nov 262014
 

capivaraDia 26 de novembro, hoje, é o Dia do Bom Banho de Ofurô no Japão. Criado, provavelmente, por donos de casas de banho de imersão (ofurô), a data foi escolhida aproveitando a leitura em japonês dos números: 11 do mês, e 26 do dia. いいふろ (1126) significa “bom banho de imersão”. Apenas isso, mas hoje as casas de banho em geral oferecerão alguma vantagem ou brinde àqueles que forem lá tomar seu banho de ofurô. A data também coincide com a chegada do frio mais pesado no Japão, sendo que já começa a nevar em algumas regiões.

capivara 2Pensando nesse frio insuportável para os animais tropicais, o zoológico da província de Ishikawa construiu, há alguns anos, um ofurô para as capivaras. Aquele mamífero folgado e invocado que habita locais como o Rio Pinheiros em São Paulo e o Parque Barigui em Curitiba, é uma celebridade por aqui. Não exatamente os animais do zoo, mas o desenho infantil, “kapibara-san”, que foi criado para o material de propaganda do crane game (aquele brinquedo para pegar bonecos com garras).

O seu inesperado sucesso fez com que a Tryworks, divisão da empresa Imagineer, especializada em criação de games, elaborasse outros planos para o desenho. Até 2009, foram licenciados 850 produtos, gerando uma receita de 8,5 milhões de dólares. Dois CDs com músicas do Kapibara-san foram lançados, há um site oficial, uma loja oficial de produtos do mamífero de desenho e a Bandai lançou um desenho animado em stop motion (em fotos quadro a quadro).

capivara xTalvez o sucesso do desenho ajude os bichos brasileiros a terem tanta popularidade, principalmente entre as crianças. No dia 22 de novembro, até foi realizada uma cerimônia de abertura do ofurô para as capivaras, com limões inteiros boiando na água quente para dar aroma no ofurô construído a céu aberto. A própria água quente do ofurô foi trazida de uma fonte natural que abastece uma casa de banho local. Muito luxo para um bicho… folgado. No dia 22, diante de uma multidão de crianças que esperavam o banho, as capivaras foram tirar uma soneca no sol e não quiseram entrar no ofurô especialmente preparado. Mas as crianças não ficarão frustradas por muito tempo. O inverno em Ishikawa é rigoroso, haverá dias de neve, e os animais não resistirão a um banho de água quente. A temporada de ofurô das capivaras vai até 6 de abril de 2015, entre 11 e 15 horas, diariamente. Quem se frustrou com as capivaras certamente teve mais sorte com os pinguins, cujo passeio acontece sempre às 13 horas.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)