nov 122013
 

A festa mais tradicional do bairro da Liberdade, em São Paulo, é o Toyo Matsuri, que pode ser traduzido como Festival Oriental, que é realizado todos os anos desde 1969.
Este ano, como geralmente acontece, o Toyo Matsuri acontecerá no primeiro final de semana, dias 7 e 8 de dezembro de 2013, ocupando a praça da Liberdade e parte da Rua Galvão Bueno.
A diretoria da ACAL – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade, ainda não divulgou a programação, mas o evento terá um palco na Praça da Liberdade e uma pista na frente do palco para algumas atrações, como o de odori, dança japonesa, que costuma ter muitos participantes de quimono. O grupo de yosakoi soran, Shinsei ACAL, que completou 20 anos na semana passada, é uma presença certa no sábado a tarde. No domingo, a programação ficará por conta das atrações de Paulo Miyagui, da Rádio e TV Nikkey.
O local do Festival será adornado com “nobori”, que são as bandeiras verticais com fotos do Japão.

Para saber mais sobre o Toyo Matsuri.

Depois do Toyo Matsuri, outro evento importante na Liberdade acontece no dia 31 de dezembro de manhã. Trata-se do Moti Tsuki Matsuri, o festival dos bolinhos de arroz. Diversas pessoas se revezam no trabalho de socar o arroz no pilão, e o moti, bolinho abençoado de arroz, é distribuído gratuitamente aos presentes para dar sorte no próximo ano. São também servidas sopas de moti com a mesma finalidade.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)