out 072014
 

washie MiriamOshiroWashi-ê é a arte que utiliza papéis artesanais japoneses, confeccionados com as fibras das plantas Kozo, Mitsumata e Gampi, ou também em versões brasileiras, produzidos a partir de sisal, ananás, bananeira, cana, entre outras plantas nacionais. O Washi-ê explora as diferentes texturas, cores e nuances dos papéis desfiados, dobrados e justapostos, resultando em não apenas quadros, mas também em objetos de decoração, como luminárias, leques, porta-joias, bolsas, cartões e muitos outros.

Cerca de 130 obras compõem a exposição, entre quadros e objetos de decoração, como biombos ou luminárias. Haverá, também, algumas novidades, entre elas o foco em Hokkaido, a segunda maior ilha entre as quatro principais que formam o Japão. Quadros com temas dessa região revelam o processo de confecção das obras com a técnica Washi-ê.

A professora Luiza S. Y. Okubo, coordenadora da exposição, foi resgatar a historia de sua família, e mais especificamente de sua mãe, que nasceu em Hokkaido. “Reuni registros, fotos e lembranças junto aos meus familiares. Esse material fará parte da exposição como resgate de memória.”

Também será apresentado, por meio de imagens e da projeção de um vídeo, o processo de fabricação do papel Washi. Haverá, ainda, um espaço interativo, para que os interessados possam experimentar a técnica, participando da colagem de papel Washi em um painel coletivo.

A 5ª Exposição de Washi-ê acontece nos dias 11 e 12 de outubro, na Associação Hokkaido de Cultura e Assistência, localizada na Rua Joaquim Távora, 605, Vila Mariana, Metrô Ana Rosa, em São Paulo. No sábado, das 10 às 18h e no domingo, das 10 às 17h.

O grupo brasileiro de Washi-ê é formado pela professora Luiza Okubo e por Amélia Yoneya, Áurea Aoki, Carlos Ernesto Trigüis, Célia Yamada, Corina M. C. Ishikura, Eiko Emura, Erica Iwakami, Izilda Rodrigues, Kimiko Mizumoto, Maria Cristina Araújo, Miriam Oshiro, Odete Higobassi, Regina Oliveira, Silvia M. Rios, Sofia K. Mine e Yeda K. Cherubini.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)