maio 312013
 

imin_noNo dia 4 de junho será realizado o IMIN NÔ – III ENCONTRO DE NÔ GAKU – OUTONO no Tucarena – PUC/SP. Nô é uma arte cênica que integra música, dança e atuação, fundada por Zeami há 600 anos no Japão. Foi trazida pelos imigrantes japoneses para o Brasil e atualmente conta com a participação de brasileiros. Este encontro reunirá quatro escolas: Kanze, Hosho, Kongo e Kita, que apresentarão juntas, pela primeira vez no Brasil, a peça Funabenkei.
Na primeira parte – Tristeza de Shizuka – Yoshitsune e Yoritomo, os irmãos líderes do clã Genji, acabam de ganhar a guerra contra o clã Heike. Por conta de um boato mentiroso, Yoritomo acredita que seu irmão o esteja traindo. Por isso Yoshitsune foge numa viagem perigosa que o obriga a separar-se de Shizuka, sua mulher. Na segunda parte – Luta contra o fantasma – durante sua viagem marítima, Yoshitsune é atacado pelo fantasma de Taira no Tomomori, samurai da família Heike morto pelo próprio Yoshitsune. Ao final, o fantasma vencido desaparece no branco das espumas das ondas. O interlúdio é o Ai Kyogen, a história de Funabenkei em português, num texto criado especialmente para ocasião desta apresentação pelos artistas do IMIN NÔ. Funa(ne) significa barco e Benkei é um monge e subordinado de Yoshitsune que liderou a viagem pelo mar poderosamente.
Essa apresentação será um marco para a consolidação da Associação Brasileira de Nô Gaku que tem como objetivo dar continuidade à pesquisa e apresentações de peças clássicas, difundir e criar público para apreciação do Teatro Nô no Brasil.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)