abr 122014
 

ken yamazato pipasPara entrar no clima da Copa do Mundo de Futebol, nada melhor do que visitar o Museu do Futebol para lembrar e inteirar dos momentos marcantes desse esporte nacional.
O engenheiro Ken Yamazato estará, no dia 18 de abril de 2014, feriado, no Museu do Futebol, das 10 às 17 horas, fazendo uma oficina de pipas, gratuita e aberta para todas as idades. Cada participante receberá um kit para aprender a fazer sua própria pipa e brincar. No local, haverá a exposição de pipas de variadas formas, técnicas e tamanhos.
A oficina de pipas ou takô (em japonês) integra a exposição temporária Futebol de Papel, que vai até o dia 20/4.
“Os baús dos colecionadores foram abertos aos visitantes do museu. São cartas, fotografias, cartazes, gibis, álbuns, figurinhas, selos, cartões postais, ingressos de jogos, jornais e revistas, carteirinhas de clube, e muitos outros registros impressos que atestam a relação de afeto do brasileiro com o futebol”, informa o site do museu.
Visite o site do Museu do Futebol!

jan 242014
 

O engenheiro de pipas _DSC1533Ken Yamazato e sua equipe estarão fazendo oficinas de pipa (aberto e gratuito para todas as idades) no dia 25 de janeiro de 2014, sábado, aniversário de São Paulo, a partir das 15 horas.

Haverá também a revoada de pipas com a presença de vários pipamodelistas e uma exposição incrível de pipas de diferentes formatos e tamanhos.

Ken também pretende fazer um show indoor com sua pipa, após o término das oficinas. Na sequência da programação, será exibido o filme “Lira Paulistana e a vanguarda paulista”, de Riba de Castro, de 97 min. às 19 horas, no espaço ao ar livre. Às 21 horas, no auditório haverá o show “Sampa Midnight – Anelis Assumpção”, da filha do cantor Itamar Assumpção em homenagem ao músico falecido em 2004. A promoção é da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo.

ago 212013
 

_DSC1441O engenheiro brasileiro Ken Yamazato está mais uma vez tentando obter o recorde mundial de maior pipa em Ilha Comprida, no Litoral Sul de São Paulo. Ele e a equipe está desde o dia 20 até o dia 25 de agosto de 2013, na Avenida Beira-Mar, na pousada do Cotolengo. Na última tentativa, lá mesmo, em abril, o tempo não ajudou, não houve vento contínuo suficiente para levantar a megapipa do Ken, que mede 1.225m², o equivalente a seis quadras de tênis.
Para figurar no World Guinness Book, para o qual o engenheiro já se inscreveu, é necessário que a pipa fique no ar por 20 minutos sem que nenhuma das partes toque o chão. Serão necessários muitos voluntários para ajudá-lo nessa empreitada, que é o maior sonho do Ken: trazer esse título inédito ao Brasil. E não é só o Ken que está apostando nisso. A TV Globo enviou Maurício Kubrusly e sua equipe para fazer cobertura de todo o processo na primeira tentativa, e agora pretende filmar a pipa gigante no ar para completar a matéria do Fantástico.
Para acompanhar o dia a dia desse dedicado engenheiro e a sua curiosa tecnologia que usa somente materiais reciclados e recicláveis, como sacos de lixo e palitos de dente, acesse o site: kenyamazato.com.br

jun 272013
 

O engenheiro Ken Yamazato anunciou que irá realizar uma nova tentativa para levantar o recorde mundial de maior pipa (em área), que atualmente pertence aos kuaitianos, com a pipa de 950 m². A megapipa de Ken tem 1.225 m², e a nova tentativa será realizada em Ilha Comprida, no período de 20 a 28 de agosto de 2013.
A tentativa anterior foi em abril deste ano e foi frustrada por causa da falta de vento nos dias reservados e chuva no último dia.
O programa Fantástico, da TV Globo, acompanhou todo o trabalho, e até a TV chinesa levou sua equipe para registrar o acontecimento. Detalhes de como foi aquela tentativa estão no site do Ken Yamazato.
O video mostra parte da megapipa levantando vôo em Ilha Comprida. Inteira, ela é cinco vezes maior do que essa.

maio 312013
 

6 festa cultura japonesa sumare 2013

A cidade de Sumaré, perto de Campinas, prepara a sua 6ª Festa da Cultura Japonesa, que no dia 15 de junho de 2013 abre às 18 horas, e no dia 16 de junho começa às 8 horas. Na verdade, a programação começa no dia 10 de junho, mas são basicamente oficinas e cursos.

No sábado e domingo acontecem os shows de taikô, de yosakoi soran, e outras atrações. O interessante é que essa festa engloba um torneio de mallet golf em sua programação, e é uma boa oportunidade para quem quiser conhecê-lo.

No domingo, ás 10h30, haverá uma oficina de pipas com Ken Yamazato, o famoso engenheiro que tentou obter o recorde mundial de maior pipa!

A promoção é da Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Sumaré, e o endereço é: Avenida da Saudade, 1.499, Jardim Florença, Sumaré/SP.

abr 252013
 


Você sabia, que a megapipa de Ken Yamazato foi inspirada no koinobori? Koinobori é a carpa em forma de tubo que é hasteada no Dia dos Meninos no Japão, que é o dia 4 de maio. A idéia do engenheiro foi juntar vários tubos (no caso, sacos de lixo de 200 litros com o fundo cortado) e fazer o ar passar por dentro, como no koinobori!
Mas a Megapipa do Ken não é nada modesto, mede 1.225 m² no ar (no chão mede 1.650 m²), o equivalente a 6 quadras de tênis de campo. A tentativa de levantá-la do chão exigiu muitos cálculos e testes, pois em tese seriam necessárias mais de 700 pessoas. A tentativa em questão será realizada no dia 28 de abril de 2013, domingo, em Ilha Comprida. Para entrar no World Guinness Book, a megapipa precisa ficar no ar por 20 minutos seguidos, sem que nenhuma parte toque o chão. Se concretizado, será um grande feito, pois durante mais de um século, os japoneses foram os recordistas de pipa gigante, mas no mundo inteiro existem os aficcionados que estão tentando melhorar a marca batida em 2005 pelos kuaitianos, de 950 m². Conheça toda engenharia e acompanhe os preparativos no site do ken.

abr 162013
 

Essa pipa do Ken mede 481m². A nova tem quase 3 vezes mais!

O engenheiro de pipas Ken Yamazato fará sua tentativa para figurar no World Guinness Book of Records com sua megapipa de 1225 m². Isso acontecerá no Ilha Comprida Kite Festival, que terá lugar na Avenida Beira Mar, 13.800, Monte Carlo, na cidade de Ilha Comprida.
Para que os fãs de pipamodelismo e os voluntários possam entender, vamos explicar como serão as etapas, ressalvando que tudo pode sofrer alteração pois depende fundamentalmente do tempo e do vento.
25 de abril, quinta-feira, Ken e sua equipe principal começarão a preparar a mega-pipa, dentro do galpão do alojamento do Cotolengo (avenida Beira Mar, Monte Carlo).
26 de abril, sexta-feira, levantamento de parte da mega-pipa. Nessa etapa serão utilizados 9 módulos, o que dá aproximadamente 6 metros de largura com 41 metros de comprimento.
27 de abril, sábado, tentativa de levantar 27 módulos (aprox. 18m x 41m), o que dá 735m². Já será um recorde panamericano!
28 de abril, domingo, tentativa de bater o recorde mundial com a mega-pipa de 1225m² (aprox. 30m x 41m).
1º de maio, quarta, nova tentativa, caso não consiga no dia 28.
4 de maio, sábado, reservada para nova tentativa.
5 de maio, domingo, última tentativa, se não conseguir antes.

parte da megapipa do Ken Yamazato

Note que as tentativas serão feitas nos finais de semana e feriados, para contar com mais gente para ajudar, mas nos dias úteis a equipe fixa estará fazendo os preparativos.
Não se trata apenas de uma pipa grande. Trata-se de um recorde mundial que está para ser obtido por um engenheiro brasileiro, em Ilha Comprida. Será um fato extraordinário, e feliz será aquele que puder presenciá-lo. Mais feliz será aquele que puder ajudar a levantá-la, pois é um fato histórico. O evento conta com o apoio da prefeitura e da Ecoflags, mas não tem patrocinadores ainda.

Maiores informações no site do Ken

dez 142012
 

O engenheiro Ken Yamazato realiza oficina de pipamodelismo, a arte e a ciência de projetar, construir, testar e empinar papagaios ou pipas. Yamazato foi oito vezes consecutivos Campeão Paulista de Pipas na categoria “engenhosidade”. Conquistou dois recordes pan-americanos, um dos quais lhe rendeu o ingresso no Guinness Book Brasil 1998, empinando 3344 pipas numa única linha. Ginásio Ônix – 7º andar. Grátis. Vagas limitadas. Recomendado para acima de 7 anos.

Dias 12, 13, 25, 26 e 27 de janeiro de 2013, das 12h30 às 14h30 (50 minutos cada turma)
SESC Pinheiros – Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros – São Paulo/SP – Tel. 3095-9400

Takô de Ken Yamazato em exposição

Takô retrata um guerreiro samurai

No Japão, os festivais de takô (pipas) acontecem há mais de 300 anos e alguns estão ligados a colheita, outros para a pesca ou ainda para a proteção contra o incêndio. Pipas existem no mundo inteiro, mas as pipas japonesas carregam valor artístico, pois são pintadas com grandes ideogramas ou desenhos. Ken Yamazato é brasileiro e alia as duas culturas, confeccionando suas pipas na mão, muitas das quais pintadas, e utilizando materiais simples e recicláveis. Saiba mais sobre as pipas japonesas.

nov 052012
 

Ken Yamazato, brasileiro, é o engenheiro de pipas que vai tentar o recorde mundial de maior pipa, atualmente pertencente aos kuaitianos. A mega-pipa do Ken mede 1.225 m², bem maior do que os 950 m² dos recordistas que estão no Guinness Book. Acompanhe essa empreitada no site-blog do Ken.
http://www.kenyamazato.com.br/