dez 112014
 

O Nikkei Institute of Industry and Regional Economy publicou, na revista Nikkei Shohi Insight 「日経消費インサイト」ou “Visão do consumidor japonês”, de novembro de 2014, uma pesquisa sobre os prováveis sucessos de 2015 no mercado japonês. Esse instituto trabalha com dados de consumo do passado e presente, e assim estuda a mudança de comportamento e de hábito do japonês.

Nesse levantamento, muito comentado pela mídia, chamou atenção o primeiro lugar ocupado pelo trem-bala, o Hokuriku Shinkansen, que ligará Tóquio a Kanazawa, a ser inaugurado em 14 de março de 2015. O segundo lugar coube ao Episódio 7 do Star Wars, sob a produção da Walt Disney, depois de uma janela de dez anos. O terceiro lugar é o impacto que estará tendo o mercado de smartphones, com a disputa entre as três grandes pelo cliente, e isso, além de trazer novas tecnologias, trará a redução do preço.

O caso do tenista Kei Nishikori, que agora é um dos melhores do mundo, deverá movimentar o mercado dessa modalidade e de produtos em 2015. É o quarto da lista. Já neste ano, cresceram o número de crianças que se matriculam em escolas de tênis, e se observa o aumento na venda de camisas polo semelhantes ao do atleta. O quinto lugar coube à revolução que se espera na área de animação e imagem, com o uso popular de redes sociais como Instagram e Vine, cujos videos curtíssimos de 7 segundos fazem muito sucesso no mercado americano.

O sexto lugar é ocupado pela reestruturação que será realizada na área comercial de Tóquio, com novos e grandes projetos, pois a cidade se prepara para as Olimpíadas de 2020. Isso deverá trazer um impacto, não só na área da construção, como também no comércio regional. O lançamento do relógio de pulso eletrônico da Apple em 2015, mudará o conceito de relógio, constatou a pesquisa que o colocou como o sétimo de maior impacto no ano que vem. Depois do sucesso do Noodle Maker, da Philips em 2014, espera-se uma grande reação de outros fabricantes quanto aos eletrodomésticos para a cozinha. É o oitavo da lista.

os mellhores de 2015 109“Cool Japan” e “Omotenashi” são campanhas para oferecer melhor serviço aos estrangeiros. Isso engloba as atividades “kawaii fashion” que a loja Shibuya da rede 109 (ichi maru kyu) vem trabalhando (foto ao lado), lojas de conveniência que vendem saquê 24 horas por dia, e outras inovações que vem agradando, não só os estrangeiros, mas principalmente os japoneses. Em nono lugar.

No décimo lugar aparecem empatados dois itens parecidos: 1) a mudança no sistema de distribuição de verduras pelo agricultor – que está optando por empresas que mantém um preço sem oscilações. Isso parece pouco, mas quando se sabe que gigantes de outros setores como a Toshiba, a Fujitsu, a Toyota e a JR (transportes) estão investindo na área, é porque mudanças virão. 2) a partir de 2015, os produtos alimentícios trarão informações sobre a funcionalidade dos seus componentes. Como o japonês costuma ler tudo no rótulo, isso pode trazer mudanças no consumo de certos alimentos.

Kanazawa no topo da preferência

slide hokuriku shinkansenA surpresa a que se refere o título da matéria é que Hokuriku Shinkansen é apenas uma linha nova de trem-bala, num país que possui muitas outras linhas. Entretanto, como a cidade de Kanazawa vem ganhando espaço na mídia, com a promoção de feiras de alimentos, atrações e de produtos típicos em grandes centros como Tóquio, sempre trabalhando com a força chamativa do trem-bala, é possível que o público em geral esteja pensando nessa cidade como próximo destino turístico. A empresa de turismo JTB, que tem uma loja em Kanazawa, constatou que turistas estão optando pela cidade, deixando de lado outros destinos que lideravam a lista de preferência, como os parques temáticos Tokyo Disneyland e a Universal Studios de Osaka. Os grandes atrativos agora no inverno são as thermas da região. A rede de thermas Kaga-ya, que administra três casas, revelou que só há pouquíssimas vagas para hospedagem até o dia 3 de janeiro de 2015. Embora o trem-bala nem esteja funcionando, a baixa da moeda japonesa, que fez turistas desistirem de ir ao exterior, e a vigorosa campanha da cidade por turistas, parece já estar dando resultado.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)