maio 312013
 

6 festa cultura japonesa sumare 2013

A cidade de Sumaré, perto de Campinas, prepara a sua 6ª Festa da Cultura Japonesa, que no dia 15 de junho de 2013 abre às 18 horas, e no dia 16 de junho começa às 8 horas. Na verdade, a programação começa no dia 10 de junho, mas são basicamente oficinas e cursos.

No sábado e domingo acontecem os shows de taikô, de yosakoi soran, e outras atrações. O interessante é que essa festa engloba um torneio de mallet golf em sua programação, e é uma boa oportunidade para quem quiser conhecê-lo.

No domingo, ás 10h30, haverá uma oficina de pipas com Ken Yamazato, o famoso engenheiro que tentou obter o recorde mundial de maior pipa!

A promoção é da Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Sumaré, e o endereço é: Avenida da Saudade, 1.499, Jardim Florença, Sumaré/SP.

maio 312013
 

imin_noNo dia 4 de junho será realizado o IMIN NÔ – III ENCONTRO DE NÔ GAKU – OUTONO no Tucarena – PUC/SP. Nô é uma arte cênica que integra música, dança e atuação, fundada por Zeami há 600 anos no Japão. Foi trazida pelos imigrantes japoneses para o Brasil e atualmente conta com a participação de brasileiros. Este encontro reunirá quatro escolas: Kanze, Hosho, Kongo e Kita, que apresentarão juntas, pela primeira vez no Brasil, a peça Funabenkei.
Na primeira parte – Tristeza de Shizuka – Yoshitsune e Yoritomo, os irmãos líderes do clã Genji, acabam de ganhar a guerra contra o clã Heike. Por conta de um boato mentiroso, Yoritomo acredita que seu irmão o esteja traindo. Por isso Yoshitsune foge numa viagem perigosa que o obriga a separar-se de Shizuka, sua mulher. Na segunda parte – Luta contra o fantasma – durante sua viagem marítima, Yoshitsune é atacado pelo fantasma de Taira no Tomomori, samurai da família Heike morto pelo próprio Yoshitsune. Ao final, o fantasma vencido desaparece no branco das espumas das ondas. O interlúdio é o Ai Kyogen, a história de Funabenkei em português, num texto criado especialmente para ocasião desta apresentação pelos artistas do IMIN NÔ. Funa(ne) significa barco e Benkei é um monge e subordinado de Yoshitsune que liderou a viagem pelo mar poderosamente.
Essa apresentação será um marco para a consolidação da Associação Brasileira de Nô Gaku que tem como objetivo dar continuidade à pesquisa e apresentações de peças clássicas, difundir e criar público para apreciação do Teatro Nô no Brasil.

maio 272013
 

No dia 2 de junho de 2013, a partir das 13 horas, será realizada a sétima apresentação musical dos alunos do grupo Kaito Shamisen de Taubaté/SP. O evento acontecerá em São Paulo, na sede da Associação Aichi, na rua Santa Luzia, 74, bairro da Liberdade. A entrada é franca, mas a organização solicita a doação de 1 kg de alimento não perecível para entidades beneficentes.
Na primeira parte da programação haverá a apresentação tradicional de minyo, shamisen, shakuhachi e taikô. A segunda parte será da utilização atual desses instrumentos tradicionais, com fusão de taikô e guitarra ao shamisen. Na terceira parte, crianças e adultos mostram o taikô (wadaiko).
Informações no tel. 12 -8125-0018. Veja também o site da Kaito.

maio 242013
 

Linda_SanseiSayuri, Naomi, Mutsumi, Sakura e Shiori formam o grupo Linda III Sei, que lançou um CD single “Miraiseiki eZ Zoo” em abril de 2013 no Japão, que agora já aparece em várias revistas japonesas. Com a média de idade de 13,5 anos, as garotas residem na província de Gunma e de lá conquistam fãs dentro do Japão. Uma delas nasceu lá, mas as demais são brasileiras que cresceram no Japão. Se falam entre elas em português, e possuem boa pronúncia em japonês. Na entrevista à MTV, elas souberam explicar em japonês o significado da palavra “Linda”, mas não souberam definir “Sansei”.

Linda III Sei na cidade de Oizumi, no Brazilian Day canta várias músicas:

No site oficial http://linda3.jp/, há um formulário (em português) para quem deseja se tornar um novo membro do Linda III Sei. Clique em “Teste”.

 

maio 232013
 
Foto Miura Dolphins Co./AP

Foto Miura Dolphins Co./AP

O japonês Yuichiro Miura se tornou a pessoa mais idosa a escalar o Monte Everest. Miura, com seus 80 anos de idade, chegou ao topo da montanha de 8.848 metros, hoje, quinta-feira, dia 23 de maio de 2013. Ele e seus guias locais deixaram a última base instalada na altura de 8.500 metros às 2 horas da manhã no horário local. Menos de sete horas depois, o grupo atingiu o ponto mais alto.
Miura já tinha escalado o mesmo Everest em 2003 e 2008, mas ele tem problemas cardíacos e fez sua última cirurgia em janeiro, para tratar da arritmia. Foi a sua quarta operação desde 2007. Miura fraturou a pelvis e o osso da coxa esquerda em 2009 num acidente de esqui.
Quando mais jovem ele se tornou famoso por descer o Everest, em 1970, usando um para-quedas para frear a descida. Isso foi filmado como documentário e o mesmo ganhou Oscar em 1975. Fonte: The Japan Times.