maio 042017
 

A maior festa da cultura japonesa acontece de 5 a 7 de maio 
no Expobrasília, Parque da Cidade

Exposições de objetos, plantas e acessórios da cultura oriental, mais de 20 shows musicais, exibições de artes marciais como kendô (esgrima), kyudo (arco e flecha), ninjútsu (dos antigos ninjas), caratê, judô e jiu-jitsu, além de street dance, taisô (ginástica rítmica e alongamento), a tradicional dança Bon Odori e também a animada Matsuri Dance. E, ainda, karaokês, desfiles de cosplayers, oficinas, concurso de Miss Nikkey DF (as beldades nipônicas de Brasília), show de drift (técnica de direção de carros que consiste em deslizar nas curvas), bazar, workshops e o melhor da culinária japonesa para ser saboreada em mais de 20 estandes gastronômicos. O Festival do Japão tomará conta da capital federal com todas estas atrações que permitem ao público entrar em contato direto com a cultura nipônica.  

Em sua sexta e maior edição, o evento que já virou tradicional no Brasil e em sua capital  vai ocupar o Expobrasília – Parque da Cidade – de 5 (sexta-feira) a 7 (domingo) de maio em uma maratona que começa de manhã e só termina à noite. Serão três dias intensos, com celebridades e artistas da cidade que divulgarão as tradições japonesas e suas nuances. O que inclui a celebrada gastronomia washoku (cozinha japonesa tradicional), considerada Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade. Udon (macarrão), camarão empanado, sushi, sashimi, temaki, okonomiyaki (espécie de panqueca frita) e todos os deliciosos crus e pratos quentes da cozinha oriental, como o yakisoba e yakitori (frango no espeto) feitos por quem sabe serão opções gastronômicas para o público se esbaldar.

Para além da praça de alimentação, o festival contará com dois palcos para receber cantores e bandas de músicas japonesas, grupos de danças folclóricas, como o Yosakoi Soran e o Odori e shows de taikô (tambores japoneses), com apresentações todos os dias. As bandas brasilienses de canções de animes (desenhos animados japoneses) Lunia e Skullzy, os cantores regionais Gabriela Sue e Roney Calazans, além dos concursos de karaokê e o brilhante show  de ilusionismo comandado pela dupla Edson e Kevin Iwasaki (SP) são algumas das atrações do evento. Nos palcos, as modelos também vão desfilar seu charme no concurso que escolherá a mais bela que receberá o título de Miss Nikkey DF 2017.

Ao passar pelo Expobrasília, além de curtir os shows e saborear os tradicionais pratos da típica culinária japonesa, o público vai poder comprar artigos e peças no bazar , conferir exposições, show de drift, fazer oficinas,  jogar e entrar no mundo dos personagens na ala de cosplayers, geek e nerds.

Dentre as exposições de relíquias da cultura oriental, haverá mostras de cerâmica yakishi (técnica com mais de 2 mil anos de existência) , ikebana (arranjos florais), bonsai (árvores miniaturizadas), quimonos (trajes típicos de seda), shodô (caligrafia artística), sumi-ê (pintura monocromática com tinta a base de carvão e papel de arroz), além do artesanato local. Ainda,  a exposição Washoku  – Cozinha Japonesa chega com um acervo de 50 réplicas de pratos japoneses tradicionais.

Já no espaço de cosplay, geek e nerd, a galera que gosta de se vestir de personagens de séries, desenhos e filmes vai marcar presença.  Cosplayers famosos da cidade vão desfilar e interagir com todos. O público poderá também entrar na diversão e ir vestido como seu ídolo. A ideia é que sejam três dias de animação, com espaço para toda a família.

Destaque ainda para exibições de artes marciais e para o show de drift que será comandado pelo piloto Hélio Fausto e sua equipe da BSB Drift.  A modalidade nasceu no Japão e se espalhou pelo mundo após sucesso do filme “Velozes e Furiosos – Desafio em Tóquio”.

O evento trará também workshops, onde o público vai ter a oportunidade  de aprender técnicas milenares de cerâmica, origami (técnicas de dobraduras em papel), kirigami (técnicas de recorte em papel), sumi-ê (técnica de pintura com tinta à base de carvão e papel de arroz) e shodô (caligrafia artística). Novidade desta edição, o workshop de karaokê vai permitir ao visitante se arriscar a cantar músicas japonesas. Detalhes sobre as inscrições pelo e-mail: contato@festivaldojapaobsb.com.br.

Quem quiser comprar artesanatos, plantas, flores ornamentais, roupas, souvenires e produtos naturais do Japão pode aproveitar os preços abaixo do mercado no bazar realizado com a participação de 100 estandes.

6ª Edição do Festival do Japão
Dias : 5, 6 e 7 de maio de 2017
Local: Expobrasília – Pavilhões A e B, no Parque da Cidade
Horários:  Sexta-feira (5/5): 12h às 22h, Sábado (6/5): 10h às 22h e Domingo (7/5): 10h às 18h
Ingressos: R$ 20 (inteira) ou R$ 10 (meia para estudantes, idosos, professores e pessoas com deficiência). Promoção: Meia-entrada para quem doar 1 kg de alimento imperecível (exceto sal). O alimento será entregue para o Banco de Alimentos da Seagri-DF
Passe livre: Crianças até 5 anos. Vendas no local, pontos de venda e no site: www.festivaldojapaobsb.com.br

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)