set 032013
 

hiroshi ikuta fotoMuitos japoneses e seus filhos se destacam na produção e desenvolvimento de hortaliças, frutas e cogumelos, mas alguns ganham notoriedade. É o caso de Hiroshi Ikuta. Filho de agricultores imigrantes japoneses de Mogi das Cruzes, SP, graduou-se engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP, em 1954. Pouco tempo depois passou a integrar o quadro de docentes do Departamento de Genética daquela escola. Foi responsável pela montagem da Estação Experimental do Setor de Melhoramento de Hortaliças no bairro de Rio Acima, em Mogi das Cruzes, inaugurada em 1960. Os trabalhos de melhoramento desenvolvidos pelo prof. Ikuta na Estação resultaram no lançamento de variedades de berinjela, repolho, alface, pepino, cenoura, pimentão entre outras espécies e revolucionaram o cultivo de hortaliças não só de São Paulo mas de todo o país.
Ikuta foi pioneiro na obtenção de híbridos de hortaliças, dos quais sempre foi um entusiasta, e desenvolveu híbridos nacionais de couve-flor, repolho, berinjela, pimentão, pepino, tomate, abóboras e milho doce.
Doutor em Agronomia pela Universidade de São Paulo, onde defendeu tese sobre o melhoramento de hortaliças no Estado de São Paulo, fez pós-doutorado em agronomia na Universidade de Kyoto, no Japão, e foi professor de pós-graduação na USP..
Nos últimos anos, o professor Ikuta dedicou-se a pesquisas com xaxim, vegetal praticamente extinto na Mata Atlântica e de fundamental importância para a conservação do solo e manutenção das águas subterrâneas, e foi colaborador da Universidade de Mogi das Cruzes, onde atuou no Centro Biomédico, além de ter desenvolvido trabalhos de melhoramento de orquídeas em convênio com a Aflord e a Fapesp.
O prof. Hiroshi Ikuta será homenageado durante o 4º Encontro Bunkyo Rural, a ser realizado em Mogi das Cruzes, nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2013. Mais informações sobre Bunkyo Rural no nosso post anterior.

  One Response to “Homenagem ao professor Hiroshi Ikuta no 4º Bunkyo Rural”

  1. Parabéns pela imensa dedicação nos estudos e nas pesquisas ,contribuindo na lógica da maior necessidade humana : a alimentação e também do ensino. Estas atitudes que deixam as marcas de diferença para um mundo melhor e um futuro promissor . Sabemos que a população mundial esta aumentando ate pela qualidade de vida , graças ao ensino pesquisa ,aprendizagem e também da política publica que esta sensibilizada com as questões de consumo consciente como boa alimentação com o “prato colorido ” onde possa conter carboidratos ,proteínas , verduras e leguminosas .
    Estes incentivos também na mídia como o programa bem estar ,que possibilitam plantar bons sementes e germinar nas gerações futuras..
    Entendo a importância de cada ser humano ,também contribuírem na disseminação do saber para que todos sejam sujeitos corresponsáveis em todas os aspectos do processo de saúde -doença .

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)