set 292014
 
monte ontake

Monte Ontake ©Sparkle Motion

O vulcão do Monte Ontake (御嶽山 Ontake-san) que entrou em erupção no sábado, dia 27 de setembro de 2014, é o segundo mais alto do Japão, com 3.067 metros de altura. A última grande erupção havia ocorrido em outubro de 1979. O Monte Ontake também é conhecido como Kiso Ontake, recebendo o nome da pequena cidade mais próxima, da província de Nagano. Ele está a 100 km da cidade de Nagoya, província de Aichi.

Existe uma música popular que homenageia o Monte Ontake: “Kiso Bushi”. Não se sabe quem foi o autor, mas essa música regional tornou-se conhecida graças ao trabalho do prefeito de Kiso, Sunao Ito (1876 ~ 1942). Ele percebeu a vocação turística do lugar e divulgou a música e ensinou a dança do “Kiso Bushi”, que canta a vida dos trabalhadores que transportam toras de madeira através do rio. Na primeira estrofe aparece o “nakanori san”. Três pessoas conseguiam levar uma tora pelo rio. Quem ia na frente era conhecido como “henori”. Quem ia atrás era o “tomonori”, e o do meio era o “nakanori”. Na mesma estrofe aparece o Monte Ontake (Ontake-san), citando que é frio mesmo no verão. Dá para imaginar aqueles homens sem roupas especiais, no meio da água, empurrando o tronco. Nas últimas estrofes, a música faz menção às espécies  de árvores típicas de Kiso: Sawara, Nezuko, Kouyamaki e Hinoki, cujas extrações eram proibidas durante o período Edo.

O prefeito Sunao Ito chegou a lançar uma revista chamada “Kiso no Ontake” em 1917 e aconselhou uma fábrica local a colocar o nome de “Nakanori-san” em sua bebida em 1925, tudo para tornar a cidade turística. Ito foi prefeito durante 12 anos e sua estátua pode ser vista na estação ferroviária Kiso-Fukushima.

Nos anos 50 e 60, “Kiso Bushi” foi divulgada através de novas mídias e alcançou sucesso nacional, havendo até um videoclip em desenho de animação nas vozes da dupla “The Peanuts”.

木曽節

木曽のナー 中乗りさん – Kiso no naa Nakanori-san
木曽の御岳(おんたけ)さんは ナンジャラホイ – Kiso no Ontake-san wa nanjarahoi
夏でも寒い ヨイヨイヨイ – Natsu demo samui yoiyoiyoi
合唱:ハー ヨイヨイヨイノ ヨイヨイヨイ – Coro: yoiyoiyoi no yoiyoiyoi

袷ょ(あわしょ)ナー 中乗りさん
あわしょやりたや ナンジャラホーイ
足袋もそえて ヨイヨイヨイ
合唱:ハー ヨイヨイヨイノ ヨイヨイヨイ

人はナー 中乗りさん
人は見目(みめ)より ナンジャラホーイ
ただ心 ヨイヨイヨイ
合唱:ハー ヨイヨイヨイノ ヨイヨイヨイ

心ナー 中乗りさん
心細いよ ナンジャラホーイ
木曽路の旅は ヨイヨイヨイ
合唱:ハー ヨイヨイヨイノ ヨイヨイヨイイ

笠にナー 中乗りさん
笠に木の葉が ナンジャラホーイ
舞いかかるよ ヨイヨイヨイ
合唱:ハー ヨイヨイヨイノ ヨイヨイヨイ

木曽のナー 中乗りさん
木曽の名木 ナンジャラホーイ
ヒノキにサワラ  ヨイヨイヨイ
合唱:ハー ヨイヨイヨイノ ヨイヨイヨイ

ネズコにー 中乗りさん
ネズにアスヒに ナンジャラホーイ
コウヤマキ ヨイヨイヨイ
合唱:ハー ヨイヨイヨイノ ヨイヨイヨイ

Por ser uma música folclórica, há diversas versões. A versão do vídeo abaixo foi gravada pela cantora Eri Chiemi e é interessante, porque começa bem tradicional e depois adquire um ritmo latino/cubano, muito em voga na década de 50.

set 262014
 

guia pratico-saque3Celso Ishiy é jovem, mas conhece como ninguém a arte do saquê. Ele estudou sobre o saquê no Japão, trabalhou em fábrica de saquê, visitou várias indústrias do ramo, e seu pai é um grande importador de saquê no Brasil.

O livro “Guia Prático do Saquê”, da Editora JBC, aborda as origens e lendas, os métodos de produção, os principais tipos, as regiões produtoras, o melhor jeito de se consumir, os pratos para harmonizar, e outros assuntos.

No livro estão respostas para perguntas como: Bebe-se saquê com sal? Existe mais de um tipo de saquê? É melhor quente ou gelado? Por que se toma a bebida em copo quadrado? Com quais tipos de comida harmoniza? É verdade que não dá ressaca?. “São as perguntas que mais respondo em minhas palestras”, afirma o autor.

Enfim, um livro para os apreciadores da cultura japonesa. O saquê é feito a partir da fermentação de arroz, e a bebida é tão valorizada que é oferecida aos deuses xintoístas, e também é servida em ocasiões especiais como casamento, inauguração de lojas e comemorações. Mas o saquê está presente também na mesa dos japoneses como uma bebida popular.

O lançamento do Guia Prático do Saquê será nesta terça-feira, dia 30/9/2014, na Saraiva Megastore Pátio Paulista. Rua Treze de Maio, 1947 – Piso Térreo Paraíso, bairro Paraíso, São Paulo/SP.

Para entender um pouco do assunto: culturajaponesa.com.br/saque

set 242014
 

tokyo nodaiEstão abertas as inscrições para o 18º Concurso para Bolsa de Estudos da Tokyo University of Agriculture. Conhecido como Tokyo Nodai, a instituição foi fundada em 1891, e é a maior escola especializada em agricultura no Japão, com 6 faculdades e 13 mil estudantes.

A bolsa oferecida é da Faculdade de Agricultura Internacional e Estudos da Alimentação, que está divida em três áreas: Bio Business, Desenvolvimento Internacional da Agricultura, e Economia, Meio Ambiente e Alimentação. Esse campus fica em Tóquio, no bairro de Setagaya.

O curso de graduação tem 4 anos de duração, começando em 2015, e a bolsa é integral e cobre todos os custos, como taxa de inscrição, taxa de matrícula, mensalidades e hospedagem, e auxílio mensal de 45 mil ienes. Ao final do curso, o aluno recebe o diploma de bacharel reconhecido pelo Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão. A única despesa para o aluno é a passagem aérea para Tokyo.

Os requisitos: Ser maior de 18 anos, formado em colégio fora do Japão, e que tenha frequentando escolas durante pelo menos 12 anos.

As inscrições vão até o dia 3 de outubro de 2014. Os exames acontecem no dia 12 de outubro às 9 horas, na sede da Associação Tokyo Nodai, na Rua Dona Cesaria Fagundes, 235, próximo ao metrô estação Saúde, São Paulo/SP. O exame será compreendido por entrevista pessoal, leitura e escrita de japonês, redação e conversação em japonês. É possível fazer o exame em inglês. São duas as vagas.

Informações e inscrições: Na Associação (11 2275-0534), Sr. Oki (11 5589-3283), Sr. Kawabe (11 2954-7630), Sr. Harashima (11 5012-3379), e Sr. Oobuti (15 3241-2751).

set 242014
 

etiqueta japonesaA professora Lumi Toyoda ministrará uma palestra gratuita sob o tema “Cultura e Etiqueta Japonesa”. A iniciativa é do Instituto Kasato Maru, presidido por Nelson Yoshikae.

Lumi Toyoda, pesquisadora de Cultura e Etiqueta Japonesa, irá abordar vários temas como: Japão, o povo e a vida; simbolismos; religiões e suas contribuições; bushidô; dicas de regras sociais e dinâmicas sobre reverência e troca de cartões de visita. Importante Lembrar que a professora Lumi é consultora de diversas empresas e é ela quem ensina e orienta as equipes dos governos para recepção das autoridades japonesas.

A palestra é dirigida ao público em geral, aos profissionais e estudantes com interesse em segmentos voltados ao comportamento e cultura japonesa, tais como: costumes e tradições, aprendizado do idioma, recepção de comitivas, viagens de turismo e negócios, entre outros, ampliando o conhecimento sobre o país e facilitando o relacionamento e convívio com japoneses.

Dia 4 de outubro de 2014, sábado, das 16 às 18 horas.

Local: Associação da Província de Aichi – Rua Santa Luzia nº 74 – Bairro Liberdade – metrô Liberdade, São Paulo/SP. Estacionamento pago no local.

Haverá sorteio de livros “Kasato Maru” de Carlos Cornejo e Marcia Yumi Takeuchi, gentilmente cedidos pelo Museu a Céu Aberto para o Instituto Kasato Maru.  As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a procura.

Mais informações e inscrições antecipadas através dos telefones (11) 99647.8282 / 99630.5633 / 3438.2272 ou pelo e-mail  etiquetajaponesa@gmail.com

set 212014
 
Hoshi no Koe, animê de Makoto Shinkai

Hoshi no Koe, animê de Makoto Shinkai

A Biblioteca Mário de Andrade, com apoio da Fundação Japão, realiza a Semana do Japão, de 22 a 27 de setembro de 2014.
O evento contará com uma palestra introdutória sobre o tema, concerto de música tradicional, coquetel com degustação de quitutes típicos da culinária japonesa. Durante a semana, haverá a projeção de filmes no auditório da BMA, oficinas de origami, furoshiki, sumiê e gô, e uma exposição e um workshop de shodô. Destaque para a exibição de animês do Makoto Shinkai.

Na hemeroteca, instalada no prédio anexo ao da biblioteca, será realizada uma feira de mangá. No espaço de convivência, haverá uma atividade para crianças de contação de histórias com origami. Palestras sobre cultura japonesa, teatro e literatura tradicional e contemporânea também terão lugar ao longo da semana.

Para as oficinas, as inscrições devem ser feitas pelo e-mail bma@prefeitura.sp.gov.br, ou pelo telefone (11) 3775-0002.
Para os eventos no auditório, haverá distribuição de senhas uma hora antes da atividade. Todas as atividades estão sujeitas à lotação. A Biblioteca Mário de Andrade fica no comecinho da Rua da Consolação, no Centro de São Paulo. Metrô República ou Anhangabaú.

Programação
22 de setembro, segunda-feira
18h30 – Abertura./ auditório
19h – Apresentação Iaidô./ auditório
19h30 – Arte e culinária japonesa: similaridades – Palestra com Michiko Okano./auditório
20h30 – Abertura da exposição de shodô (caligrafia artística japonesa)./ espaço expositivo Terraço

23 de setembro, terça-feira
10h às 18h – Feira de Mangá e quadrinhos / hemeroteca.
10h às 18h – Exposição O que é Mangá / hemeroteca.
15h – Oficina de shodô com Monica Terada./convivência
18h30 – Entre silêncios: a influência da música japonesa no Ocidente – Palestra com Luiz Fukushiro /auditório
19h30 – Filme: 5 centímetros por segundo. Mostra Makoto Shinkai/ auditório

24 de setembro, quarta-feira
10h às 18h – Feira de Mangá e quadrinhos / hemeroteca.
15h – Oficina de sumiê (pintura japonesa) com Suely Shiba./convivência
18h30 – Cerimônia do chá, o encontro da arte na arte do encontro. Palestra com Erika Kobayashi./auditório
19h30 – Filme: Vozes de uma estrela distante. Mostra Makoto Shinkai./ auditório
20h30 – Espetáculo de Taikô (arte dos tambores japoneses)./ auditório

25 de setembro, quinta-feira
10h às 18h – Feira de Mangá e quadrinhos / hemeroteca.
15h – Oficina de Furoshiki com Sofia Katamani./convivência
18h30 – O percurso da tinta, tatuagem japonesa no Brasil – Palestra com Karina Takigushi./auditório
19h30 – Filme: O jardim das palavras. Mostra Makoto Shinkai./ auditório

26 de setembro, sexta-feira
10h às 18h – Feira de Mangá e quadrinhos / hemeroteca.
15h – Oficina de gô (jogo milenar de tabuleiro) com Thiago Shimada./deque
18h30 – Gestos da escrita, os múltiplos olhares da caligrafia japonesa – Palestra com Rafael Miyashiro./auditório
19h30 – Filme: O lugar prometido em nossa juventude. Mostra Makoto Shinkai./ auditório

27 de setembro, sábado
10h30 – Oficina de mangá com Douglas de Sousa / hemeroteca
10h às 18h – Feira de Mangá e quadrinhos / hemeroteca.
10h30 – Oficina de origami para crianças com Mari Kanegae./convivência
13h – Palestra sobre o cosplay no Brasil./ auditório
14h30 – Filme: Crianças que perseguem estrelas. Mostra Makoto Shinkai./ auditório

Confira mais detalhes da programação
Palestras
Mostra de filmes
Oficinas

set 202014
 

rikkokai youchienEstão abertas as inscrições para o 21º Exame Seletivo para Estágio Remunerado na Escola Infantil Rikko de Tóquio.

Requisitos: Idade: 18 a 30 anos, solteiro(a).
Trabalhar com Educação Infantil ou estudar pedagogia e outros ligados à área. Ter compreensão do idioma japonês no nível do exame de proficiência N3 ou superior.
Ter parente ou amigo no Japão que possa avalizar a sua estada (imprescindível)
Facilidades: Passagem aérea SP/Tokyo/SP, alojamento, salário de 70.000 ienes mensais, auxílio refeição, cozinha comunitária, etc.
Período: um ano, começando em março de 2015.

As inscrições devem ser feitas até dia 3 de outubro de 2014, e são duas vagas disponíveis. A taxa de inscrição é de R$ 90,00. O exame será realizado no dia 4 de outubro, às 9h30, na sede da Rikkokai, na Rua Primeiro de Janeiro, 53 – Vila Clementino, próximo à estação Santa Cruz do metrô. Informações com a Clarice Nagai. Tel. 11 9,9287-8222. E-mail claricenagai@uol.com.br

A Rikkokai foi fundada por um pastor japonês em 1897, no Japão, para apoiar os emigrantes japoneses e para tanto, criou escolas profissionalizantes, acomodações e bases de apoio para eles. No Japão mantém um alojamento para estudantes e estagiários, e uma escola infantil. Veja em inglês ou japonês.

No Brasil, a Rikkokai vem realizando atividades culturais e sociais. Veja a página do Brasil.

set 192014
 
manga dominic alves

Dominic Alves

Os desenhistas de mangá têm até o dia 17 de outubro para se inscrever no 5º Concurso Literário do Bunkyo na Categoria Mangá. A participação é gratuita e o tema desta edição é “lutar”.

Cada autor pode participar com uma única história no estilo Mangá, em língua portuguesa ou em língua japonesa. A história deve ter obrigatoriamente um título e no mínimo dez páginas (máximo 50), já com arte finalizada. Também são aceitas obras criadas por grupos e há na ficha campo específico para inscrição.

Os candidatos deverão encaminhar a ficha de inscrição juntamente com sua obra física (não será aceito envio eletrônico) e caso desejem receber o material de volta ao final do concurso devem se manifestar no campo específico da ficha de inscrição. O primeiro lugar recebe um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.000,00. Veja o regulamento aqui.

O resultado da seleção será divulgado no dia 22 de novembro no site www.bunkyo.org.br

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA
BUNKYO – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Comissão de Atividades Literárias – Mangá
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – 01508-900 – São Paulo – SP
Informações: (11) 3208-1755

set 192014
 

udonNo dia 04/10/2014 (sábado) será realizado o 1o UDON-kai da Associação Cultural Mie Kenjin do Brasil. A promoção é do departamento de Kendô da entidade.

Udon é o macarrão grosso feito de farinha de trigo e normalmente é servido como ensopado.

Diversas barraquinhas estarão oferecendo, além do udon, oniguiri, churrasquinho, pastel, doces e bebidas. Haverá um pequeno bazar, e também serão realizados sorteios de brindes a todos os participantes.

Data:   04/Outubro/2014 (sab) – Hora:   Das 11h00 às 19h00

Local:  Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil – Av.Lins de Vasconcelos, 3352 – V.Mariana – São Paulo/SP – Tel. 11 5549-6857. Na saída do terminal da estação Vila Mariana do metrô. Tem estacionamento terceirizado no próprio prédio e elevador a partir da garagem para os idosos.

Convites antecipados: No endereço acima com Amélia ou Davi. O custo é de R$15,00 e vale uma tigela de udon.

 

第一回三重うどん会のご案内

拝啓 寒さの中に春の気配を感じる頃となりましたが、皆様ますますご健勝のことお喜び申し上げます。

さて、本日は、第一回三重うどん会が10月4日に開催されることになり、三重県人会関係者の多くの方々にご来場頂きたくご案内申し上げる次第です。

当日は、うどんの他、おにぎり、シュラスキーニョやパステル等、多くの御馳走を販売する予定です。また、豪華景品が当たる抽選会も実施する予定です。楽しいひと時をお過ごしいただけることと思いますので、奮ってご参加下さい。

会期 2014年10月4日(土) – 開場時間 11時〜19時
場所 在サンパウロ三重県人会 – Av.Lins de Vasconcelos, 3352 – V.Mariana – São Paulo/SP

前売り券 うどんの前売り券をご希望の方は、三重県人会受付(アメリアさん)までお申し付け下さい。
前売り券の費用は、R$15となります。

第一回三重うどん会実行委員会

set 182014
 
"Meu Homem", produção de 2013

“Meu Homem”, produção de 2014

“Sakuko viaja no verão com sua tia para uma cidade ribeirinha no Japão, com o objetivo de encontrar paz e tranquilidade para estudar para o vestibular. Lá, ela amadurece, conhecendo diversos personagens do passado de sua família e um jovem refugiado da cidade de Fukushima, devastada por vazamentos radioativos. Uma homenagem declarada ao cinema do autor francês Eric Rohmer.” Essa é a resenha do filme “Hotori no Sakuko”, traduzido estranhamente como “Adeus Verão”. O longa de 125 minutos foi dirigido por Koji Fukada e é uma produção nipo-americana de 2013. Esse filme poderá ser visto no Indie Festival, que acontece no Cine SESC de São Paulo.

“Adeus Verão”, entretanto, não é o filme japonês mais novo a ser exibido na mostra. O longa “Yamamori Clip Koujo no Atari”, ou “Anatomia de um Clipe de Papel”, do diretor Akira Ikeda, é de 2014. Eis a sua sinopse: “Kogure não é o tipo combativo, na verdade, ele é um típico loser. Ele aceita passivamente o abuso de todos e trabalha o dia inteiro em uma fábrica minúscula de clipes de papel. Mas um dia uma borboleta fica presa em sua casa e ele deixa a borboleta ir. No dia seguinte, surge uma mulher, se expressando em uma linguagem desconhecida, e Kogure acredita que ela é a forma humana da mesma borboleta. Um novo olhar sobre a tradição dos contos folclóricos japoneses e um retrato agridoce do país”. “Watashi no Otoko” ou “Meu Homem” é outra produção de 2014, dirigido por Kazuyoshi Kumakiri.

Outro filme japonês presente na mostra é “Seventh Code” ou “O Sétimo Código”, de 2013, que parece não ser um típico romance, pois o seu diretor, Kiyoshi Kurosawa é especialista no gênero suspense e terror. Veja seu trailer:

O Indie Festival começa no dia 17 de setembro e vai até 1º de outubro, e conta com produções recentes do mundo inteiro e algumas sessões de debates. Vale a pena dar uma olhada na programação completa que está no site: Indie Festival. O Cine SESC fica na Rua Augusta, 2075, bairro de Cerqueira César, São Paulo/SP.

Filmes Japoneses da Mostra Mundial do Indie Festival
18/SET – 16:30 – CineSESC – Adeus verão
19/SET – 15:00 – CineSESC – Meu homem
27/SET – 17:15 – CineSESC – O sétimo código
29/SET – 19:30 – CineSESC – Anatomia de um clipe de papel

(pena que cada filme só seja exibido uma única vez, e em horários ruins para a maioria…)

SITE www.indiefestival.com.br

CINEMACineSESC – Rua Augusta, 2.075 – Cerqueira César – São Paulo/SP. Perto da Av. Paulista (metrô Consolação ou Trianon Masp). A entrada é franca, mas deve-se retirar o ingresso com uma hora de antecedência. Indie Festival tem o apoio da Fundação Japão de São Paulo.

set 122014
 

shamisen arujaNo domingo dia 14 de setembro de 2014, a partir das 14 horas, a famosa escola Kaito de Shamisen que fica em Taubaté, fará a 8ª apresentação especial de seus alunos, na sede da Associação Aichi, na Rua Santa Luzia, 74, bairro da Liberdade, São Paulo.

A entrada é franca, mas pede-se a contribuição do público levando um quilo de alimento não perecível para doar às entidades beneficentes. Além do shamisen, instrumento de cordas, haverá apresentação de taikô.

O objetivo do evento é mostrar a evolução dos alunos, que se empenharam para fazer uma boa apresentação. A escola Kaito é uma reconhecida escola de taikô e shamisen, e seus integrantes já participaram de apresentações e de algumas faixas do disco da banda de J-Pop e J-Rock, Gaijin Sentai.