fev 092018
 

A Província de Wakayama permite aos jovens descendentes de imigrantes de Wakayama (aberto também para os descendentes de outras províncias) trabalharem em empresas daquela província. Para o jovem descendente é uma oportunidade para trabalhar em uma empresa japonesa e fazer sua carreira; para a empresa de Wakayama o objetivo é manter em seus quadros um jovem estrangeiro de alto nível. Não se trata de um emprego comum como decasségui.

  1. A quem se destina

Para essa atividade, espera-se que o descendente de japoneses preencha os requisitos abaixo. Mesmo que não seja descendente de Wakayama, desde que seja indicado pela Wakayama Kenjinkai do Brasil (endereço abaixo) ainda poderá ser aceito.

  • Pessoas que se graduaram em Faculdades com duração de 4 anos, ou pessoas que concluirão a sua graduação até a época da admissão. (É necessário que tenha a formação na área em que os empregos são oferecidos).
  • Ter habilidade para conversação em inglês com fluência.
  • Ter domínio da língua japonesa suficiente para uma conversação do dia-a-dia.
  1. Informações gerais sobre o trabalho.

(1) Local de trabalho – Empresas ou Instituições localizadas na província de Wakayama.

       (2) Informações de trabalho

O trabalho será de acordo com o campo de formação que o jovem descendente se graduou na faculdade de modo a aplicar os seus conhecimentos técnicos adquiridos.

(As qualificações enquanto sua permanência no Japão deve estar relacionada com as seguintes áreas: tecnologia, conhecimento na área humana, atividades de relações internacionais).

[exemplo] Programador, máquinas, projetos de circuitos elétricos, projeto de construções de edifícios, desenvolvimentos de produtos médicos-farmacêuticos, desenvolvimento de produtos eletrônicos, finanças, marketing, planejamento de produtos comerciais, comércio exterior, professor de língua estrangeira, tradutor/intérprete, advocatícia, administração financeira/contábil, etc.

(3)Considerações sobre o período de trabalho.

Considera-se basicamente o período de 5 anos de permanência no Japão prestando o trabalho qualificado e, de acordo com o entendimento recíproco entre o empregador e empregado poderá ser prolongado esse período.

  1. Aviso de pontos importantes e outros

①Domínio da língua japonesa.  Em caso de ser necessário o domínio da língua japonesa de alto nível, está sendo estudada a possibilidade de reforço do estudo da língua japonesa numa escola japonesa para estrangeiros em Wakayama concomitantemente com o trabalho de comum acordo com a empresa contratante que ajustará o período de trabalho assim como o salário.

②Mudança de trabalho, aposentadoria e outros. Baseado em relação de confiança mútua, tudo que foi tratado de comum acordo no início do contrato deverá ser cumprido até o final do período contratual.

  • Salário e Condições contratuais de trabalho

Será exatamente igual às condições de um funcionário japonês contratado para o mesmo serviço.

  1. Aviso de pontos importantes e outros

     (1) Modo de contratação

O jovem descendente deverá enviar as documentações abaixo discriminadas à Empresa que irá analisa-las para efeito de contratação através da Wakayama Kenjinkai do Brasil que fará a indicação.

① Curriculum Vitae [curriculum escolar(Faculdade・Modalidade・Especialização), Histórico de Trabalhos anteriores, qualificações adquiridas, etc.]

② Possuir grau de proficiência em língua japonesa e grau TOEFL em língua inglesa ou documentação que comprove seu conhecimento dessas línguas.

    (2) Após a escolha prévia – exame de documentos.

A Empresa, após receber o formulário de solicitação de emprego fará a seleção dos documentos.

 (3)Seleção segunda fase  Entrevista, Relato de experiência profissional, etc.

Concluída a primeira fase de seleção de jovens descendentes, seguirá a segunda e última fase de seleção através de entrevista e relato de suas experiências profissionais e outros após o que será decidida pela sua contratação ou não. Quanto a viagem do jovem até o Japão está sendo cogitado o pagamento pela empresa. A despesa de permanência no Japão, assim como demais despesas será por conta do jovem descendente.

Entre em contato com: Wakayama Kenjinkai do Brasil – Rua Tenente Otávio Gomes, 88, Aclimação, São Paulo – Tel/Fax: (11) 3209-6771
E-mail: wakayamakenbr@gmail.com

https://www.facebook.com/wakayamakenbr/

和歌山県では、本県県人会の子弟が、和歌山県内企業に就職する機会を得るための次のようなシステムを検討しています。このシステムは、県人会子弟にとっては日本企業で働くことによるキャリアアップを、県内企業にとっては海外からの優秀な人材の確保を目的とするものです。
つきましては、このシステムを実現させるにあたり、貴県人会等に和歌山県企業への就職を希望する子弟がいるかどうかをお聞かせ頂きたいと思いますので、ご協力よろしくお願いいたします。
現時点での案は、次の通りです。
1.対象者
この事業では、和歌山県人会の子弟のうち、次の条件を満たす方を対象として想定しています。なお、和歌山県以外の県人会子弟であっても、県人会からの推薦のある子弟は、対象とします。
(1)4年制の大学を卒業した人、もしくは就労までに卒業見込みの人
 (就労に関する科目を専攻していること)
(2)ネイティブレベル相当の英語能力を有する人
(3)日常会話程度の日本語能力を持つ人
2.就労の概要
 (1)就労先
和歌山県内企業、団体
 (2)就労内容
子弟が大学で専攻した専門分野に属する技術・知識を必要とする業種への就労となります。(在留資格「技術・人文知識・国際業務」に該当する業種)
 [例] プログラミング、機械・回路設計、建築設計、医薬品開発、電機製品開発、金融、
マーケティング、商品企画、貿易、語学教師、通訳・翻訳、法務、経理 etc.
 (3)雇用期間の目安
    在留資格に定める5年を原則とし、双方の合意により延長できることとします。
 (4)給与・就労条件
同職種の日本人社員と同条件での就労となります。
 (5)その他注意事項等
   ①日本語習得  就労にあたりさらに高度な日本語能力を必要とする場合は、企業との合意により勤務時間・給与を調整し、和歌山県内にある日本語クラスを履修することを考えています。
   ②転職・退職等 お互いの信頼関係に基づき、採用当初に決めた雇用期間内は勤務することを想定しています。
3.採用選考
 (1)応募方法
子弟は、企業の募集要項に基づき、和歌山県人会の推薦状を添えて、下記必要書類を企業へ提出して出願します。
①履歴書(学歴(大学・学部・専攻)、職歴、取得資格等)
②日本語能力試験やTOEFLのスコア等、語学力を証明する書類
 (2)一次選考 書類審査
    企業は、提出された出願書類により書類選考を行います。
 (3)二次選考 面接、実務体験等

一次選考を通過した子弟について、面接および当該企業での就労体験等により最終の採用可否を判断します。なお、子弟が来日の際に必要となる渡航費は、企業の負担を考えています。滞在費等、その他の費用は子弟負担を考えています。

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)