jul 312013
 

kare shinseiyosakoi_shinseiO Shinsei ACAL é um animado grupo de jovens que treina bastante e apresenta o seu amplo repertório de danças típicas, como yosakoi soran, matsuri dance e suzume odori, que agitam os eventos culturais.
Esses jovens estão cuidando dos preparativos para a comemoração dos 20 anos da fundação do grupo, e assim, para levantar fundos, idealizaram o Karê Beneficente.
No dia, serão servidos e vendidos, não só o karê raisu (curry rice), mas também tempurá, gyoza, pastel, doces e bebidas. Haverá apresentação do grupo Shinsei ACAL, rodadas de bingo e muita diversão, prometem os organizadores.
Karê Beneficente Shinsei ACAL
Data: 04/08/2013 (domingo) – Horário: 11h às 17h
Local: Sede da ACAL – Avenida Liberdade, 365 (ao lado do shopping SOGO, metrô Liberdade)

jul 302013
 

festa da azaleia bon odori festa da azaleia joe hiratafesta da azaleia venda floresfesta da azaleia minbufesta da azaleia comidafesta da azaleia hyougen taisso

 

 

 

 

 

 

A 35ª Festa da Azaléia 2013 será realizada no dia 4 de agosto, das 9 às 17 horas, no Centro de Reabilitação Psicossocial Yassuragui Home, que fica na Rua Anézio Ruivo, 377, Sítio São Francisco, em Guarulhos. Para quem vai de São Paulo, pode-se seguir pela Via Dutra ou Ayrton Senna. Yassuragui fica entre as duas rodovias.
O evento conta com o apoio do Hospital Nipo-Brasileiro, que estará fazendo uma Campanha da Saúde no local, e de várias entidades nipo-brasileiras que ajudam com seus voluntários. A receita da Festa da Azaléia será revertida para as instituições Yassuragui Home e Akebono Home (casa de idosos vizinha de Yassuragui Home).
Além de uma boa variedade de barracas de alimentação, com pratos como yakissoba e tempurá, o evento conta com um bazar beneficente. Entre as atrações do palco, a cantora japonesa Mariko Nakahira, dos cantores Joe Hirata e Ricardo Nakase. O taikô Shinkyo Daiko deverá se apresentar, bem como o grupo Hyougen Taisso de Ribeirão Pires e o grupo de Radio Taisso de Guarulhos.
A entrada é franca, e o estacionamento também é gratuito. Para quem quiser ir de ônibus, ele sairá da Rua da Glória, 326, às 8 horas até 10 horas. Depois, retorno à tarde para o mesmo local. A passagem custa R$ 5,00 (ida e volta). Informações: 2480-4834

jul 242013
 

Tosa MatsuriNos dias 24 e 25 de agosto de 2013, no horário das 9 às 21 horas, será realizado o 2º Festival Tosa Matsuri (leia To-Sa), no Parque da Água Branca, Avenida Francisco Matarazzo, 455, Barra Funda, perto do metrô Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo. A entrada é franca.
A realização é da Associação Cultural Kochi do Brasil, que celebra os 60 anos de fundação da entidade. A organização é do Seinen-bu, departamento de jovens da entidade, com o apoio da Prefeitura de São Paulo.
Além das comidas típicas japonesas e bazar, o evento conta com várias atrações nos dois dias, com destaque para bandas de J-Pop, J-Rock, e Anime e Tokusatsu Songs, Cosplay, grupos de Taikô e Yosakoi Soran, K-Pop, e outras atrações. Já estão confirmados o show da banda Gaijin Sentai e do cantor Diogo Miyahara, e o cosplay da dupla Cleiton e Bruna e o apresentador Augusto Takeda.
Para quem não conhece o Parque da Água Branca, oficialmente conhecida como Parque Fernando Costa, é um oásis dentro da cidade de São Paulo. É uma incrível área verde preservada de 136 mil metros quadrados criada em 1929, para abrigar exposições de animais, pela Secretaria da Agricultura. Há um museu geológico, galinhas correm soltas entre as árvores centenárias, e é um local agradável com trenzinho circulando, algodão doce, sorvete e cachorro quente á venda, como num parque de antigamente. Pelo parque já vale a pena dar um passeio por lá.

jul 222013
 

O 16º Festival do Japão 2013 aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de julho, no Centro de Exposições Imigrantes. Este ano, pela primeira vez, sábado foi o dia que pareceu estar mais cheio, ao contrário dos anos anteriores quando domingo era o dia mais cheio.
As fotos são do site www.culturajaponesa.com.br. Quem quiser utilizar essas fotos do 16º Festival no seu blog ou site poderá fazê-lo, mas deverá colocar o link obrigatoriamente. É proibido vender as imagens.

jul 182013
 

A Associação Comunidade Yuba, que comemorou o 50º aniversário do teatro e ballet, foi homenageado com um belo documentário de 26 minutos, que fala da origem do teatro Yuba, que foi construído em 1961 pelos próprios moradores do local.
Fazem parte do vídeo depoimentos fascinantes como o da coreógrafa Akiko Ohara, que atuava na TV em Tóquio e se mudou juntamente com o seu marido escultor Hisao para a comunidade no Brasil, abandonando todo o conforto urbano que tinham para uma vida mais simples, do ponto de vista material, de arte e cultura.
Akiko lembra o líder da comunidade, Isamu Yuba, que ao assistir ao ensaio das crianças orientadas por ela, resolveu construir imediatamente um teatro no meio do cafezal, mandando derrubar a plantação de café já formada. Isso demonstra a importância que esse pioneiro, falecido em 1976, dava à arte. O documentário mostra também os fatos mais recentes do teatro Yuba, que faz intercâmbio com outros grupos de ballet e de teatro, com depoimentos de personalidades como Sérgio Mamberti, secretário de política cultural do Ministério da Cultura. É possível ver também o dia a dia da comunidade na agricultura.
O vídeo tem 26 minutos e contou com o apoio do Proac, e está em português e japonês com legendas. Vale a pena ser visto.


Matéria sobre o teatro e ballet Yuba – http://www.culturajaponesa.com.br
Grupo de Yosakoi Soran recebe ajuda da profa. Akiko Ohara do Teatro Yuba – http://www.japop.com.br