fev 242014
 

Esse foi o resultado de dois anos de colaboração prévia entre a ABRADEMI (Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações), entidade pioneira dos mangás e animês que completou 30 anos neste mês, e os organizadores do “Harajuku Fashion Party”, evento que reuniu apreciadores do street fashion japonês de várias partes do Brasil em São Paulo nos últimos 2 anos.
Ambos os grupos tinham em comum um histórico de participações em eventos da coletividade nipo-brasileira e de difusão cultural. Em outubro de 2012, realizaram um primeiro evento em conjunto – o Meeting Comemorativo dos 40 Anos da “Rosa de Versalhes: Berusaiyu no Bara” – tema que agregou aspectos comuns de ambos os grupos por se tratar de um mangá de sucesso que influenciou profundamente a cultura moderna do Japão, inclusive a moda alternativa.
O sucesso do Meeting e a crescente procura de informação sobre moda japonesa foram os fatores positivos que levaram à iniciativa de criação de uma Associação J-Fashion no Brasil. No processo de amadurecimento da iniciativa verificou-se também a necessidade de educar o público em geral a respeito do assunto, visto que grandes diferenças culturais referentes a estética e comportamento que existem entre Brasil e Japão ainda geram atitudes de preconceito e desrespeito. Relatos de bullying sofrido por jovens apreciadores do street fashion japonês se tornaram mais frequentes, surgindo daí a necessidade de uma entidade que, além do caráter cultural, tivesse caráter social, para apoiar os jovens e combater a violência que infelizmente cresce no país.
Finalmente, no dia 10 de fevereiro de 2014, foi realizada a Assembléia de Fundação da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE J-FASHION, a primeira entidade do gênero no mundo, legalmente registrada perante o 3º RTD de São Paulo.

Share Button

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)