manga e abacate)?

  12. As frutas no Japão são caríssimas e eu consumo muito durante as viagens, por conta das fibras. Que opções tenho? E granola e sementes de chia e linhaça, posso levar?

    • Granola tem no Japão e o preço é semelhante. Sementes se forem cruas não. Frutas frescas também não. Frutas secas, como ameixas ou uva passa, ok.

  13. ola! posso levar pirarucu?

  14. Posso levar cigarros pro Japão tendo 19 anos sendo que a maioridade lá é 20 ?

  15. Olá, gostaria de saber se posso levar na bagagem despachada: latas de feijoada, palmito etc.
    Obrigada

  16. posso levar desodorante aerosol na bagagem ? e remédios ?qual a quantidade do mesmo remédio ?

    • Aerosol (creme de barba ou desodorante) pode, mas deve observar o tamanho máximo permitido pela companhia aérea. Deve também verificar com a companhia aérea se deve ir na bagagem despachada.
      Remédios: pode levar, mas sempre junto com a receita recente em inglês. A quantidade permitida é o que você vai consumir no período que estiver lá. Não leve acima do necessário.

  17. Posso levar inhame e acarajé frito? Se puder, como posso levá-los?

  18. Gostaria de saber se posso levar farinha de mandioca e farinha de tapioca para o Japão??

  19. Olá…uso medicamentos controlados para dormir..

    Será que posso levar?

  20. Muito obrigada!!

  21. Olá, sou esteticista e gostaria de saber se posso levar meus produtos daqui. E produtos de alisamento capilar? E agulhas de micropigmentação e dermaroller?

  22. Posso levar cigarro de palha na mala despachada?

  23. Olá posso levar leite de coco e canjica?

  24. Ola! Sabe dizer se tudo bem levar medicamento fitoterapico?

  25. Olá, queria saber se posso levar suplementos vitamínicos (aqueles que não precisam de receita médica para serem comprados). Se sim, em que quantidade (estadia de aproximadamente 1 ano). Ouvi falar de um caso de uma moça que foi impedida de entrar no Japão permanentemente porque levava consigo grande quantidade de remédios para tratamento de depressão (mas acho que eram remédios de prescrição médica, então o exemplo não me serve, acredito).

    • Em princípio, vitaminas podem entrar, porém, como no seu caso a quantidade será grande, é bom verificar o que é possível adquirir no Japão. Leve sempre uma receita médica (mesmo que a vitamina não exija) para justificar a necessidade do que está levando do Brasil. As vitaminas podem ser adquiridas livremente em drogarias no Japão, são menores no tamanho e nem sempre custam mais que no Brasil.

  26. Boa tarde!
    Sabe me dizer qual a quantidade máxima de Ienes permitida para entrada no Japão?
    Posso levar chocolate (tipo Bis, barra)?

    • Por lei, a quantidade máxima que pode ser levada em ienes é sempre calculada com base em dólares. Assim, cada passageiro adulto pode levar até o equivalente a 10 mil dólares sem declarar. Acima disso tem que ser declarado naquele formulário que distribuem dentro do avião. Se omitir a informação e encontrarem o dinheiro você poderá ser detida.

  27. Boa noite
    Gostaria de saber, posso levar narguilé na mala despachada ?

  28. Olá,
    Posso levar 2kg de pó de café, 2kg de limão, Achocolatado em pó, 2kg de polvilho para pão de queijo, pé de moleque, queijo meia cura embalado a vácuo, pomada e comprimidos de remédio para dor de cabeça que não exigem receituário médico?

  29. boa tarde!
    Vou levar umas coisas como: notebook, video-game, Joysticks para os video game.
    Não são muitas coisas desse tipo , sei que dá para levar, mas a minha duvida é a seguinte, precisa ter nota fiscal? ou não tem problema em não ter?

    • A preocupação não é na hora de entrar no Japão. É na hora de voltar e passar na alfândega brasileira. A nota-fiscal serve para provar que você não comprou os equipamentos no Japão e está trazendo, o que caracteriza importação e tem que pagar imposto de importação. No site da Receita Federal há informações sobre o que pode ser considerado itens de uso pessoal, e que não requer nota-fiscal. O que não estiver na lista de itens de uso pessoal corre o risco de ser tributado.

  30. Oi,você pode me informar em caso de mudança para o Japão,há uma quantidade mínima de bagagem? Posso levar itens daqui.. enlatados, leite de Coco, açaí da fábrica,dendê, essas coisas,nada fresco? É qual a quantidade mínima de tudo? Desde já muito obrigada.

    • Se não tiver nada fresco é possível levar, mas há limitação de quantidade para quem viaja. No caso de mudança deve-se consultar o consulado de sua região. Veja também o limite da companhia aérea internacional e nacional, se for voar dentro do Japão ou do Brasil. Geralmente, os limites de peso são menores em vôos internos. Se for pagar excesso de bagagem é melhor adquirir esses produtos lá, mesmo que sejam caros.

  31. Meus pais me pediram para levar bacalhau pode???
    Irei colocar em embalagem a vácuo.

  32. Olá
    Em viagem ao Japão , gostaria de trazer uns presentes , então quero saber até quanto de tende posso gastar ?

    Desde já agradeço

  33. Posso levar pinhão?

  34. Pode levar folha seca? Folha de guaco?

  35. Olá. estou pensando em levar meu computador(cpu). é proibido ? pois valor dele passa dos 5000 reais.

  36. Boa tarde, estou indo para morar com visto de longa permanencia, sou analista de sistemas e trabalho com impressao 3D.. gostaria de saber se posso levar minha impressora e pecas de reposicao que possuo.. alem de computador.. Muito obrigado pela ajuda.

    • Para levar não terá problemas, se não estiver levando vários iguais, o que poderá caracterizar comércio. Mas se for trazer de volta um dia, é bom levar notas fiscais de aquisição para não ter problemas na alfândega brasileira.

  37. Boa noite, Cultura Japonesa.
    Obrigada pelas informações compartilhadas.
    Estou voltando para o Japão com meu pai, ele é japonês e eu sou Nissei. Ele veio do Japão com 7 anos de idade, hoje ele tem 68 anos e está voltando pela primeira vez. Ele fuma tabaco e está em dúvida se pode levar tranquilo os 500g já que pretende ficar para morar e não para turistar. O que vocês me dizem?

    Além do tabaco, podemos levar polpa de açaí e camarão do norte congelados em uma cuba?
    E embutido como carne charqueada?

    • Desejamos uma boa viagem para vocês. Até 500 g de tabaco é permitido, mas ele não deve portar mais nenhum cigarro além desses 500 g. Polpa de açaí pode, em princípio, mas qualquer coisa congelada pode trazer problemas durante a viagem. Consulte sua companhia aérea sobre isso. É possível encontrar açaí no Japão, pode ser caro, então, veja se vale mesmo a pena levar. Camarão e carne charqueada não pode levar, por questão sanitária.

  38. Bom dia posso levar salgadinhos, bolachas e sardinhas enlatadas, ……
    Na mala despachada posso levar meus cremes de corpo?

    • Na mala despachada pode sim levar seus cremes. Salgadinhos e bolachas ok, se for numa quantidade razoável para consumo no período da viagem. Sardinhas enlatadas (イワシの缶詰) acho que tem no Japão, produção local, não sei o sabor, mas não sei se vale a pena levar. Pode enroscar na hora de passar pelo raio X.

  39. Posso enviar remédios sem caixas par diminuir volume e peso ? Como devo embrulhar evitando problemas no Japão?
    Posso enviar lata de manteiga aviação e como embrulho? Obrigada

    • Melhor levar dentro da caixa original, porque se resolverem verificar o conteúdo da mala, vai demorar muito para saberem o conteúdo, se é remédio ou droga. Se for genérico, opte pelas embalagens menores. Vitaminas em geral têm no Japão, não precisa levar daqui. Manteiga é um problema. Não sei informar, mas tentaria. Se não for permitido, fica retido, mas é só isso.

  40. Olá boa noite!!
    Gostaria de saber se poder alguns pacotes de leite em pó, café e feijão, pois estámos indo a trabalho (eu, meu marido e minha filha) e tenho uma criança pequena é como as coisas no mercado brasileiro no Japão são um pouco caras gostaria de levar algumas coisas pra não ter que comprar de cara e sem conhecer as coisas direto.
    E como seriam pra enviar em caixas ou sacolas?

    Desde já muito obrigada

    • Leite em pó e café pode levar, mas feijão em grão, não. A explicação é que pode ser plantado e pode levar doenças de plantas que não existem lá. Se for levar feijão, leve os cozidos a vapor da Vaqpza ou da Quero. São mais caros, mas deve ser mais barato do que comprar lá. Você tem direito aos quilos de bagagem conforme as normas de cada empresa. Pagar por excesso de bagagem é ruim, sai muito caro. A dica é pesar as malas antes. Você pode levar uma caixa no lugar da mala, a regra é a mesma.

  41. boa noite
    sera que poderia levar cosmetico na viagem chocolate de omiague

  42. Boa noite, estou indo para o japão gostaria de saber se posso levar um jogo de panelas na mala despachada?

    • Pode levar sim o jogo de panelas na mala despachada. Verifique quanto ao volume e peso de sua bagagem. As companhias aéreas diminuiram o limite que cada um pode levar.

  43. Não pode levar feijão pra cozinhar lá? ;'(

  44. Posso levar na bagagem despachada 2 litros de pinga velho barreiro ?

  45. Minha amiga levou salame na mala, nao pegaram nada ela estava cm um bebe de colo, sera q eu consigo levar sem ser pega tbm?

  46. Óleo de coco pode ser levado?

  47. Olá posso mandar goma de tapioca pelo correio sedex para o Japão?, Posso mandar tucumã, e cupuaçu também?

  48. Oi, será que eu posso levar esmalte e tinta pra cabelo

  49. Olá posso levar enlatados? Como por ex milho,sardinha, molho de tomate em lata??
    Q

  50. Olá gostaria de saber se posso levar shampoo e pasta de dente? Tenho uma parente que está pedindo e gostaria de tirar essa dúvida obrigada

  51. Posso despachar pelo correio desodorante aerosol, miojo e bis de chocolate?

    • Miojo e bis pode ir na mala de mão ou na despachada, agora o desodorante precisa ir na mala despachada. Miojo? Melhor comprar lá!

  52. Boa noite, gostaria de saber se posso levar anticoncepcional em grande quantidade sem receita, pq tomo há anos e não preciso de receita para compra-los. E se posso levar óleo de Copaíba e Andiroba?

    • Copaíba e andiroba, se forem em forma de óleo não deverão ter problemas. Anticoncepcional, dependendo da quantidade, poderão achar que é para revender e aí poderá ser barrado.

  53. Olá.
    Gostaria de saber se posso e qto posso levar de cremes, andei comprando pois meu marido já está lá e tem a pele muito seca e o valor deles aqui é BEM mais em conta do que os japoneses.
    E anticoncepcional, existe um limite sem receita?

  54. Posso levar anticoncecional?? Vou ficar lá durante 5 anos e gostarias de saber se posso levar pra pelo menos um ano e se posso receber esses médicamentos por correio (tipo pedir minha mãe pra comprar e me mandar )

  55. Olá, posso levar café torrado em grãos? Quantos kilos é permitido (caso positivo)?

    • Café torrado pode, em princípio. A quantidade de 2 kg parece razoável, mas aqui o problema é o cão policial captar o cheiro e ter que abrir as malas. Podem achar que é para o comércio e nesse caso exigirão documento de exportação. Mas 2 kg parece viável.

  56. Onde vejo quais alimentos posso trazer?

  57. Olá, td bem? posso levar farinha de trigo, açúcar, sal, bolachas recheadas, azeite? Estou indo a trabalho e devido a pandemia disseram que temos que ficar 14 dias no hotel em quarentena e haverá 3 refeição ao dia e não podemos sair para comprar. desde já agradeço

    • Que eu saiba, você deverá ficar 14 dias após a chegada em um hotel ou outro determinado, mas não significa que não possa sair do quarto para ir comprar um lanche. É proibido utilizar transporte público, mas sair a pé é permitido. Agora, deverá ter acompanhamento direto de sua saúde durante o período. Melhor se informar com a agência de viagem, mas levar comida em quantidade não parece boa ideia. Esses que você citou são permitidos, desde que não seja em quantidade excessiva. Não leve carne, natural ou seca ou enlatado, sementes e fruta fresca.

  58. Queria saber se posso levar salgadinho e bolacha na mala de mão…

  59. Ola,posso enviar casca de jatobá seca para fazer chá? Via Sedex

  60. Oi, queria saber se posso levar caderno com espiral, caneta, lapiseira…para o Japão

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)