jul 242017
 

No dia 21 de julho de 2017, o deputado federal Mikio Shimoji, do Japan Innovation Party, esteve palestrando no salão nobre da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) sobre o visto para descendentes de japoneses da quarta geração.

Atualmente, os descendentes da segunda geração (nisseis) e da terceira geração (sanseis) podem receber o visto de longa permanência e a ideia do projeto é que os da quarta geração (yonseis) também possam receber o mesmo tratamento. No momento, os yonseis conseguem vistos para entrar e permanecer no Japão somente se forem filhos biológicos, menores e solteiros, de pais sanseis que vivem no Japão como residentes com visto de permanência como Residente de Longo Período.

Pelo projeto, que está em estudo e deverá seguir tramitação na Câmara dos Representantes a partir de novembro de 2017, prevê-se também a concessão de visto para que o yonsei possa estudar e trabalhar no Japão durante o período de três anos, e depois solicitar visto para residir no país. Essa modalidade, conhecida como Working Holiday, já é aplicada para cidadãos de 18 países (é um acordo bilateral), porém, o período é de um ano e não inclui os brasileiros. Segundo o deputado, pretende-se também oferecer aos familiares (esposa e filhos) do yonsei, esse visto temporário de 3 anos.

Sem dúvida, é um passo para tentar resolver o problema da diminuição da população ativa no Japão, mas é uma providência tardia e tímida. Se em 1948, o Japão registrou o nascimento de mais de 2,5 milhões de crianças, em 2016, o número despencou para menos de 1 milhão, o que faz com que a população total diminua cada vez mais nos próximos anos. Nos últimos seis anos, o país perdeu 6 milhões de habitantes. Com a base da pirâmide social invertida, onde poucos estão na idade ativa para trabalhar enquanto muitos estão aposentados e com possibilidade de viver bastante, é claro que a conta não fechará nunca. Será preciso abrir outras portas imediatamente, mas isso não quer dizer que o Japão será capaz de atrair tantos imigrantes para suprir a demanda. É preciso ver se há emprego para todos e condições mínimas para eles permanecerem no solo japonês a vida inteira.

jul 052017
 

O governo japonês oferece um programa de visita ao Japão para descendentes de japoneses.  Os participantes do programa deverão se comprometer em divulgar eficazmente os aspectos da atualidade, assim como a política do país em suas respectivas comunidades após o retorno.

Shibuya, Tokyo, Yoshikazu Takada/JNTO

1.      Requisitos

  • Ser descendente de japoneses;
  • Ter concluído a graduação em Jornalismo, Estudos Japoneses, Relações Internacionais, Ciências Sociais e áreas afins;
  •  Forte vontade em divulgar ativa e continuamente o Japão após o retorno em blogs ou redes sociais;
  • Ter nível de conhecimento de língua inglesa suficiente para discussões e trocas de ideias (todas as atividades oficiais relacionadas ao programa no Japão serão realizadas em inglês);  
  • Comprometer-se em organizar evento de divulgação do programa e do Japão  dentro do prazo de 3 meses, de forma independente, após o retorno ao Brasil. O formato do evento e a sua organização são livres.

2.      Detalhes do Programa

  • Período de estadia no Japão:  10 a 18 de setembro de 2017;
  • Número total de participantes: 10 pessoas da América do Sul e Central;

3.      Período de Inscrição
04  (terça-feira) a 16 de julho (domingo) de 2017.

O formulário de inscrição deverá ser enviado por e-mail ao Consulado Geral do Japão em São Paulo até o dia 16 de julho (domingo): cgjpolitica3@sp.mofa.go.jp 

Mais informações podem ser acessados pelo site do Consulado Geral do Japão em São Paulo:
http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/not_17_07_convite_descendentes.html

abr 222016
 

palestrasABJICA800A ABJICA – Associação dos Ex-Bolsistas da JICA está iniciando um ciclo de palestras, onde os ex-bolsistas da JICA terão a oportunidade de compartilharem o que aprenderam no Japão. A ideia é reunir, a cada dois meses, vários palestrantes dentro de um mesmo tema para contarem as experiências. Por exemplo, “saúde”, “administração”, “educação”.

Essas três primeiras palestras do dia 7 de maio  são experimentais, por isso, os três temas são bem diferentes entre si. Convidamos a todos os ex-bolsistas e os futuros bolsistas a participarem dessa oportunidade única de trocar ideias com os palestrantes, se atualizar e compartilhar experiências.
A entrada é franca para todos os interessados. Inscreva-se antecipadamente pelo Sympla, ou no dia do evento, comparecendo com 20 minutos de antecedência. Venha saborear o famoso chá de Ishikawa!

Informações:

Data: 7 de maio de 2016
Horário: das 8h30 às 11h30
Local: Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil – Av. Lins de Vasconcelos, 3352 (próximo ao metrô Vila Mariana)

jul 212015
 

jica3Funcionários e voluntários, incluindo os ex-bolsistas, estarão fornecendo informações no Festival do Japão sobre as bolsas de estudos para descendentes nikkeis, além de outras da JICA, como a bolsa de mestrado, que está com as inscrições abertas, e a bolsa para estudantes de idioma japonês que tenham entre 12 e 16 anos.

É uma boa oportunidade para saber como é essa experiência, ouvindo diretamente quem participou recentemente.
O estande da JICA estará na Tenda 120 anos, juntamente com a JETRO e Fundação Japão, na praça do Bon Odori, logo depois da catraca de entrada.

18º FESTIVAL DO JAPÃO
24/07/15 – sexta – 12 às 21 horas
25/07/15 – sábado – 10 às 21 horas
26/07/15 – domingo – 10 às 18 horas
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo
Obs. Melhor deixar o carro e pegar metrô. Na estação Jabaquara sai ônibus gratuito para o local. Há voluntários na estação sinalizando o local do ônibus.

Ingressos: R$15,00 (antecipado*) e R$18,00 (no dia) *Veja onde adquirir ingressos antecipados.

maio 012015
 

grupo em yokohama 800São várias bolsas oferecidas pelo governo japonês através da JICA. O objetivo é proporcionar um treinamento técnico para os descendentes de japoneses da América Latina, para formar profissionais capazes de liderar a comunidade de seus respectivos países. O público-alvo são nikkeis que desejam adquirir habilidades técnicas específicas ou conhecimentos necessários ao desenvolvimento profissional e cultural.

As inscrições vão até o dia 15 de maio de 2015.  As entrevistas dos candidatos inscritos serão realizadas entre os dias 1 a 3 de junho de 2015, na sede da JICA em São Paulo.
Há desde estágios de curta duração (menos de um mês), outros médios (3 meses), e os mais longos (1 ano), parte dos cursos são individuais e outros são em grupos, mas todos os participantes permanecerão alguns dias na JICA Yokohama (foto da turma do 2ºsem 2014), onde terão aulas sobre cultura, etiqueta, história, educação e normas gerais para se adaptar no Japão.

As opções abrangem várias áreas, como odontologia, medicina, saúde, conservação do solo, agronegócio, contabilidade, direito empresarial, educação ambiental, terapia ocupacional, prevenção de desastres, educação infantil, atendimento ao idoso, administração de PME, língua japonesa, método Kaizen e gerenciamento de entidades nikkeis. Veja todas as opções e os requisitos de cada um em listagem JICA 2 sem 2015.

Mais informações no site: http://www.jica.go.jp/brazil/portuguese/office/activities/nikkeis01_01_01.html Ou fale com Vinicius ou Margarida, através do telefone: (011) 3251-2655 ou pelo email: brsp_oso_rep@jica.go.jp

No dia 6 de maio de 2015, às 19 horas, haverá uma palestra explicativa na Aliança Cultural Brasil-Japão da Rua São Joaquim, 381 – 6º andar, em São Paulo. Metrô Estação São Joaquim. Há estacionamento pago, entrando pela rua Galvão Bueno.

Você pode se inscrever direto, sem assistir a palestra, mas nessa oportunidade é possível conversar com quem já passou pela mesma bolsa e assim tirar dúvidas.

mar 162015
 
grupo em yokohama 800

Bolsistas do 2º semestre de 2014 na JICA de Yokohama

A JICA promoverá, no dia 21 de março de 2015, sábado, a partir das 13h30, o 8º Encontro de Bolsistas Nikkeis da JICA com orientação para os futuros bolsistas e para aqueles que pretendem se candidatar a uma bolsa. Boa parte das bolsas concedidas pela JICA é para os interessados em geral, porém,  essas bolsas para nikkeis são destinadas aos descendentes de japoneses. O evento é gratuito e será composto de palestras dos ex-bolsistas sobre suas experiências no Japão.
13h30 – cadastramento
14h00 – abertura com diretor adjunto Hiroaki Endo
14h15 – vice-presidente da ABJICA – Flávio Nakaoka
14h30 – orientações gerais para novos bolsistas – Margarida Terao Kitahara
15h30 – ex-bolsista da Capacitação de Gestores – Carlos Kazunari Takahashi
15h45 – ex-bolsista de longa duração – Epidemiologia – Juliana Harumi Iwahashi
INTERVALO
16h15 – ex-bolsista de longa duração – Computação Gráfica/3DCG – William Takashi Yamashita
16h30 – ex-bolsista de curta duração – Planejamento de Transporte – Marcelo Massayuki Nakazaki
16h45 – vídeo dos bolsistas
17h00 – apresentação dos ex e futuros bolsitas – jikoshokai
17h10 – foto oficial
17h15 – mesa redonda
18h00 – encerramento da orientação
Confraternização – local a definir – cada um paga a sua parte

Dia 21 de março de 2015 – sábado – evento gratuito – inscrições às 13h30.
Enkyo (Auditório do Centro de Ação Social) – Rua Fagundes,121- Liberdade – São Paulo – SP

fev 162015
 

jica yokohama8392A bolsa recebeu o nome de Programa de Bolsas de Estudos para Formação de Geração Futura da Comunidade Nikkei. Trata-se de uma oportunidade oferecida pelo governo japonês para estudantes universitários nikkeis, de qualquer área, que pretendam atuar no desenvolvimento das comunidades nikkeis e no fortalecimento do intercâmbio entre o Brasil e o Japão.
O treinamento será realizado entre 1º e 26 de julho de 2015, no Japão, e as atividades programadas são: visita ao museu da migração de Yokohama, palestra sobre imigração, aulas sobre cultura japonesa, idioma japonês, formação da identidade nikkei e a sociedade japonesa. Haverá palestras e estágio dentro da sua área de estudo em universidade, além de intercâmbio com estudantes japoneses.
As inscrições vão até 10 de março de 2015. São 9 (nove) vagas para os candidatos do Brasil. Uma parte das aulas será realizada na JICA de Yokohama, que é um belo lugar (foto) e vale a pena conhecer.
Veja os detalhes no arquivo PDF: Jica Bolsa Universitarios 2015.

nov 242014
 

Koshukai flyer 1 ASEBEX (Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão) convida a todos que pretendem ou já estão pleiteando bolsas de estudo ou estágio no Japão para participarem do KOSHUKAI 2015!

Realizado anualmente, o KOSHUKAI é um curso preparatório para futuros bolsistas no Japão. Por meio de palestras relacionadas à cultura, sociedade e cotidiano o principal objetivo é fornecer informações que contribuirão para um melhor aproveitamento de uma bolsa de estudos ou estágio no Japão e acontecerá durante os dias 05 a 30 de janeiro de 2015. Com um conteúdo bem diversificado, o curso aborda diversos temas como: carreira, sucesso e motivação, etiqueta japonesa, história, geografia e economia do Japão, entre outros. Além de mesas-redondas, na qual os futuros bolsistas podem trocar informações com os ex-bolsistas. Os participantes também terão a oportunidade de simular situações do cotidiano japonês por meio de cases.

O KOSHUKAI não é só uma forma de obter informações que contribuirão para um melhor aproveitamento da bolsa no Japão, como também é uma grande oportunidade de integração entre os bolsistas e ex-bolsistas de várias modalidades.

PERÍODO – De 05/01/2015 a 30/01/2015 (de segunda à sexta), 20 dias de seminário, mais um final de semana de integração (17 e 18 de janeiro) em Atibaia. HORÁRIO – Das 19h às 22h

LOCAL – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social – Bunkyo – Rua São Joaquim, 381, 01508-900 – São Paulo-SP

VALOR – Até o dia 19/12/2014, o valor com desconto é de R$ 120,00 (para depósitos efetuados até dia 19/12/2014). Após esta data, valor integral de R$ 150,00. A inscrição dá direito ao curso de um mês, um final de semana de integração (incluso transporte, hospedagem e alimentação), almanaque do bolsista e certificado de participação.

INSCRIÇÕES – http://koshukai.asebex.org.br/

CONTATO – E-mail: koshukai@asebex.org.br – Facebook: facebook.com/koshukai2015

nov 052014
 

A Associação da Província de Kagawa no Brasil comunica que está aceitando inscrições para bolsa de estágio no Japão, para os descendentes dos naturais da província de Kagawa. As bolsas oferecidas pelas províncias são custeadas pelo governo e cobrem as despesas de viagem, alimentação, hospedagem, etc. No caso da bolsa de estágio, o estagiário receberá treinamento dentro de uma empresa privada ou pública, geralmente na província.

A bolsa oferecida pelo governo de Kagawa tem o limite de idade máxima de 40 anos e é exigido que o candidato saiba um mínimo de conversação em japonês. A empresa e o local do estágio dependerá da área de interesse do candidato. O bolsista selecionado viajará em julho e retornará em dezembro de 2015. A data do exame ainda não está definida, mas as inscrições vão até o dia 28/11/2014. Obtenha maiores informações na Associação pelos telefones 5587-5302 e 2276-0281, ou pelo e-mail: contato@kagawa.com.br.

set 202014
 

rikkokai youchienEstão abertas as inscrições para o 21º Exame Seletivo para Estágio Remunerado na Escola Infantil Rikko de Tóquio.

Requisitos: Idade: 18 a 30 anos, solteiro(a).
Trabalhar com Educação Infantil ou estudar pedagogia e outros ligados à área. Ter compreensão do idioma japonês no nível do exame de proficiência N3 ou superior.
Ter parente ou amigo no Japão que possa avalizar a sua estada (imprescindível)
Facilidades: Passagem aérea SP/Tokyo/SP, alojamento, salário de 70.000 ienes mensais, auxílio refeição, cozinha comunitária, etc.
Período: um ano, começando em março de 2015.

As inscrições devem ser feitas até dia 3 de outubro de 2014, e são duas vagas disponíveis. A taxa de inscrição é de R$ 90,00. O exame será realizado no dia 4 de outubro, às 9h30, na sede da Rikkokai, na Rua Primeiro de Janeiro, 53 – Vila Clementino, próximo à estação Santa Cruz do metrô. Informações com a Clarice Nagai. Tel. 11 9,9287-8222. E-mail claricenagai@uol.com.br

A Rikkokai foi fundada por um pastor japonês em 1897, no Japão, para apoiar os emigrantes japoneses e para tanto, criou escolas profissionalizantes, acomodações e bases de apoio para eles. No Japão mantém um alojamento para estudantes e estagiários, e uma escola infantil. Veja em inglês ou japonês.

No Brasil, a Rikkokai vem realizando atividades culturais e sociais. Veja a página do Brasil.