mar 052013
 

Hinamatsuri Hinaningyo

O departamento feminino da Associação Okayama Kenjin realizará, no dia 10 de março de 2013, a partir das 11 horas, o Hinamatsuri, em sua sede social, à Rua da Glória, 734, Liberdade, São Paulo. Uma bela plataforma de sete andares apresentam o “hinaningyo”, bonecas da família imperial, e serão servidos o “sen chá”, chá verde, e doces japoneses, confeccionados pela Associação Sencha-do Seifuryu. Haverá oficinas de origami e kiriê, e poderá experimentar a sensação de vestir um yukata (quimono de verão) e tirar fotos se quiser.

No salão do subsolo, haverá a área de alimentos típicos, com chirashi sushi, sekihan e zenzai sendo vendidos a R$ 10,00. O evento, realizado desde 1988, é recomendado para crianças, meninos ou meninas.

O que é: O Hinamatsuri simboliza o Dia das Meninas, que por ser realizado na época em que desabrocham flores de pessegueiros, é também conhecido como o Festival do Pêssego (Momo no Sekku). A celebração tem esse formato desde o século XIX. A característica do Hinamatsuri são as bonecas tradicionais.
Plataformas dispostas em forma de uma escada são cobertas com um tecido vermelho. Nessas plataformas são colocadas as pequenas bonecas que representam o imperador, a imperatriz, senhoras da corte e músicos, todos com as mais finas vestimentas da corte do passado. Um jogo completo terá cerca de 15 bonecas, além de objetos de decoração, uma laranjeira e uma cerejeira, um espelho, instrumentos musicais, utensílios de mesa e equipamentos utilizados na corte.
As bonecas muitas vezes são presenteadas pela família da mãe da menina, quando esta vai realizar o seu primeiro Hinamatsuri.
No dia 3 de março, no Japão, a menina convida seus amiguinhos para um chá na frente das bonecas, ocasião em que ela oferece aos convidados o hishimochi (um bolinho doce de arroz com formato de diamante), e o sakê sem álcool. Sendo a anfitriã, a menina poderá cantar uma música antiga para entreter seus amigos. Apesar de ser composto por belíssimas peças, as bonecas do Hinamatsuri só ficam expostas durante no máximo duas semanas. Depois, segundo a tradição, devem ser cuidadosamente empacotadas e guardadas, caso contrário, diz-se que as garotas da casa demorarão para se casar. Mais informações sobre a história do Hinamatsuri, veja aqui

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)