abr 102013
 

Undoukai koinobori

No dia 1º de maio de 2013, feriado de quarta-feira, a UCEG – União Cultural e Esportiva Guarulhense realizará seu undoukai, gincana poliesportiva, com início às 8 horas e término às 17 horas. Mesmo quem não é associado da UCEG poderá participar, pagando uma taxa simbólica de R$ 5,00 no local. As provas são para todas as idades, e desde crianças bem pequenas até os mais idosos terão oportunidades para participar. Há prêmios para os participantes. No local, haverá uma praça de alimentação com variedade de opções.
O Undoukai da UCEG será realizado no campo de beisebol da sede, que fica na rua Maria Zintl, 232, bairro Cocaia, Guarulhos. Informações pelo tel. 2405-8072.
Registros da Marinha japonesa indicam que a primeira gincana teria sido realizada em março de 1874, num centro de alojamentos em Tóquio, sob a orientação de um instrutor inglês. Então chamado de “athletic sport”, o dia de competições abrangeu alguns tipos de corridas, arremesso de peso e algumas disputas de caráter mais divertido, como a “perseguição ao porco”, atividade aparentemente associada às festividades de colheita agrícola na Inglaterra. Entretanto, o nome undoukai só apareceu primeira vez em 1885, na Universidade de Tóquio. Quem encabeçou a gincana foi o departamento de esportes daquela escola, e “undoukai” significa literalmente “departamento de esportes”. Para saber mais sobre a história do undoukai, veja aqui. Para ouvir a música mais tradicional do undoukai, uma marcha composta em 1897, chamada “gunkan”, clique aqui.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)