nov 222013
 
Caroline_Kennedy_2009

Caroline Kennedy na foto de Bill Burke/Page One

John Fitzgerald Kennedy, presidente dos Estados Unidos, foi assassinado há exatamente 50 anos, no dia 22 de novembro de 1963, em Dallas, Texas, causando um forte impacto num mundo em transformação. Em seu governo, JFK teve que trabalhar contra a discriminação racial aceita em vários estados; conseguiu verba para o Projeto Apollo, cujo maior desafio foi enviar o homem à Lua, e resolveu a questão dos mísseis de Cuba. Ele assinou um tratado para impedir a realização de testes nucleares e estava criando um plano para a retirada das tropas americanas do Vietnã, quando foi morto.
Caroline Kennedy chegou a Tóquio no dia 15 de novembro de 2013 e, no dia 19, bem próximo da data inesquecível, apresentou suas credenciais para o Imperador Akihito. Caroline, única filha viva do casal John e Jacqueline Kennedy, foi nomeada pelo presidente Barack Obama a nova Embaixadora americana no Japão.
Receber um membro da mais famosa família de políticos dos Estados Unidos como seu representante demonstra o respeito com que o Japão é tratado. O falecido presidente ainda é uma figura heróica e popular entre os japoneses.
Ao desembarcar em Narita, Caroline lembrou que seu pai queria ser o primeiro presidente americano a visitar o Japão, para reforçar as relações bilaterais que estavam abaladas após a oposição em massa à renovação do Tratado de Segurança Japão-EUA em 1960.
Hoje, a situação é bem diferente, mas os japoneses esperam de Caroline um apoio para resolver os problemas com a vizinhança e uma sensibilidade para a remoção da base militar americana da cidade de Ginowan, em Okinawa. Essa cidade tem 94 mil habitantes e um terço de sua área é ocupada pela base militar.
Com seu passado de forte apoio a Obama em suas duas eleições presidenciais, Caroline também é muito próxima do Secretário de Estado John Kerry, e com isso, espera-se que ela consiga influenciar nas decisões do governo. A nova Embaixadora esteve no Japão em 1978, visitando Hiroshima com o seu tio Ted; e em sua lua de mel em 1986, quando conheceu Nara e Quioto.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)