mar 192014
 

hanamatsuri elefanteO tradicional Hanamatsuri será realizado no período de 7 a 12 de abril de 2014. Entre os dias 7 e 11, no horário das 10 às 16 horas, o público pode oferecer um banho de chá à imagem do pequeno Buda, e é servido gratuitamente o ama-chá (chá adocicado) nas tendas montadas na Praça da Liberdade. Esse chá é abençoado com a sabedoria de Buda, segundo conta a tradição. No último dia, 12, sábado, a partir das 10 horas, a praça contará com a solenidade religiosa, músicas infantis e distribuição de ramalhetes de flores às autoridades convidadas. Às 11h30, haverá o cortejo do elefante branco, que sairá da praça da Liberdade, acompanhado pelas crianças vestidas como na corte da Era Heian, seguirá pelas ruas Galvão Bueno, Américo de Campos e Avenida Liberdade, 365, sede da ACAL.

O Hanamatsuri é uma homenagem ao nascimento de Buda, daí a simbologia do elefante branco que carrega um Buda criança. Conta-se que a mãe de Buda, a rainha Maya, que tinha dificuldade em se engravidar, teve um sonho onde um elefante branco surgia e entrava em seu corpo. E isso foi visto como um bom presságio, e de fato, ela deu a luz ao Siddharta Gautama, que mais tarde seria conhecido como Buda Xaquiamuni. Isso teria ocorrido por volta de 560 a.C. na Índia. Conta-se que no momento do seu nascimento, uma música celestial ecoou e as flores desabrocharam ao mesmo tempo, e do céu caiu uma suave chuva de néctar. O banho com o chá simboliza essa chuva de néctar.

O 48º Hanamatsuri é uma promoção da Federação das Escolas Budistas do Brasil e da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade.

Para saber mais sobre a tradição do Hanamatsuri.

Para entender melhor o budismo.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)