jul 132013
 

festa da cerejeira Parque do Carmo 2013Nos dias 3 e 4 de agosto será realizada a tradicional Festa das Cerejeiras no Parque do Carmo, na Zona Leste de São Paulo. A festa está em sua 35ª edição e é organizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil, contando com a participação de várias atrações de cultura japonesa, como o grupo de Kassa Odori de Tottori, de São Miguel Paulista. Há também uma área de alimentação, com delícias como o “sakura moti”, feita com folhas de cerejeira colhidas na região.

 

festa da cerejeira Parque do Carmo 2013 4A cerejeira é a árvore símbolo do Japão e tornou-se a marca dos descendentes da comunidade nipo-brasileira que vive na região do Itaquera. Todos os anos essa comunidade tem a tradição de realizar o “hanami”, de sentar sob as cerejeiras e contemplá-las durante um bom período. O vento sopra as delicadas pétalas das flores fazendo com que elas se espalhem produzindo um belíssimo espetáculo da natureza, tal como acontece no Japão.
A florada dura poucos dias e esta é a única oportunidade de conferir os caminhos formados pelas flores em tons de rosa.

festa da cerejeira Parque do Carmo 2013 235ª Festa das Cerejeiras de Parque do Carmo 2013
Data: 03 e 04 de agosto de 2013 – Horário de funcionamento: 9h às 17h
Local: Parque do Carmo – Portão 3 – Endereço: Av. Osvaldo Pucci, s/nº, – Itaquera

Haverá transporte gratuito da estação de metrô Corinthians Itaquera direto para o Parque do Carmo, a partir das 9h.

As fotos são de Andreia Reis e foram feitas em agosto de 2012.

  8 Responses to “35ª Festa das Cerejeiras – Sakura Matsuri de Parque do Carmo 2013”

  1. Muitíssimo obrigada pela divulgação, aproveitei parte do texto para fazer a minha postagem a respeito do evento no meu blog.
    Excelente trabalho, parabéns!

  2. bom dia,
    Estive com minha familia na festa das cerejeiras no parque do carmo e para meu descontentamento no portal proximo as arvores, eu vi lixo e muito lixo – embalagens de comida descartadas no chao. Praticamente ao lado, algumas familias lanchavam sem o menor constrangimento.Era como se a quantia de lixo ao seu lado, fosse invisivel.
    Fui a uma barraca, expliquei tudo e pedi que fizessem contato com a direçao do parque.E assim o fizeram. Lixeiras (nao vi)e sacos de lixo amarrados proximo aos visitantes precisa de uma organização menos precaria. SUGESTAO: distribuiçao de sacolas descartaveis, no ato da compra dos alimentos ou voluntarios podem fazer uma campanha de limpeza, distribuindo-as ao publico.
    Todos os visitantes podem respeitar uma festa tao linda. obrigada. Sonia Cristina.

    • Bom dia Sonia, vamos encaminhar a sua sugestão aos organizadores da festa. Eles certamente tomarão providências para não repetir o problema.

      • Bem que os japoneses turistas que vieram para a Copa do Mundo deram o exemplo de como se portar em público, no caso no estádio de futebol, ajuntando todos os descartáveis e acondicionando-os em sacos de lixo… O exemplo veio de fora ! Vamos aprender e colocar em prática !

  3. Gostaria de saber se é possível levar comidinhas para comer no parque durante a festa como um piquenique. E se há local para estacionamento.
    Obrigada

    • Tem estacionamento na entrada do parque e uma van levará as pessoas até o local da festa. Não vi nenhuma proibição de levar comida no parque para consumo próprio.

  4. gostaria saber como adquirir muda ou semente de cerejeira, muito linda
    obrigad.marcia duque

    • Existem vários produtores de mudas. Tem um em Ferraz de Vasconcelos: Av. D. Pedro II, 3455 – Ferraz de Vasconcelos – SP – Tel. (11) 8809-5894 (Claro) e (11) 8464-1787 (Tim)

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)