dez 192012
 

A escola de samba Barroca da Zona Sul, de São Paulo, anunciou o tema do Carnaval 2013: o bairro do Jabaquara. A agremiação, que já fez parte do grupo especial do desfile paulista e atualmente está no grupo 1, pretende contar a história do bairro, desde a sua origem até os dias atuais. Como o bairro tem muitos moradores de origem japonesa, que se fixaram, em sua maioria depois da década de 50, a escola quer homenageá-los com uma ala especial. É justamente essa ala que apresentará o design da Junko Koshino, no carro alegórico e também nas fantasias. Koshino explica que sempre quis conhecer o Carnaval brasileiro, mas nunca teve a oportunidade. Após atuar como jurada do Carnaval de Asakusa, em Tóquio, por 11 anos, a TV NHK BS Premium apresentou-lhe um projeto de um documentário sobre o desfile, e ela topou na hora. Além de cuidar do design das fantasias da ala e do carro alegórico, ela pretende desfilar junto com o grupo.

Enquanto aguarda a definição do visual, Nelson Okumura, presidente da AJAB – Associação Japonesa do Jabaquara, tem a missão de reunir 80 nikkeis (descendentes de japoneses) para o desfile da Barroca, no dia 12 de fevereiro. Tarefa que ele tem experiência, pois essa escola já reuniu 250 nikkeis na homenagem aos 75 anos da imigração japonesa, em 1983. Mas Okumura deixa claro: “Tem que ter samba no pé”. Daí, pode não ser fácil.

Para quem atende tais requisitos, a inscrição poderá ser feita pelo tel. 11 5011-2565, e-mail: ajab@ajab.org.br. Os ensaios serão realizados nas noites de domingo.

Junko Koshino – Desconhecida por aqui, Junko Koshino é uma das principais representantes da moda japonesa da atualidade. Formada pelo Bunka Fukuso Gakuin (faculdade de moda) em 1961, criou coleções que a consagraram em vários países, e levou-a a expor em locais prestigiados como o Metropolitam Museum de Nova Iorque. Criou figurinos de teatro, como do “Pacific Overture”, para a Broadway (NY), e desenhou o uniforme do time de futebol Yomiuri Verdi Kawasaki (1995). Possui várias grifes próprias (Soir d’Opera, Miss Junko e Equal, para citar algumas), e lojas em Tóquio, Paris e Nova Iorque. Ela é embaixadora da campanha “Yokoso Japan” de turismo.

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