nov 122013
 

A festa mais tradicional do bairro da Liberdade, em São Paulo, é o Toyo Matsuri, que pode ser traduzido como Festival Oriental, que é realizado todos os anos desde 1969.
Este ano, como geralmente acontece, o Toyo Matsuri acontecerá no primeiro final de semana, dias 7 e 8 de dezembro de 2013, ocupando a praça da Liberdade e parte da Rua Galvão Bueno.
A diretoria da ACAL – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade, ainda não divulgou a programação, mas o evento terá um palco na Praça da Liberdade e uma pista na frente do palco para algumas atrações, como o de odori, dança japonesa, que costuma ter muitos participantes de quimono. O grupo de yosakoi soran, Shinsei ACAL, que completou 20 anos na semana passada, é uma presença certa no sábado a tarde. No domingo, a programação ficará por conta das atrações de Paulo Miyagui, da Rádio e TV Nikkey.
O local do Festival será adornado com “nobori”, que são as bandeiras verticais com fotos do Japão.

Para saber mais sobre o Toyo Matsuri.

Depois do Toyo Matsuri, outro evento importante na Liberdade acontece no dia 31 de dezembro de manhã. Trata-se do Moti Tsuki Matsuri, o festival dos bolinhos de arroz. Diversas pessoas se revezam no trabalho de socar o arroz no pilão, e o moti, bolinho abençoado de arroz, é distribuído gratuitamente aos presentes para dar sorte no próximo ano. São também servidas sopas de moti com a mesma finalidade.

dez 202012
 

44 toyo Matsuri Liberdade – TV Nikkey

Assista aqui um video do 44º Toyo Matsuri – Festival Oriental, que foi realizado nos dias 8 e 9 de dezembro de 2012, no bairro da Liberdade em São Paulo. A gravação é da Radio e TV Nikkey.
A Rádio Nikkey vai ao ar 2ª, 3ª e 4ª feira, das 22 às 23 horas, pela Rádio Imprensa – FM 102,5. Já a TV Nikkey vai ao ar aos sábados e domingos às 20h30 e aos domingos às 7 horas, na NET canal 9, Vivo TV canal 72 ou 99, e Vivo TV digital canal 186.

Assista outros vídeos do programa TV Nikkey no site da empresa.

Outros posts sobre 44º Toyo Matsuri: O que é? e Como será?

dez 102012
 

Ibirapuera
O show especial na fonte multimídia do lago do parque começou dia 1º, com apresentações diárias e gratuitas, sempre em dois horários: às 20h30 e às 21h. No domingo dia 9, foi iluminada a tradicional árvore de Natal de 58 metros, que se destaca junto com uma pista de patinação no gelo, com 375 m² e entrada gratuita.
Avenida Paulista
As fachadas de prédios e estabelecimentos comerciais já estão decorados, e há uma Praça de Natal no meio da avenida, com uma passarela de quase mil metros quadrados. Carrossel, roda-gigante, ursos, renas, e é claro, um Papai Noel de 8 metros decoram o local. A Associação Brasileira de J-Fashion fará um passeio no local, no dia 16, promovendo o 1º Harajuku Fashion Walk in São Paulo.
Liberdade
A praça da Liberdade, este ano, também faz parte do projeto da Prefeitura de São Paulo, o “Natal Iluminado”. As árvores da praça ganharam luzes coloridas de led, disputando a atenção com os “noboris” (bandeirolas típicas) do 44º Toyo Matsuri, Festival Oriental, que decoram o local no mês de dezembro. No dia 31 de dezembro, de manhã, participe do 42º Moti Tsuki Matsuri, na praça da Liberade.

dez 072012
 

Nordan do Gaijin Sentai com Diogo Miyahara em agosto de 2012

O 44º Toyo Matsuri – Festival Oriental, será realizado nos dias 8 e 9 de dezembro, com palco na praça da Liberdade, em São Paulo. Grupos de taikô e de dança japonesa são apresentados neste evento que ocorre desde 1969, ano em que o bairro começou a ser conhecido como Bairro Oriental. Trechos das ruas Galvão Bueno e Estudantes, além da praça da Liberdade, são enfeitados com”nobori”, uma espécie de bandeira vertical, com mensagens e/ou figuras japonesas. A promoção é da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade – ACAL. Uma boa dica para quem gosta de cultura japonesa.
Apesar da ACAL ainda não divulgar a programação do Toyo Matsuri, soubemos que o cantor Diogo Miyahara se apresentará, no sábado, às 15h20. Para quem é fã de músicas de tokusatsu e animê, esse é o show.

O Toyo Matsuri terá início às 14h20 no sábado, no Torii (portal vermelho) da rua Galvão Bueno, no Viaduto Osaka, onde será realizada a cerimônia pelo ministro do xintoísmo, e vai até 18 horas. Nesse dia será comemorado o Dia do Bairro da Liberdade. No domingo a programação terá início às 12 horas e vai também até 18 horas.

dez 062012
 

Kohii é uma mistura de espaço cultural com cafeteria em pleno bairro da Liberdade, em São Paulo. No dia 8 de dezembro, sábado, entre 11 e 18 horas, será realizado o Bazar de Natal, com trabalhos manuais e criações de jovens designers nikkeis. Patchwork, bordado, cerâmica, papelaria, origami, vestuário, crochê, jóias e acessórios estão entre os itens oferecidos. Kohii ficana rua da Glória, 326. Tel.3203-0624.

O público poderá aproveitar o dia para ver o 44º Festival Oriental – Toyo Matsuri, que acontece nesse dia, bem pertinho dali, na praça da Liberdade.

nov 142012
 

O 44º Toyo Matsuri – Festival Oriental, será realizado nos dias 8 e 9 de dezembro, com palco na praça da Liberdade, em São Paulo. Grupos de taikô e de dança japonesa são apresentados neste evento que ocorre desde 1969, ano em que o bairro começou a ser conhecido como Bairro Oriental. Trechos das ruas Galvão Bueno e Estudantes, além da praça da Liberdade, são enfeitados com”nobori”, uma espécie de bandeira vertical, com mensagens e/ou figuras japonesas. A promoção é da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade – ACAL. Uma boa dica para quem gosta de cultura japonesa.

Obs. Várias pessoas pediram a programação do 44º Toyo Matsuri. Infelizmente, a ACAL informou que a programação ainda não está confirmada. Assim que conseguirmos, estaremos postando aqui.
Toyo Matsuri - Festival Oriental

Toyo Matsuri – Festival Oriental da Liberdade 2008. Ministro do Xintoísmo, Kazuo Osaka caminha pela rua Galvão Bueno

Toyo Matsuri Festival Oriental

Apresentação de Awaodori, dança típica da província de Tokushima.