ago 242013
 

“Somar esforços para superar dificuldades”. Seguindo esse lema, várias iniciativas ligadas ao cooperativismo surgiram no início do século 20 em nosso país. Essas entidades prosperaram durante um período, ajudaram os agricultores, disseminaram conhecimentos, facilitaram a comercialização e expandiram as fronteiras produtivas. Embora saibamos que as duas maiores cooperativas fundadas pelos japoneses cerraram suas portas ainda no século passado, não quer dizer que o associativismo tenha fracassado. Existem atualmente 22 cooperativas agrícolas fundadas por nipo-brasileiros, e para elas, o modelo tem funcionado satisfatoriamente.
O engenheiro agrônomo Isidoro Yamanaka, que atuou no intercâmbio agrícola entre o Brasil e o Japão, trabalhando no Ministério da Agricultura, onde coordenou o desenvolvimento do cerrado e sua irrigação, defende a ideia de que o associativismo (cooperativismo, sindicalismo e outros) pode e deve ajudar o agricultor a se enriquecer, desde que tenha um foco bem definido e buscando, na medida do possível, o mercado externo. “Sozinho, o pequeno agricultor não tem poder de negociação e nem será atendido pelas autoridades, mas em grupo, a força é bem maior”, explica o engenheiro, que falará sobre Associativismo no 4º Encontro Bunkyo Rural, que acontece nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2013, em Mogi das Cruzes.
Curiosamente, as cooperativas e os sindicatos puderam começar no Brasil por força do Decreto nº 1637, de 5 de janeiro de 1907, assinado pelo presidente Affonso Augusto Moreira Penna, o mesmo que comandava o País quando o Kasato Maru atracou em Santos, trazendo os primeiros imigrantes japoneses.
Maiores informações sobre o 4º Bunkyo Rural, veja no site.

ago 242013
 
Escola de Biritiba Mirim com o naruko durante o Festival Yosakoi Soran

Escola de Biritiba Mirim com o naruko durante o Festival Yosakoi Soran

A loja Daiso Japan, da rua Direita, no Centro de São Paulo, recebeu um lote de “naruko”, aquele instrumento tipo castanhola, que é usado para dançar Yosakoi Soran. Saiba mais sobre essa dança jovem e contagiante no nosso arquivo de informações. Quanto ao preço do “naruko”, é R$ 5,99, como todos os itens vendidos pela loja Daiso.

Daiso Japan – Rua Direita, 247,  no Centro Velho de São Paulo. Metrô Estação Sé. A empresa prepara uma nova loja, no bairro do Tucuruvi, mas por enquanto essa é a única.
Veja outros produtos da Daiso no nosso post anterior.

ago 212013
 

_DSC1441O engenheiro brasileiro Ken Yamazato está mais uma vez tentando obter o recorde mundial de maior pipa em Ilha Comprida, no Litoral Sul de São Paulo. Ele e a equipe está desde o dia 20 até o dia 25 de agosto de 2013, na Avenida Beira-Mar, na pousada do Cotolengo. Na última tentativa, lá mesmo, em abril, o tempo não ajudou, não houve vento contínuo suficiente para levantar a megapipa do Ken, que mede 1.225m², o equivalente a seis quadras de tênis.
Para figurar no World Guinness Book, para o qual o engenheiro já se inscreveu, é necessário que a pipa fique no ar por 20 minutos sem que nenhuma das partes toque o chão. Serão necessários muitos voluntários para ajudá-lo nessa empreitada, que é o maior sonho do Ken: trazer esse título inédito ao Brasil. E não é só o Ken que está apostando nisso. A TV Globo enviou Maurício Kubrusly e sua equipe para fazer cobertura de todo o processo na primeira tentativa, e agora pretende filmar a pipa gigante no ar para completar a matéria do Fantástico.
Para acompanhar o dia a dia desse dedicado engenheiro e a sua curiosa tecnologia que usa somente materiais reciclados e recicláveis, como sacos de lixo e palitos de dente, acesse o site: kenyamazato.com.br

ago 212013
 

salada600O professor Shiro Miyasaka é um famoso especialista em agricultura natural, autor de vários livros, e introdutor do cultivo orgânico no Brasil. Ele estará apresentando o Bokashi, que é uma técnica japonesa, bastante simples, porém, sustentável. Trata-se de um processo químico de compostos orgânicos, como esterco, farinha de osso, farelo de arroz e terra, que, ao ficarem misturados por 24 horas começam a se aquecer a uma temperatura ideal de 50ºC, graças à ação dos microorganismos. Depois de sete dias o Bokashi está pronto para uso. Pode ser aplicado em qualquer planta (até orquídeas, bonsais e flores) como um adubo orgânico.

O professor Miyasaka é um dos convidados do 4º Encontro Bunkyo Rural, que acontece em Mogi das Cruzes/SP, no período de 13 a 15 de setembro de 2013.
O tema do encontro é “Alimento Saudável, Lucro para Todos”. A produção do alimento saudável, além de levar saúde aos consumidores, pode e deve trazer riqueza para os produtores. É o que pensam os especialistas que estarão debatendo esses temas. Com palestras e visitas técnicas, o encontro pretende levar ideias que possam auxiliar o agricultor e os profissionais de áreas correlatas.

Para as visitas técnicas, os participantes serão divididos em três grupos. Um grupo visitará a produção de hortaliças, o outro a produção de atemóia, nêspera e caqui, enquanto o outro grupo conhecerá a produção de Shimeji e outras espécies de cogumelos.

A taxa de inscrição é simbólica: apenas R$ 50,00, e inclui refeições, transporte de São Paulo a Mogi das Cruzes, o transporte para visitas técnicas e o certificado de participação.

Destinando a técnicos, agricultores, agentes de saúde, nutricionistas, estudantes, e para todos que se interessam pela produção do alimento saudável.
Informações detalhadas estão no site do 4º Bunkyo Rural. Atenção: Só existem 200 vagas, portanto, é melhor se apressar.

ago 202013
 

Tsubasa - show2013No dia 31 de Agosto, será realizado um show exclusivo da cantora japonesa Tsubasa em São Paulo (Centro Cultural Hiroshima – Rua Tamandaré, 800 – Liberdade) onde ela cantará além dos conhecidos sucessos, também sua música nova em português.

Será uma grande oportunidade, pois no final ela fará fotos e autografará os convites de todos os presentes. Haverá também sorteio de brindes como seu novo CD, o DVD gravado em Ishikawa-ken e seu pendrive com a nova música. Não deixe para a última hora, os convites são limitados para 150 fãs e não haverá venda de convites no dia. Estão à venda no Shopping Liberdade, em frente a estação do metrô, na Loja Skull Stamp Estamparia – Av. Liberdade, 326 loja 23 Térreo – Vinicius / Mariana – 11 3207-4773.

Veja a Tsubasa cantando “Maluco Beleza” do Raul Seixas, com Kim Deschamps, ex-integrante da banda canadense Cowboy Junkies.

ago 202013
 

mega encontro bastensesO que é valorizar a raiz? Não temos conhecimento de um “encontro de paulistanos”, mas quem nasce em Bastos valoriza realmente a sua origem. Mas valoriza tanto que possuem até um clube de ex-bastenses em São Paulo, o Gecebs, que é conhecido nacionalmente pelo beisebol.

Terra do ovo, a cidade paulista revelou nikkeis conhecidos, como o ex-ministro das minas e energia, Shigeaki Ueki; o desembargador Kazuo Watanabe, professor Doutor da Universidade de São Paulo, que assumiu o posto de Juiz de Direito em 1962; e o professor Ii-Sei Watanabe, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, detentor de vários títulos de pós-doutorado em diversas universidades do exterior. A lista de famosos engloba os coronéis da PM Reizo Nishi e do Exército Yoshio Kiyono. Obviamente, existem muitos outros, mas esses são lembrados porque cresceram num período mais difícil para os nipo-brasileiros, no período da guerra, e ajudaram a construir uma imagem melhor para a comunidade, uma imagem de sucesso. E talvez por isso os bastenses valorizem tanto a sua origem.

Agora, os originários de Bastos organizam o Mega Encontro Cultural e Beneficente de Bastenses, “saudando as nossas origens e celebrando os nossos valores”, no dia 21 de setembro de 2013, das 9 às 17 horas, no Círculo Militar de São Paulo, na Rua Abílio Soares, 1589, Ibirapuera, São Paulo.

Será servindo um almoço, com apresentações de taikô, show do cantor Nobuhiro Hirata, do bon odori e sorteio de brindes. Informações e convites com: Yoshio Kiyono (11) 99984-5697, Paulo Hashimoto (11) 99585-8534, Minoru Matsuura (21) 9871-0400, Relojoaria Takata (14) 3478-2110.

 

ago 202013
 

O Consulado Geral do Japão em São Paulo está selecionando candidatos a uma vaga de emprego. Os interessados devem enviar seu currículo até o dia 6 de setembro, ou entregá-lo no guichê do Departamento de Assuntos Culturais e de Imprensa do Consulado.

O currículo deve ser escrito de próprio punho, em japonês, e conter foto e contato do candidato. Após a seleção, o Consulado informará data e horário da entrevista e prova escrita aos selecionados.

Confira os requisitos para a vaga:

* Conhecimento avançado em português e japonês (o idioma inglês será considerado)
* Nacionalidade brasileira ou estrangeiro com visto permanente
* Curso superior completo
* Conhecimento em word e excel (power point e web design serão considerados)

Endereço para envio do currículo:

Consulado Geral do Japão em São Paulo
Av. Paulista, 854 – 3ºandar
01310-913 – São Paulo-SP
Informações: (11) 3254-0100

Veja a vaga no site do Consulado:

日本語 – http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/jp/jnot_13_8_anuncio_emprego_jp.htm
Português – http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/not_13_8_anuncio_emprego.htm

ago 132013
 

undoukaiA Associação Cultural e Esportiva Saúde realiza seu 43º Undokai, gincana poliesportiva, com brincadeiras para todas as idades. O evento acontecerá no dia 18 de agosto, domingo, no horário das 8h30 às 16 horas, no campo do Centro Cultural Okinawa, que fica na Avenida 7 de Setembro, 1670, em Diadema. Para quem sai de São Paulo pela Imigrantes, essa avenida fica do lado direito, depois do primeiro pedágio.
Leve sua família e os amigos para disputar provas como cabo de guerra, bola ao cesto, centopeia e corrida de revezamento. Alimentos como obentô, yakissoba e churrasco estarão à venda no local. Entrada Franca.

ago 052013
 

Este slideshow necessita de JavaScript.

As cerejeiras estavam todas floridas, acrescentando um belo tom rosa ao verde do gramado e o azul do céu sem nuvem. Assim estava o Parque do Carmo na sua 35ª Festa da Cerejeira, realizada nos dias 3 e 8 de agosto de 2013.

O evento foi organizado pela Federação  de Sakura e Ipê do Brasil, São Paulo Turismo, Prefeitura de São Paulo e Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Ônibus gratuitos fizeram o transporte do público do metrô Corinthians-Itaquera até o Parque do Carmo, e vans, também de graça, fizeram o transporte dentro do parque para chegar ao local da festa.

No palco, várias atrações de cultura japonesa, como de taikô, odori, yosakoi soran, e Kenko Taissô. Destaque para a cantora japonesa Mariko Nakahira, que acrescentou sua bela voz às tradicionais canções japonesas e internacionais. Mariko levou seu novo CD, que comemora o 10º ano de apresentações no Brasil, e está doando toda a renda para as quatro entidades assistenciais do Brasil. No Japão, o CD foi lançado na área de habitação provisória dos desabrigados do terremoto seguido de tsunami, de março de 2011, e 3 mil unidades foram doadas para ajudar as vítimas daquele desastre. O abalo sísmico de magnitude 8,9 causou a morte de mais de 13 mil e desaparecimento de 16 mil pessoas. Veja detalhes no wikipedia.

Quem quiser utilizar essas fotos da 35ª Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo 2013 poderá fazê-lo, mas deve acrescentar o link: www.culturajaponesa.com.br . As fotos não poderão ser vendidas.