jan 262015
 

Estando no Japão, percebe-se que poucos tomam refrigerante. Em primeiro lugar, em qualquer restaurante ou café, a primeira coisa que vem à mesa é um copo de água gelada. E de graça. Ninguém acredita que nós pagamos R$ 5,00 (ou 240 ienes) por um copo de água nos restaurantes do Brasil. Mais os 10%¨de serviço. Em muitos lugares, o chá quente é servido e de graça também. Assim, quase ninguém pede Coca-Cola em restaurantes no Japão. Dizem que até o sushiman se enfurece quando alguém pede o refrigerante para comer junto com o seu sushi. Sim, o sushi é uma arte, enquanto Coca-Cola é um produto químico.

Vejamos como é o consumo da Coca-Cola nas ruas japonesas. Como em todo o Japão, as “vending machines” estão em todos os lugares para vender todos o tipos de bebidas, como chás, cafés e refrigerantes. As três máquinas da foto abaixo estão num espaço bem movimentado do bairro de Kohrinbo, onde ficam as lojas mais badaladas e as principais atrações turísticas de Kanazawa. A presença de jovens é muito maior aqui do que em outras regiões da cidade.

cocacola00

 

Vejamos cada uma dessas três máquinas de perto. Quantas Coca-Colas você consegue ver?

cocacola02

Detalhe: todos os produtos das duas máquinas a seguir são da própria Coca-Cola!

cocacola03

 

cocacola01

Pergunta: Países desenvolvidos não tomam mais Coca-Cola?

 

  2 Responses to “Coca-Cola só vende para americanos e para países “em desenvolvimento”?”

  1. Na verdade, Países como Japao, ja atingiram um nivel de desenvolvimento(tambem) cultural tao elevado, que é evidente que ja sabem o que nos Brasileiros estamos aprendendo às duras penas: saber distinguir aquilo que faz Bem, daquilo que faz Mal.

  2. cool, this very useful, but i don’t think ill use it that often, but good too know that japan doesn’t drink coke that just very well is proof im half japanese!!! because i too do not drink coca cola!!

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)