abr 252013
 


Você sabia, que a megapipa de Ken Yamazato foi inspirada no koinobori? Koinobori é a carpa em forma de tubo que é hasteada no Dia dos Meninos no Japão, que é o dia 4 de maio. A idéia do engenheiro foi juntar vários tubos (no caso, sacos de lixo de 200 litros com o fundo cortado) e fazer o ar passar por dentro, como no koinobori!
Mas a Megapipa do Ken não é nada modesto, mede 1.225 m² no ar (no chão mede 1.650 m²), o equivalente a 6 quadras de tênis de campo. A tentativa de levantá-la do chão exigiu muitos cálculos e testes, pois em tese seriam necessárias mais de 700 pessoas. A tentativa em questão será realizada no dia 28 de abril de 2013, domingo, em Ilha Comprida. Para entrar no World Guinness Book, a megapipa precisa ficar no ar por 20 minutos seguidos, sem que nenhuma parte toque o chão. Se concretizado, será um grande feito, pois durante mais de um século, os japoneses foram os recordistas de pipa gigante, mas no mundo inteiro existem os aficcionados que estão tentando melhorar a marca batida em 2005 pelos kuaitianos, de 950 m². Conheça toda engenharia e acompanhe os preparativos no site do ken.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)