nov 182014
 
BabyMetal na foto de Graham Berry

BabyMetal na foto de Graham Berry

Não há como ser indiferente à nova sensação do J-Pop / J-Rock. Alguns vão odiar, mas com certeza muitos já amam a banda BABYMETAL.
A banda define seu estilo como um novo gênero, o kawaii metal, uma mistura do J-Pop com o heavy metal – algo tão novo e estranho que a própria imprensa tem dificuldade em classificar (apareceram expressões como “symphonic death metal” e “melodic speed metal” para tentar descrever o estilo musical da banda). Como definir em poucas palavras a mistura de meninas kawaii adolescentes com atitude roqueira, figurinos gothic-lolita, vocais e coreografias de “idols” J-Pop, mais muito som heavy metal – e fazer essa mistureba dar certo? Só no Japão surgiria algo assim.
O trio que canta e dança (considere que dançar é algo que bandas de heavy metal não fazem) é formado por Suzuka Nakamoto (Su-Metal, 16 anos), Yui Mizuno (YuiMetal, 15 anos) e Moa Kikuchi (MoaMetal, 15 anos). Junto com o instrumental pesado da banda Kiba of Akiba, a BABYMETAL acaba de fazer sua primeira turnê internacional.
Apesar da pouca idade, as meninas da BABYMETAL se apresentam como artistas experientes em festivais de heavy metal no Japão e no exterior, encarando multidões de metaleiros e fazendo muito marmanjo babar. A banda foi formada por KobaMetal, produtor da Amuse Inc., empresa japonesa que forma “idols” adolescentes para o mercado J-Pop. A inspiração para a banda veio da similaridade que a expressão “heavy” (“hebi~” em japonês) tem com a palavra “baby” (“bebi~” em japonês) e do contraste entre as duas idéias. Em entrevistas as meninas da BABYMETAL contaram que quando o produtor explicou para elas, então com 11 anos de idade, a visão que ele tinha para elas e a banda, a reação delas foi uma careta e a pergunta: “Como é que é!?”
O sucesso começou em 2011 quando o vídeo-demo da música “Doki Doki Morning”, primeiro single da BABYMETAL, foi lançado no Youtube e se tornou viral alcançando mais de 1 milhão de acessos em um ano. Em 2012, ao se apresentar no Summer Sonic Rock Festival, o maior do Japão, as meninas da BABYMETAL se tornaram as artistas mais jovens a se apresentar no evento. No ano seguinte elas voltaram ao Summer Sonic e fizeram o vídeo promocional do lançamento no Japão do filme da banda Metallica, “Though the Never”.
Em fevereiro deste ano elas lançaram seu primeiro álbum, que na semana de lançamento atingiu a 4a. posição da Oricon, a 2a. posição na Billboard Japan e a 187a. posição na U.S. Billboard General Chart (o fato de algum artista japonês conseguir entrar na lista é por si só um grande feito). Em março a BABYMETAL fez seu primeiro show com lotação esgotada no Budokan Hall em Tóquio (praticamente um rito de passagem para toda banda ou artista ser considerado grande no Japão). Os meses de junho, julho e agosto foram uma maratona de shows solo e apresentações em festivais na Europa e nos Estados Unidos, onde a BABYMETAL também fez o show de abertura na turnê americana do show da Lady Gaga: “ArtRave: The Artpop Ball”. O aberto apoio que Lady Gaga deu à BABYMETAL catapultou a banda à fama internacional.
De volta ao Japão, a BABYMETAL está trabalhando no próximo álbum, que será gravado ao vivo num novo show no Budokan Hall, no dia 07 de janeiro de 2015. Superadas a surpresa e a incredulidade diante da novidade, a BABYMETAL segue rumo ao estrelato, “totally & kawaiilly WAdical!!” Yeah!!

Video – Megitsune

Video – Uki Uki Midnight

Video – Akatsuki – Su-Metal com a banda X Japan

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)