mar 272020
 

Desenho feito pelo funcionário de Higo em 1846

O arquipélago japonês guarda um grande número de “youkai”, que são criaturas sobrenaturais, que fazem parte de crendices populares. Alguns deles parecem com humanos, outros com animais, e outros são objetos inanimados. Grande parte deles se torna popular no Período Edo, porque artistas procuraram descrever e desenhar esses seres para imprimir em forma de ukiyoê e livros, alimentando a imaginação de todos.

Um desses “youkai” apareceu no mês 4 do ano 3 da Era Kouka (maio de 1846), em Higo (hoje Kumamoto). Algo brilhante tinha sido avistado no mar no final da tarde. Um funcionário municipal foi até a costa para ver e encontrou “Amabie”. Ele descreveu a criatura como uma sereia com três pés, cabelo comprido, bico de pássaro e o corpo coberto de escamas. E fez um desenho do que viu. “Amabie” teria dito que sua aparição significava uma boa colheita por seis anos, mas que uma epidemia iria se espalhar, e que deveria mostrar o desenho dela aos doentes e eles serão curados. Dizendo isso, o “youkai” retornou ao mar. A história e o desenho foram publicados no kawaraban, que são boletins e avisos impressos em madeira, e com isso se tornou conhecida em todo o Japão. Há outros casos de aparição de “Amabie” no Período Edo, embora os nomes sejam diferentes, mas a sua descrição visual tem alguma semelhança.

Shigeru Mizuki – Mizuki Production

Recentemente, o estúdio Mizuki Production divulgou um desenho feito pelo artista de mangá Shigeru Mizuki (1922 ~ 2015) de “Amabie”, como um amuleto para que a atual pandemia do Coronavírus acabe logo. Que tal colocarmos “Amabie” como fundo de tela do celular?

Shigeru Mizuki foi um desenhista de mangá, que se especializou no tema “youkai”. Desde o mangá “Hakaba no Kitaro” de 1965 (Shonen Magazine) até outros da série “Kitaro” foram publicados em diversas editoras até 1997, rendendo muitos animês exibidos desde 1968 até hoje. Além disso, Mizuki escreveu livros, ensaios, participou de filmes, novelas, escreveu livros infantis, geralmente sobre o tema “youkai”.

Se alguém quiser conhecer um pouco do trabalho de Shigeru Mizuki, aqui está a abertura de seu animê “Ge Ge Ge no Kitaro”, de 2018. 

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)