fev 272013
 

Cursos de Budismo

A Associação Religiosa Nambei Honganji Brasil Betsuin, anunciou os cursos de budismo que serão ministrados neste primeiro semestre em sua sede, que fica na Av. Cursino 753 – Saúde – S. Paulo – Tel. 5061-4902.

Um dos cursos é sobre o Budismo Básico, com o monge Dr. Ricardo Mário Gonçalves, professor da USP, que abordará os conceitos básicos do budismo analisando os versículos do Dhammapada. Nos dias 16 de março, 27 de abril, 18 de maio e 29 de junho, no horário das 16 às 18 horas. A contribuição sugerida é de R$ 20,00 por aula.

O outro curso é de Budismo Shin, com a monja Leninha Cipriani, que fará um estudo comparativo entre as obras Tannisho e Mattosho (cartas do mestre Shinran) para entendimentos da doutrina Jodo Shinshu. Nos dias 23 de março, 20 de abril, 25 de maio e 22 de junho, das 16 às 18 horas. A contribuição sugerida é de R$ 20,00 por aula.

Informações no Templo Higashi Honganji (endereço e telefone acima) ou info@amida.org.br

A entidade tem, desde o fim de 2012, o rito e as palestras do Dharma recitados em português, aos domingos, das 18h30 às 19h30, no endereço acima.

fev 262013
 

A Assistência Social Dom José Gaspar, conhecida como Ikoi no Sonô, tem o Núcleo de Convivência para Idosos. Caminhada, relaxamento, oficina de artesanato, oficina de culinária e dança estão entre as atividades oferecidas gratuitamente para os que têm mais de 50 anos. Uma nova turma começa no dia 1º de março, sempre na sexta-feira, no horário das 8 às 11h30.
Local: Jardim de Repouso São Francisco, Rua Jardim de Repouso, 881 – Parque Maria Helena, Guarulhos SP. Inscrições com Milena ou Tatiane, das 8 às 15 horas, pelo telefone 11 2480-1122
Veja no facebook

fev 262013
 

Há 19 anos, o avicultor Kenzo Fujikura, imigrante residente no Brasil, conseguiu que lhe enviassem da província de Yamagata, Japão, as primeiras mudas da dália, que foram plantadas na Ipelândia Home, casa de repouso que fica em Suzano.
Originária do México, essa flor é bastante comum no Japão. Hoje, a entidade tem 50 variedades dessa planta e são 3 mil pés no local, que conta com girassóis também. Esse é o cenário da 19ª Festa da Dália, nos dias 3 e 10 de março, começando às 10 horas e terminando às 16.
Além da beleza das flores, o público poderá apreciar shows variados, como do grupo de odori Fujima Ryu, Sara Odori, Kassa Odori, Kenko Taiso e Taikô. No dia 3 tem show do cantor Joe Hirata e no dia 10 tem a cantora Karen Ito. A parte da alimentação conta com yakissoba, takoyaki, moti, okonomiyaki, udon, peixe grelhado e outras delícias.
A entrada é gratuita. Há estacionamento no local.
Para quem quiser ir de trem, na estação de Suzano tem ônibus para o local. Para quem quer mais comodidade, há a opção do ônibus especial que sairá da frente do Enkyo, na rua Fagundes, 121, Liberdade, São Paulo, às 9 horas, e saira às 15 horas de Ipelândia de volta ao mesmo local. A passagem de ida e volta custa 20,00, e deve-se fazer reserva pelo tel. 11 3274-6490.

fev 222013
 

Gaijin Sentai OST

Expoente do j-rock nacional, a banda Gaijin Sentai lança OST, um álbum todo cantado em japonês que mistura elementos de heavy metal e ritmos tradicionais brasileiros e japoneses. Fazer rock japonês no Brasil. A frase pode parecer um pouco estranha para você, mas essa foi a ideia e o desafio da banda paulistana Gaijin Sentai.

Criada em Caraguatatuba, a Gaijin Sentai ganhou notoriedade ao misturar músicas de Anime e Tokusatsu com heavy metal e alguns elementos de ritmos tradicionais brasileiro, como o maracatu. A receita deu certo, e a banda conquistou seu espaço junto aos fãs de rock e cultura pop japonesa, fazendo diversos shows pelo Brasil e até mesmo uma turnê Sul Americana ao lado do rockstar japonês Eizo Sakamoto, vocalista da banda Anthem, que também já passou por Jam Project e Animetal, uma turnê em Portugal em 2010 e participação em edições da Virada Cultural Paulista em várias cidades do Estado, inclusive na capital.

Após se apresentar em diversos eventos de cultura japonesa, como Festival do Japão, Tanabata Matsuri e Anime Friends, a banda tornou-se a maior referência brasileira em animesongs. O reconhecimento público Otaku veio com a vitória no concurso Sony Ericsson Animax de Música Independente. Desde então, a Gaijin Sentai foi protagonista de diversas reportagens e canais de televisão, como Globo, Play TV, Estadão, Rede TV, Rede Bandeirantes, Multishow e NHK. Para 2013, a banda traçou um objetivo audacioso: fazer o primeiro álbum de hard rock/metal inteiramente cantado em japonês produzido no ocidente. Para ajudar na realização do projeto, a banda se inscreveu em um concurso do Programa de Ação Cultural (PROAC), do Governo do Estado de São Paulo, e sagrou-se vencedora entre mais de 500 projetos, conseguindo recursos para realizar o sonho de produzir seu álbum.

“Foi uma surpresa receber a notícia. Afinal, tocando rock japonês havíamos sido selecionados entre tantos candidatos já consagrados da música popular brasileira”, afirma Jefferson Amorin, tecladista da Gaijin Sentai. O Prêmio obtido no PROAC garantiu a alta qualidade na gravação do álbum OST, que será lançado oficialmente no dia 27 de fevereiro.

Mixado no Norcal Studio por Brendan Duffey e Adriano Daga, dupla que já trabalhou com grandes nomes do rock nacional como Angra, Edu Falaschi, Tihuana e Biquini Cavadão, OST conta com 12 faixas misturando os tradicionais vocais masculino e feminino da Gaijin Sentai, além de participações especiais, como o rockstar japonês Eizo Sakamoto, que empresta sua voz a duas músicas, e dos respeitados Tsukasa Kaito e Yooheu Kaito, referências no Brasil quando falamos de Taiko e Shamisen, instrumentos tradicionais japoneses de percussão e cordas, respectivamente. Outro diferencial do OST é o rico encarte, que contém 13 ilustrações originais que têm relação direta com o álbum e influências de tokusatsus das décadas de 60, 70 e 80.

“Tentamos reproduzir a poesia das produções, mas com todo cuidado, para produzir algo autêntico, e que ao mesmo tempo tivesse relação com as músicas e contribuísse para a obra como um todo”, conta Nordan, vocalista da Gaijin Sentai. OST já está disponível para a pré-venda no site da banda e estará disponível em lojas especializadas em hard rock e j-rock a partir do dia 27 de fevereiro.

Para saber mais sobre a Gaijin Sentai, acesse: Site: www.gaijinsentai.com.br Facebook: www.facebook.com/gaijinsentai Entrevista na NHK: http://www.youtube.com/watch?v=UDjQ9HqjylY  Teaser: http://www.youtube.com/watch?v=yVA_oSiOFBw

fev 212013
 

Sukiyaki Western Django

A partir de hoje, 20 de fevereiro, até o dia 17 de março, os fãs de Quentin Tarantino podem assistir seus filmes no CCBB e no Cinusp, na mostra que tem o apoio da Fundação Japão e que recebeu o nome de “Mondo Tarantino”. “Pulp Fiction”, “Cães de Aluguel” , “Kill Bill 1 e 2″ e “Bastardos Inglórios” estão entre seus filmes exibidos.
A mostra também apresenta produções que de alguma forma influenciaram Tarantino, como “O Grande Golpe”, de Stanley Kubrick e “Taxi Driver”, de Martin Scorsese, e filmes nos quais o diretor participa como ator integram a mostra, incluindo “Um Drinque no Inferno” (1996), de Robert Rodriguez, e “Sin City – A Cidade do Pecado”, que co-dirigiu com Robert Rodriguez e Frank Miller.
Para os fãs de filmes japoneses, entretanto, o destaque fica para o filme “Sukiyaki Western Django”, de 2007. A história é simples: dois tradicionais clãs disputam um tesouro escondido numa pequena cidade, quando surge o pistoleiro Django, disposto a ajudar o lado que pagar mais. Direção de Takeshi Miike, e Quentin Tarantino aparece no papel do pistoleiro Ringo. O Outro destaque é o premiado “Sonatine”, do diretor Takeshi Kitano, sobre yakuza, filmado em 1993.

Sonatine Takeshi Kitano

“Sukiyaki Western Django” será exibido no CCBB nos dias: 1º/março – 20 horas e no dia 3/março – 17h30. “Sonatine”, ou “Adrenalina Máxima” (título brasileiro do mesmo filme), será exibido hoje, dia 20/fevereiro – 17h30 e no dia 23/fevereiro – 13 horas, no CCBB.

Todos os filmes da mostra serão exibidos também no CINUSP, na Cidade Universitária de São Paulo, mas até o momento, a entidade não divulgou sua programação.

CCBB São Paulo – 20 de fevereiro a 17 de março de 2013
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo – 70 lugares – Tel: 11-3113-3651 / 11-3113-3652 – www.bb.com.br/cultura

CINUSP Paulo Emílio – 25 de fevereiro a 15 de março
Rua do Anfiteatro, 18 – Colmeia, Favo 04 – Cidade Universitária – SP – 100 lugares – fone: 11-3091-3540 – www.usp.br/cinusp