nov 242014
 

kurashi no hakubutsukanExistem grandes museus homenageando reis e rainhas, existem pinturas e existem estátuas, portanto, sabemos hoje como viviam essa minoria privilegiada da população. Por outro lado, quase não sabemos como viveram as pessoas comuns na mesma época, pois faltam dados e, principalmente, falta o desejo de preservá-los.

Há na cidade de Kanazawa um museu diferente, justamente das pessoas comuns. Chama-se “Kurashi no Hakubutsukan”, e foi traduzido como “Kanazawa Folklore Museum”, embora o termo folclore dê uma idéia um pouco diferente do assunto. Seria, na prática, o museu da vida cotidiana no Japão.

Quimono para cerimônia do shichigosan (753) do período Edo. Hoje, essa quimono é usado por crianças de 5 anos, mas na época podia ser usado entre 3 e7 anos de idade.

Quimono para cerimônia do shichigosan (753) do período Edo. Hoje, essa quimono é usado por crianças de 5 anos, mas na época podia ser usado entre 3 e7 anos de idade.

Esse museu ocupa um prédio construído em 1899 como uma escola pública de nível médio, usando uma arquitetura que mistura o estilo europeu com um jeito japonês. Ele foi usado como escola até 1970 e está sendo preservado como patrimônio histórico pelo município desde 1974. São seis salas no andar de baixo, e cinco delas apresentam o acervo do museu, estando separado por época.

Na primeira sala estão os quimonos de diferentes épocas. Há quimonos para crianças e aqui um ponto chama a atenção, que são as crenças populares. Na época, havia muita chance da criança não sobreviver, não haviam remédios e hospitais até para as doenças mais simples. Assim, os quimonos tinham estampas para espantar os maus espíritos. As costas geralmente eram feitas num único tecido, para evitar que os espíritos entrem pelos pontos de costura, e se costurava um olho de tecido nas costas, para mostrar ao mau elemento que aquela criança estava sendo vigiada.

DSCN6814Numa outra sala estão os eletrodomésticos de épocas diferentes, como a panela de arroz que foi inventada em 1955, televisor, trenzinho de brinquedo, geladeira e outros instrumentos que dão idéia da vida no século passado. Há uma área com brinquedos tradicionais, e uma exposição de fotos da cidade de Kanazawa mostra o progresso da cidade. Grandes edifícios surgiram e a cidade de adeus ao velho bondinho. Uma réplica de uma sala de aula com as carteiras, mesa do professor e lousa, mostra como era aquela escola naquela época.

O Kanazawa Kurashi no Hakubutsukan fica em Kanazawa, atrás do parque Kenrokuen, funciona entre 9h30 e 17 horas, e a entrada é franca.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)