jan 312013
 

Além da participação da designer de moda Junko Koshino, na Barroca da Zona Sul, que este ano homenageará o bairro do Jabaquara, outras escolas contam com a participação de nikkeis.
Tsubasa Miyoshi, japonês que há oito anos consecutivos é o mestre-sala da Império da Casa Verde, assumiu este ano a coordenação de uma das alas, que vai contar com 45 participantes nikkeis. A Império desfilará com o tema “Cura”, referindo-se à tradicional medicina oriental. Enquanto isso, a Unidos da Vila Maria, que em 2008 homenageou a Imigração Japonesa no Brasil, e ficou em 5º lugar em 2012, este ano lembrará os 50 anos da Imigração Coreana no Brasil.
A Barroca da Zona Sul, que desfila no grupo 1, terá uma ala com cerca de 90 japoneses e descendentes que falará do Jardim Oriental, onde se instalaram os primeiros japoneses no bairro do Jabaquara. A própria Junko Koshino pretende desfilar no carro alegórico. Ela deverá chegar dia 5 de fevereiro no Brasil e participará dos ensaios. Esse desfile fará parte de um documentário que a TV NHK está produzindo.
Outra matéria sobre a designer Junko Koshino e o Carnaval.

Japoneses no ensaio da Barroca

Veja as fotos do ensaio da Barroca da Zona Sul do dia 13/1. Os próximos ensaios estão agendados para os dias 3 e 6 de fevereiro, na quadra da Barroca: Av. prof. Abraão de Morais, 1800 – Água Funda.

Baixe e ouça a Barroca Zona Sul 2013 – Tema Oficial deste ano.

As três escolas desfilarão no Sambódromo nos seguintes dias e horários:

Dia 9 de fevereiro – 02h50 – Unidos da Vila Maria e 05h10 – Império da Casa Verde

Dia 12 de fevereiro – Entre 05h e 06h – Barroca da Zona Sul – Será a última a desfilar.

jan 302013
 

Novo supersentai Kyouryuuger

O Exército Dēbosu, que no passado destruiu os dinossauros, foi revivido nos dias atuais e está atacando a humanidade. Para combater esse inimigo, dinossauros que receberam um corpo de máquina da divindade da sabedoria Torin, os Jūdenryū, aceitaram lutar ao lado de 5 jovens.
Essa é a estranha história de Jūden Sentai Kyouryuuger, 37ª série do gênero supersentai que será exibida durante o ano de 2013.
Um elemento curioso presente na série é a seqüência de transformação, onde os heróis fazem passos de samba. Veja no vídeo a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=CakZcH2gKJg
Dentro desse clima brasileiro temos o nome da música tema, que será “VAMOLA! Kyouryuuger”. Confira um trecho da música: http://www.youtube.com/watch?v=CoAra4AC_rk
As séries de supersentais são exibidas na TV Asahi às 7h30, no bloco Super Hero Time. Kyouryuuger estréia no dia 17 de fevereiro no Japão.

jan 282013
 

Retratos dos Imigrantes em Exposição

Começou no dia 23 de janeiro e prossegue até o dia 28 de fevereiro a exposição “A História da Imigração Japonesa Através de Retratos”.
Ao todo, são 18 quadros de pintura, que retratam personalidades de reconhecida importância ao desenvolvimento dos imigrantes japoneses no Brasil.

A exposição poderá ser vista de terça a domingo, das 13h30 às 17h30, no Museu da Imigração Japonesa, na Rua São Joaquim, 381 – 8º andar – Liberdade – São Paulo – SP. Ingressos: R$ 6,00 (entrada franca aos menores de 5 anos e acima de 65 anos / meia-entrada para crianças e estudantes)
Mais informações: (11) 3209-5465 – museu@bunkyo.org.br

As pessoas retratadas e os autores:

– Teijiro Suzuki, secretário da Hospedaria dos Imigrantes e intérprete (Tomoo Handa)
– Umpei Hirano, fundador da colônia japonesa Hirano (Tomoo Handa)
– Sadao Matsumura, primeiro cônsul do Consulado Geral do Japão em São Paulo (Tomoo Handa)
– Tetsusuke Tarama, diplomata (T.Kimisaka)
– Shuhei Uetsuka, advogado e um dos pais da imigração no Brasil (Tomoo Handa)
– Yusaburo Yamagata, empresário pioneiro (Tadashi Kaminagai)
– Rokuro Koyama, jornalista, proprietário do Seishu Shinpo [Notícias de São Paulo] (Tomoo Handa)
– Ryoji Noda, diplomata e escritor (Kichizaemon Takahashi)
– Sentaro Takaoka, médico e pesquisador da malária (Yoshiya Takaoka)
– Kiyoshi Yamamoto, gerente geral da Fazenda Tozan, líder da coletividade nipo-brasileira e doutor em Agronomia (Yoshiya Takaoka)
– Hissae Sakiyama, pioneiro da colônia amazonense (Tomoo Handa)
– Kunito Miyasaka, fundador do Banco América do Sul e líder da colônia japonesa (Yoshiya Takaoka)
– Carlos Yoshiyuki Kato, fundador do Banco América do Sul (Yoshiya Takaoka)
– Yoshiya Takaoka, pintor, desenhista, caricaturista e professor (Auto-retrato)
– Yuji Tamaki, pintor (Tomoo Handa)
– Mario Masato Aki, pintor (Auto-retrato)
– Shigeto Tanaka, pintor (Tomoo Handa)
Tomoo Handa, pintor, escritor e professor (Auto-retrato)
jan 272013
 

Rio Anime Club Seletiva WCS

Para quem está no Rio, ou pode ir lá, a dica é o evento Rio Anime Club, que acontece neste domingo 27 de janeiro, no Clube Hebraica – Rua Laranjeiras, 346 – Laranjeiras, Rio de Janeiro – RJ.
Várias atividades estão programadas entre 11 e 19 horas, e às 16h30 haverá o concurso de cosplay, valendo uma vaga para a etapa brasileira do WCS – World Cosplay Summit de 2013 que ocorrerá em julho, em São Paulo.

Clique no cartaz ao lado para ler os detalhes.