Taikô – Tambores do Japão

 

taiko

O taikô é um instrumento de percussão, cuja superfície é confeccionada com pele de animal. É tocada com a mão ou com o uso de uma baqueta, mas sempre exige do músico a habilidade rítmica e o preparo físico para sustentar batidas homogêneas e obter som satisfatório.

Foram encontrados bonecos “haniwa”do século V, feitos em terracota que carregam no ventre um tambor. Pinturas do início do século XII já retratam o chodaikô, do tipo gongo, e o tandôdaiko, com o corpo mais achatado. Todos os registros comprovam que o taiko está presente na história da música japonesa há quase 1.500 anos. O taiko é utilizado quase sempre em festividades xintoistas, mas eventos budistas também empregam o taiko.

O tipo de taikô mais utilizado em apresentações no Brasil é o Chodôdaiko. São taikos feitos com tronco de madeira cavada. Geralmente medem 45 a 60 cm de diâmetro, mas podem chegam a 1,50m. Com a escassez crescente de madeiras nobres, os preços de um taiko ficaram muito elevados. Um grande chodôdaiko pode valer tanto quanto um Rolls Royce, e mesmo um de tamanho pequeno pode custar o preço de um veículo popular. Nos últimos tempos os corpos do taiko são confeccionados com uma resina de uretano, com custo mais reduzido.

O maior taiko é o Okedaiko, que utiliza a pele bovina, tem forma de tonel e é amarrado com barbante. Pode ter mais de três metros de diâmetro e pesar mais de uma tonelada. O okedaiko pode ser executado por até dez pessoas, utilizando-se de baquetas.

Taikô Kyorakuzá – Colégio Harmonia

O nome Kyorakuza significa “som alegre dos tambores” e o objetivo maior do grupo é transmitir os valores da cultura japonesa tais como concentração, disciplina, determinação e respeito às tradições.

O Curso de Taikô foi introduzido no Colégio Harmonia pelo Prof. Tsuguio Watanabe, ex-diretor administrativo da Associação Harmonia, com a vinda ao Brasil do Prof. Yukihissa Oda, através de um convenio da JICA (Japan International Cooperation Agency), em julho de 2002.

Primeiro professor a ensinar o taikô no Harmonia foi o Oda sensei, seguido de Miyuki Hosoe, Yoshitada Umemoto e Yuma Seto. Atualmente a nossa instrutora é a Suemi Coelho, que se destacou como aluna no Harmonia, e foi se aperfeiçoar como bolsista pela JICA, na Academia de taikô em Fukuoka, no período de abril de 2004 a março de 2005.
Foi ministrado os estilos Sukeroku, pelo Prof. Yoiti Watanabe e Nanryutaiko, pelo Prof. Kokubo.

Atualmente os alunos que se destacam são integrantes do Grupo Especial, e auxiliam nos treinamentos dos grupos iniciantes.

Os treinos de taikô são realizados no próprio Colégio Harmonia, no auditório e na sala de taikô. Hoje, temos em torno de 100 alunos, em estágios diferentes, divididos na categoria iniciantes, intermediários e avançados.

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: das 12 às 14 horas para os alunos do próprio colégio, e das 17 às 19h30min, tanto para os do colégio, assim como para os da Comunidade.
Cada dia da semana há um grupo diferente treinando, portanto os treinos são realizados uma vez por semana, para cada grupo, e a duração das aulas é: para os iniciantes, 1 hora e para os avançados, 2 horas.

O Grupo mais avançado é o campeão do I Campeonato Brasileiro de taikô, em 2004, realizado no Bunkyo de São Paulo, garantindo, assim, a sua participação no “7th Nippon taikô Junior Contest”, na cidade de Yokohama-Japão, em março de 2005. O Grupo fez apresentações, também, nas cidades de Hamamatsu e Toyohashi – Japão.
O Kyorakuza apresenta-se em vários eventos como: Tanabata; Festival do Japão; Festa das Nações; Iminsai; Sushi Fest em Marilia, Presidente Prudente; Festival de Bon-odori em Goiânia; 50 anos Retomada da Imigração Japonesa, em Pico Jaraguá; Semana do Idoso no Bunkyo; Festa do Verde em Itaquaquecetuba; Kodomo-no-sono; Ikoi-no-sono, Festival Tanabata em Ribeirão Preto; VI Hakkyosai no Teatro Gazeta; Udon Matsuri em Nazaré Paulista, Akimatsuri em Mogi das Cruzes, Natsu Matsuri em Guarulhos; Toyomatsuri; Memorial do Imigrante; Descerramento da Placa Comemorativa na USP; em varias aberturas para campeonato de judô; I TaikoFest em SBC.