mar 222013
 

Ekiben: Hakata Jidori Meshi de Fukuoka

Grand Central Terminal

Entre os dias 4 e 18 de março de 2013, os restaurantes japoneses de Manhattan, Nova York, se uniram para servir a culinária regional do Japão, no evento que recebeu o nome de Japan Restaurant Week. Ao todo, 35 restaurantes aderiram à promoção.
Esse evento gastronômico teve sequência nos dias 19, 20 e 21 de março, quando nove restaurantes serviram o “ekiben” na famosa estação ferroviária de Manhattan, o Grand Central Terminal. “Ekiben” é a refeição vendida em estações ferroviárias do Japão para ser degustada dentro dos vagões. Embora possa ser comparada com fast-food quanto à sua praticidade, é servida quente e possui boa qualidade, valorizando os ingredientes e os temperos regionais. No evento americano foram servidos o bife de Kobe, a enguia grelhada de Hiroshima, e muitos outros.
O objetivo dos restaurantes foi mostrar que existe uma grande variedade de pratos regionais e que podem ser degustados em Nova York.
O evento selou o acordo de “estações-irmãs” entre Grand Central Terminal e a Estação de Tóquio, sendo que a primeira está comemorando 100 anos este ano, e a irmã japonesa festejará seu centenário no ano que vem. Ambas são gigantes, mas enquanto a Grand Central atende a 130 mil passageiros por dia, a de Tóquio opera para 380 mil por dia.

Share Button

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)