fev 052013
 

Yuubi e Kiraku no Bunkyo

Tudo foi muito bem planejado. Desde a disposição das mesas, no saguão de acesso ao auditório, ao vídeo exibido antes de abrir a cortina. Os minutos finais da apresentação e até a saída do público, quando os artistas receberam os cumprimentos pessoalmente. Tudo foi perfeito.
Não deve ter sido fácil para a Hiroka Matsui Sato, orientadora e líder dos grupos Yuubi e Kiraku, que fizeram uma apresentação única no dia 20 de janeiro de 2013, no Bunkyô da Liberdade, em São Paulo. Hiroka aprendeu dança clássica japonesa da escola Hanayagi por 24 anos, e conseguiu formar esses dois grupos, um de dança e outro de taikô, reunindo seus filhos, sobrinhos e amigos, contando com a ajuda do irmão Kazuma, do grupo Hibiki Family, que atua no Japão, e que fez apresentações memoráveis no Bunkyo e na Semana da Cultura Japonesa no Anhembi, em 2008. Veja matéria.

Quem imagina a dança tradicional japonesa, pensa naquelas apresentações cansativas, embaladas por músicas monótonas, mas não foi o que se viu no show do Yuubi e Kiraku. Eles surpreenderam o público com uma programação variada e animada, mesclando shows dramáticos e tradicionais com humor, geralmente introduzidos pelo experiente Kazuma Hibiki. Na primeira parte, as apresentações foram individuais, como da pequena Mai Iijima Matsui, de 12 anos, que dançou a música da raposa (kitsune), da Arissa Iijima Matsui, de 14 anos, que encantou com a tradicional música de Kumamoto”Otemoyan”, e de Erick Mizuki Ijima Matsui, de 17 anos, que representou o famoso samurai Rashoumon.

Na segunda parte, os shows foram em grupos e igualmente empolgantes. Sakura Sakura, Sakura Ondo, Ume Ichirin… Músicas que parecem remeter a um Japão antigo, e que podem trazer muitas lembranças aos imigrantes. Senhoras idosas que assistiam às apresentações se encantaram com as músicas e sorriam a cada número, como se voltassem à infância. O taikô do grupo Kiraku deu um brilhante final ao evento, que mereceu o auditório lotado e os incansáveis aplausos do público.

Não foi permitido fotografar o evento, por isso, postamos o link da matéria da TV Nikkey.

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)