jun 202014
 

Um terremoto destruiu quase totalmente Tóquio e cidades vizinhas, em 1º de setembro de 1923. Na época, as casas eram de madeira e por ter ocorrido às 11h58, muitas pessoas estavam cozinhando em casa e o fogo rapidamente se alastrou causando a maior tragédia do Japão antes da Segunda Guerra Mundial. O fogo só cessou três dias depois. Foram registradas 142.800 pessoas mortas e/ou desaparecidas e cerca de 381 mil casas foram destruídas. O acontecimento foi noticiado para outros países a partir de um navio que estava atracado no porto de Yokohama, e os americanos fizeram doação de mantimentos na epoca. Perdendo a casa, familiares e tudo o que possuíam, muitos japoneses foram tentar a sorte em outros países, como o Brasil.

As imagens iniciais do vídeo foram registradas pelo cinegrafista Toshimitsu Kousaka, da produtora Nikkatsu, que fazia preparativos para uma filme. Ao ver o que estava acontecendo, ele saiu correndo para registrar tudo. Esse filme foi exibido em salas de cinema do Japão, mas havia desaparecido após a guerra, sendo reencontrado somente mais de 70 anos depois dos fatos.

Em março de 1930, Tóquio havia sido reconstruída totalmente, e o Japão enviou um grupo de cinco moças que falavam inglês para os Estados Unidos com a missão de transmitir agradecimentos pelas doações. Na época, a mídia americana recebeu bem as japonesas, dando destaque ao fato. Uma dessas raríssimas imagens foi encontrada na cidade de São Francisco, onde as moças de quimono agradecem em inglês. Há um depoimento da mais jovem desse grupo, a Yoshiko Matsudaira, então com 18 anos de idade (na ocasião do vídeo tinha 85 anos). Ela diz que se impressionou na época com os edifícios altos e as ruas largas dos Estados Unidos.

https://www.youtube.com/watch?v=s46RFPNBG1s

 

Share Button

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)