maio 312013
 

6 festa cultura japonesa sumare 2013

A cidade de Sumaré, perto de Campinas, prepara a sua 6ª Festa da Cultura Japonesa, que no dia 15 de junho de 2013 abre às 18 horas, e no dia 16 de junho começa às 8 horas. Na verdade, a programação começa no dia 10 de junho, mas são basicamente oficinas e cursos.

No sábado e domingo acontecem os shows de taikô, de yosakoi soran, e outras atrações. O interessante é que essa festa engloba um torneio de mallet golf em sua programação, e é uma boa oportunidade para quem quiser conhecê-lo.

No domingo, ás 10h30, haverá uma oficina de pipas com Ken Yamazato, o famoso engenheiro que tentou obter o recorde mundial de maior pipa!

A promoção é da Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Sumaré, e o endereço é: Avenida da Saudade, 1.499, Jardim Florença, Sumaré/SP.

maio 312013
 

imin_noNo dia 4 de junho será realizado o IMIN NÔ – III ENCONTRO DE NÔ GAKU – OUTONO no Tucarena – PUC/SP. Nô é uma arte cênica que integra música, dança e atuação, fundada por Zeami há 600 anos no Japão. Foi trazida pelos imigrantes japoneses para o Brasil e atualmente conta com a participação de brasileiros. Este encontro reunirá quatro escolas: Kanze, Hosho, Kongo e Kita, que apresentarão juntas, pela primeira vez no Brasil, a peça Funabenkei.
Na primeira parte – Tristeza de Shizuka – Yoshitsune e Yoritomo, os irmãos líderes do clã Genji, acabam de ganhar a guerra contra o clã Heike. Por conta de um boato mentiroso, Yoritomo acredita que seu irmão o esteja traindo. Por isso Yoshitsune foge numa viagem perigosa que o obriga a separar-se de Shizuka, sua mulher. Na segunda parte – Luta contra o fantasma – durante sua viagem marítima, Yoshitsune é atacado pelo fantasma de Taira no Tomomori, samurai da família Heike morto pelo próprio Yoshitsune. Ao final, o fantasma vencido desaparece no branco das espumas das ondas. O interlúdio é o Ai Kyogen, a história de Funabenkei em português, num texto criado especialmente para ocasião desta apresentação pelos artistas do IMIN NÔ. Funa(ne) significa barco e Benkei é um monge e subordinado de Yoshitsune que liderou a viagem pelo mar poderosamente.
Essa apresentação será um marco para a consolidação da Associação Brasileira de Nô Gaku que tem como objetivo dar continuidade à pesquisa e apresentações de peças clássicas, difundir e criar público para apreciação do Teatro Nô no Brasil.

maio 272013
 

No dia 2 de junho de 2013, a partir das 13 horas, será realizada a sétima apresentação musical dos alunos do grupo Kaito Shamisen de Taubaté/SP. O evento acontecerá em São Paulo, na sede da Associação Aichi, na rua Santa Luzia, 74, bairro da Liberdade. A entrada é franca, mas a organização solicita a doação de 1 kg de alimento não perecível para entidades beneficentes.
Na primeira parte da programação haverá a apresentação tradicional de minyo, shamisen, shakuhachi e taikô. A segunda parte será da utilização atual desses instrumentos tradicionais, com fusão de taikô e guitarra ao shamisen. Na terceira parte, crianças e adultos mostram o taikô (wadaiko).
Informações no tel. 12 -8125-0018. Veja também o site da Kaito.

maio 242013
 

Linda_SanseiSayuri, Naomi, Mutsumi, Sakura e Shiori formam o grupo Linda III Sei, que lançou um CD single “Miraiseiki eZ Zoo” em abril de 2013 no Japão, que agora já aparece em várias revistas japonesas. Com a média de idade de 13,5 anos, as garotas residem na província de Gunma e de lá conquistam fãs dentro do Japão. Uma delas nasceu lá, mas as demais são brasileiras que cresceram no Japão. Se falam entre elas em português, e possuem boa pronúncia em japonês. Na entrevista à MTV, elas souberam explicar em japonês o significado da palavra “Linda”, mas não souberam definir “Sansei”.

Linda III Sei na cidade de Oizumi, no Brazilian Day canta várias músicas:

No site oficial http://linda3.jp/, há um formulário (em português) para quem deseja se tornar um novo membro do Linda III Sei. Clique em “Teste”.

 

maio 232013
 
Foto Miura Dolphins Co./AP

Foto Miura Dolphins Co./AP

O japonês Yuichiro Miura se tornou a pessoa mais idosa a escalar o Monte Everest. Miura, com seus 80 anos de idade, chegou ao topo da montanha de 8.848 metros, hoje, quinta-feira, dia 23 de maio de 2013. Ele e seus guias locais deixaram a última base instalada na altura de 8.500 metros às 2 horas da manhã no horário local. Menos de sete horas depois, o grupo atingiu o ponto mais alto.
Miura já tinha escalado o mesmo Everest em 2003 e 2008, mas ele tem problemas cardíacos e fez sua última cirurgia em janeiro, para tratar da arritmia. Foi a sua quarta operação desde 2007. Miura fraturou a pelvis e o osso da coxa esquerda em 2009 num acidente de esqui.
Quando mais jovem ele se tornou famoso por descer o Everest, em 1970, usando um para-quedas para frear a descida. Isso foi filmado como documentário e o mesmo ganhou Oscar em 1975. Fonte: The Japan Times.

maio 232013
 

ajab matsuriO AJAB Matsuri é um evento tradicional realizado pela Associação Cultural e Assistencial Nipo-Brasileira do Jabaquara. Este ano, acontecerá no dia 26 de maio, domingo. O forte do evento são as comidas típicas preparadas pelo departamento de senhoras daquela entidade, que fica bem perto da Estação Jabaquara do metrô.

 

maio 232013
 

madame tussauds waxA rede de museus Madame Tussauds abriu em maio sua primeira exposição permanente no Japão, em Tóquio. Localizado no bairro de Odaiba, este é o 13º museu da rede, famosa mundialmente pelas reproduções em cera de celebridades e figuras históricas em tamanho real.

Qual delas é de cera?

Qual das Yuko Oshima é de cera?

Além das estátuas de famosos internacionais como Brad Pitt e Lady Gaga, a coleção de Tóquio tem celebridades japonesas como a cantora do grupo AKB 48, Yuko Oshima. A cerimônia de inauguração teve a presença da banda X JAPAN, cujos membros posaram ao lado de suas reproduções em cera. O grupo de estátuas demorou 4 meses para ser produzido ao custo de 21 milhões de ienes e impressionou os membros da banda pela impressionante similaridade. “Elas têm até pelos no peito!”, disse o baterista Yoshiki. A presença de Pata, Heath, Yoshiki e Sugizo empolgaram fãs, mas a ausência do vocalista Toshi foi notada.

maio 222013
 

chara 1970A Fundação Japão realiza em parceria com o Sesc SP a exposição JAPAN: Kingdom of Characters (Japão: O Reino dos Personagens), que examina as circunstâncias culturais e históricas por trás da afeição do povo japonês pelos personagens, e tece caminhos acerca do futuro dos personagens no Japão contemporâneo. A exposição aberta ao público acontece de 7 a 25 de junho de 2013, no Sesc Carmo (Sé), em São Paulo. A mostra itinerante percorrerá ainda outras seis capitais brasileiras, como Curitiba, Recife, Manaus, Belém, Brasília e Rio de Janeiro.
Nesta exposição, personagens “populares” que qualquer japonês é capaz de reconhecer como o Ultraman, o Astro Boy, a Hello Kitty, o Pokémon (Pikachu), e mascotes (yurukyara) serão apresentados em forma de painéis, vídeos e bonecos.
“A existência de produtos com esses personagens é ainda mais significativa. Juntamente com itens comuns como bichinhos de pelúcia e artigos de papelaria, esses produtos englobam uma enorme e variada gama de itens, desde acessórios de moda e artigos de uso diário a anúncios e serviços. Ao longo de cada período, a extensão e a variedade desses itens aumentaram de modo a abranger todas as facetas da vida dos japoneses. Outro aspecto importante é a mudança dos perfis de consumo: de crianças para adultos, de uso familiar para pessoal, de entretenimento para suprimento de necessidades psicológicas.”, afirma Hiroyuki Aihara, presidente da Character Research Institute Co. Ltd, no folder do evento.
A exposição, que já passou por vários países como Itália, Taiwan, Hungria, França, Austrália, Espanha, Inglaterra, Malásia, Turquia, que está dividida em quatro partes, apresenta ambientes onde o visitante terá a oportunidade de conhecer e recordar alguns personagens que emergiram ao longo de cada década, e são ícones destacados até os dias de hoje, e apontam vias para compreender as mudanças na sociedade japonesa que eles proporcionaram e as possibilidades conceptivas de design de produtos lançados a partir desses personagens.
Diversão com sabor oriental
De 6 a 28 de junho de 2013, o Sesc Carmo resgata alguns mini games da década de 1990 na exposição No Reino dos Tamagotchis, recriando um cenário que abriga diversos bichinhos virtuais que podem ser alimentados, cuidados com carinho e atenção pelo público, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h30, na Internet Livre. E, nos dias 8, 15 e 22 de junho, sábados, a exposição abre para visitação das 10h às 16h.
Os personagens da cultura pop japonesa são o ponto de partida para que Kiara Terra desenvolva narrativas colaborativas com o público, aguçando a imaginação com Histórias no Reino dos Personagens Japoneses, nos dias 8, 15 e 22 de junho, sábados, às 11h. As narrativas despertam a memória do participante, em meio ao universo simbólico da exposição itinerante JAPAN: Kingdom of Characters.
Os participantes customizam toucas nas aulas abertas de Adereços Para Sua Fantasia de Cosplay, nos dias 8, 15 e 22 de junho, sábados, das 14h às 15h30, no Salão 2. As toucas são pré-montadas em material plush, com modelos inspirados em diversos personagens de desenho animado, da série pokemon e tamagotchi, com Juliana Tsukino, vencedora de diversos concursos de cosplayer no Brasil. A atividade é recomendada para maiores de 12 anos.
Nos dias 8, 15 e 22 de junho, sábados, das 10h às 16h, as crianças se divertem na oficina Crie Seu Personagem de Papel em cartões, utilizando a técnica de Kirigami, com efeitos tipo Pop Up, com orientação de Naomi Uezu, no Salão 2.
Entre os dias 10 e 19 de junho, segundas e quartas, das 10h às 12h, no Ateliê, Naomi Uezu ensina o modo de fazer Cartões em Kirigami 3D – Pop Up, uma variação do Origami em que o papel recebe cortes e dobras, recebendo formas inesperadas com efeitos tridimensionais. Além de cartões, convites, peças decorativas e móbiles são produzidos com diferentes etapas e graus de dificuldade.
Para participar da oficina é necessário inscrever-se na Central de Atendimento, com taxas de R$ 10,00 (comerciários), R$ 20,00 (usuários e dependentes) e R$ 40,00 (inteira). Não é exigido conhecimento prévio para a vivência.
Especialmente nos sábados, compreendidos no período do evento, teremos um cardápio oriental, das 11h às 14h45min, no Restaurante 1, com valores para consulta no local, sendo:
Dia 8 de junho – guioza de carne bovina com legumes, yakissoba, frango xadrez, sunomono (conserva de pepino), sushi, arroz branco, kiwi e gelatina japonesa com frutas.
Dia 15 de junho – guioza de carne bovina com legumes, kare raisu (carne de frango, suína e legumes), yakissoba, tori furai (filé de frango empanado), salada harussame (macarrão com legumes), arroz branco, melão e gelatina japonesa com frutas.
Dia 22 de junho – harumaki (rolinho de legumes), teppan Yaki (carne de frango com legumes), yakissoba, sunomono de rabanete, sushi, arroz branco, laranja kinkan, e gelatina japonesa com frutas.

Exposição JAPAN: Kingdom of Characters – 7 a 25 de junho de 2013 segunda a sexta, das 9h às 19h30 e sábados, das 10h às 16h Onde: Área de Convivência e Auditório – Sesc Carmo – ENTRADA GRATUITA – Classificação: livre Local – Sesc Carmo (Sé) – Rua do Carmo, 147 – Centro – São Paulo – SP (Próximo à Estação Sé do Metrô) Tel: (11) 3111-7000
Exposição No Reino dos Tamagotchis – 6 a 28 de junho de 2013, segunda a sexta, das 9h às 19h30 e nos dias 8, 15 e 22/06, sábados, das 10h às 16h -Onde: Internet Livre – Sesc Carmo – Grátis
Contação – Histórias no Reino dos Personagens Japoneses – Dias 8, 15 e 22 de junho, sábados – 11h
Onde: Itinerante pela Exposição JAPAN: Kingdom of Characters (JAPÃO: Reino dos Personagens) – Grátis
Aulas Abertas – Adereços Para Sua Fantasia de Cosplay – Dias 8, 15 e 22 de junho, sábados, das 14h às 15h30
Onde: Salão 2 – Sesc Carmo – Grátis
Aulas abertas Crie Seu Personagem de Papel – Quando: 8, 15 e 22 de junho, sábados – das 10h às 16h
Onde: Salão 2 – Sesc Carmo – Grátis
Oficina Cartões em Kirigami 3D – Pop Up – Quando: de 10 a 19/06, Segundas e Quartas, das 10h às 12h
Onde: Ateliê – 2º andar – Sesc Carmo -Quanto: R$ 10,00 (comerciários), R$ 20,00 (usuários e dependentes) e R$ 40,00 (inteira)
Cardápio oriental
Quando: 8, 15 e 22 de junho, sábados – Horário: das 11h às 14h45min
Onde: Restaurante 1 – Sesc Carmo – Quanto: Consulte os preços no local
maio 222013
 

A Adesc realizará a aula de pintura para crianças de 6 a 15 anos, na sede da Associação Miyagui Kenjin, na Rua Fagundes, 152, Liberdade, São Paulo, no dia 1º de junho de 2013, em duas turmas, nos horários das 8h30 e das 13h30.
Cada aula terá três horas de duração e será ministrada pela professora Ayako Gokita. Os organizadores pedem que os alunos cheguem com 30 minutos de antecedência e tragam os seguintes materiais: pastel ou lápis de cera, papel jornal (10 folhas) e toalhinha.
A participação é gratuita para as crianças interessadas, mas as inscrições devem ser feitas até o dia 27 de maio, pelo telefone: 11 3835-6775, ou por-mail: adescsp@ig.com.br, informando o nome completo, idade, e o horário desejado.
Adesc é sigla de Associação Cultural dos Departamentos de Senhoras Cooperativistas, entidade que substituiu o departamento que orientava e auxiliava as esposas de agricultores e funcionava dentro da Cooperativa Agrícola de Cotia. Após a extinção da Cooperativa, as senhoras se uniram para manter o espírito cooperativista, e assim fundaram a Adesc e vêm realizando atividades culturais e sociais, como essa aula de pintura.

maio 212013
 

machikado keikiKanon Mori tem 23 anos e é a mais velha do grupo. HInako Kuroki tem apenas 16. Yuki Sakura (20) e Jun Amaki (17) completam a banda Machikado Keiki Japan. O estranho nome do grupo pode ser traduzido como “Condições Econômicas nas Ruas do Japão”, e a estratégia de marketing do grupo é no mínimo curiosa.
As garotas ficam de olho no índice Nikkei da bolsa de valores, e decidem a roupa que usarão no show de acordo com esse dado econômico. Por exemplo, quando esse índice fica abaixo de 10.000 pontos, elas vão para o palco com saias bem longas. E quanto mais o índice sobe, as saias ficam mais curtas. No dia da entrevista concedida para o The Japan Times, o índice Nikkei apontava 13.000 pontos, e elas apareceram usando apenas shorts de renda. Não é de estranhar que 95% dos fãs do grupo sejam homens.
O boom da minissaia na década de 60 coincidiu com o forte crescimento econômico do Japão, e também a era disco da década de 80 tem a ver com as saias bem curtas nas casas noturnas da época, explicam as integrantes do Machikado, embora nenhuma delas tenha presenciado esses fatos.
A música de estréia do grupo é “Abeno Mix”, que fala da política econômica do Primeiro Ministro Shinzo Abe que assumiu em dezembro, da inflação, da alta do iene… Veja o vídeo:

Fonte: The Japan Times