Shintaidô

 

O ShinTaiDô é um novo método para aprender o TAO e pode ser considerado uma “body art” que nasceu das artes marciais. As demais artes marciais tinham como objetivo combater pessoas, contudo esta nova arte marcial tem como objetivo construir seres humanos.

O ShinTaiDô tem como base, as artes marciais e promove uma ressurreição (um despertar) do nosso corpo, da mente e do espírito naturalmente, permitindo liberar toda a nossa força interior adormecida, por intermédio do relaxamento e intensa concentração.

Além disso, a partir dos movimentos, é possível entrar em estado de meditação, tomando consciência sobre o “ki”, de forma que este método permite você se auto-libertar totalmente.

Literalmente, faz-se alongamentos que permitem o máximo relaxamento do corpo e exercícios que proporcionam um melhor condicionamento físico. Os programas de condicionamento respiratório e meditação, entre outros, têm como base os movimentos leves e sem força, gerando corpo e mente flexíveis.

Este movimento foi influenciado fortemente tanto por artes antigas quanto por artes contemporâneas, tais como a cerimônia do Chá, o teatro Noh, a música clássica, o free-jazz e a pintura abstrata.

Sintetiza a expressão individual com práticas meditativas, conscientização da energia, e excercícios para a saúde

Como nasceu o ShinTaiDô

O criador do ShinTaiDô, mestre Hiroyuki Aoki – foi discípulo do mestre Egami, que foi o criador do karatê-dô, que por sua vez foi discípulo do mestre Funakoshi – e foi agraciado com o grau máximo conferido no mundo a um lutador de karatê.

Entretanto, ele não se contentou somente com este título e reuniu todos aqueles que possuíam títulos máximos naquela época e formou um grupo em 1965, denominado Rakuten-kai. Grupo este, que almejava um waza (arte) verdadeiramente eficiente.

E desta forma, iniciaram-se treinamentos experimentais oriundos do karatê-dô, com movimentos mais brandos, envolvendo todo o corpo, em que se priorizavam os contatos ao invés da competição, a harmonia ao invés da luta, nascendo assim um treinamento que trazia inovação na consciência. Deste treinamento, foram extraídos um novo método, e assim se iniciou a divulgação de uma nova arte marcial em que se priorizava a formação de um ser humano no mundo em que vivemos.

Dentre outros, o boom do “ki” despertou a partir de um simpósio Internacional de Ciência e Tecnologia e o Mundo Mental, através de cooperação nipo-francesa, realizado em 1984, quando foi realizada uma demonstração.

Objetivos do ShinTaiDô

Através do ShinTaiDô, é possível alcançar os seguintes objetivos:

  • É possível despertar para o corpo, naturalmente, fazendo fluir o “ki” completamente, tornando a mente mais aberta.
  • Liberta o coração, formando uma mente mais aberta e saudável.
  • Permite alcançar uma respiração que contribua na formação de relacionamentos interpessoais.
  • Forma uma mente mais amorosa e tolerante que não tolera agressões.
  • Fortalece a concentração, aumenta a capacidade criativa e o poder de percepção.
  • Favorece a formação de um espírito piedoso, através de um profundo reencontro com a natureza e consigo mesmo.
  • Favorece o desenvolvimento de uma capacidade de desbravar um mundo imaginário com vitalidade e sabedoria.
  • Possibilita sentir a filosofia profundamente, de corpo e alma e não através de conhecimento científico

Para aqueles que vivem atarefados no trabalho na vida cotidiana, oferece a possibilidade do reencontro consigo mesmo, através do completo relaxamento; é possível ampliar o ¨feeling¨ e a imaginação de artistas; aprofunda a consciência corporal dos profissionais de tratamento do corpo, bodyworkers (fisiculturistas) e de artes marciais.

O ShinTaiDô como uma arte marcial, busca o waza eficiente, mas é através da superação de nossos próprios limites que torna-se possível vivenciar experiências que nunca podemos no cotidiano, tais como – sentir corpo e mente como uma coisa única; você e outros como seres iguais; céu e terra como um corpo; vida e morte como um corpo único.
Isso trará como resultado, uma melhoria na vida cotidiana. O ShinTaiDô está se tornando conhecido mundialmente como [forma de meditação através de movimentos] ou [yoga dinâmica] não só no Japão mas nos Estados Unidos e na Europa também. Desta forma, o ShinTaiDô do Brasil oferece aulas de sogô-budô (Bôjutsu, Kenjutsu , Karatê-dô) e Yôki-Taissô (exercícios leves para relaxamento). Todas estas artes poderão ser praticadas por pessoas que tenham disposição física, sem distinção de idade ou gênero – isto é, poderá ser praticada por crianças, homens ou mulheres.

Sobre o Sogô-Budô

O Sogô-Budô significa “Artes marciais holísticas”.

“Bu” de Budô significa “parar a espada”. O samurai procurava o estado máximo no estado de “MU” (= vazio ). Porém, hoje em dia, este estado máximo deixou de ser o foco dentro do Budô e seu foco passou a ser luta em si.

Dentro do Sogô-Budô existe o

  • Karate-dô (derivado do Shotokai Karate de Shigeru Egami),
  • Kenjutsu (arte da espada),
  • Bojutsu (arte do bastão longo), etc.

A visão da arte marcial do Sogô-Budô em “encarar de frente a morte”, busca a “técnica da verdadeira eficiência”.
ShinTaiDo do Brasil – representante no Brasil: prof. Yamato Hiramatsu

Rua José Freire Rocha, 27 – Liberdade – São Paulo
Tel. 3399-3843
yamatoh@mac.com
www.geocities.jp/shintaidobrasil

AO USAR INFORMAÇÕES DESTE SITE, NÃO DEIXE DE MENCIONAR A FONTE: www.culturajaponesa.com.br – autor: Wilson Motizuki
LEMBRE-SE: AS INFORMAÇÕES SÃO GRATUÍTAS, MAS ISTO NÃO LHE DÁ DIREITO DE SE APROPRIAR DELAS.
CITANDO A FONTE, VOCÊ ESTARÁ COLABORANDO PARA QUE MAIS E MELHORES INFORMAÇÕES SOBRE DIVERSOS ASSUNTOS SEJAM DISPONIBILIZADOS EM PORTUGUÊS.